Meliá registra crescimento no último triênio e cria Plano Estratégico para 2016-2018
A Meliá Hotels International fez um balanço positivo de seu último Plano Estratégico, finalizado em 2014, durante a Junta Geral de Acionistas da companhia. O Plano permitiu o crescimento da empresa em 100 hotéis, em sua maioria internacionais, e o fortalecimento na Espanha. Em 2014, a Meliá registrou importantes melhoras no lucro líquido (+98%), receitas (+7%) e no Ebitda, indicador que mostra a geração de recursos sem contar impostos e outros efeitos financeiros (+12%).
Além disso, a companhia registrou 16 trimestres consecutivos com crescimento no RevPAR (Revenue per Available Room, métrica mais importante da indústria hoteleira atual), reduziu sua dívida em 200 milhões de euros e melhorou o resultado financeiro líquido em 124 milhões de euros. Para o presidente da rede, Gabriel Escarrer, o modelo de negócio diversificado da Meliá, baseado em um sistema de gestão sólido e alto grau de internacionalização, foi o elemento-chave da evolução mais que satisfatória da rede no último triênio estratégico (2012-2014).
As prioridades do novo Plano Estratégico, para os anos 2016-2018, são impulsionar o crescimento dos resorts e resorts urbanos nas principais cidades do mundo, fortalecer o portfólio de marcas, produtos e serviços inovadores, melhorar a rentabilidade e conta de resultados, consolidar a visão estratégica de receita e contribuição de valor, construir uma organização mais competitiva e baseada em talento e incrementar a reputação e o reconhecimento internacional da companhia.