Responsabilidade socioambientalÚltimas Notícias

Meliá Hotels apresenta programa de combate ao assédio

Em setembro de 2022 foi aprovada uma lei que obriga as empresas que tem CIPA – agora denominada Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio -, a adoção de medidas de prevenção e combate ao assédio sexual e demais formas de violência no âmbito do trabalho. Muito antes da homologação dessa lei, a Meliá Hotels International, empresa do segmento hoteleiro, que tem dentro dos seus valores um sério comprometimento com questões sociais, já vinha trabalhando internamente esta pauta.

Publicidade
Desbravador

A Meliá desenvolveu um Programa em parceria com a Livre de Assédio, que começou a ser colocado em prática no ano de 2022, com treinamentos realizados para toda operação, criação de grupos de afinidade dentro dos hotéis, desenvolvimento de uma cartilha onde os colaboradores possam identificar situações que configurem o assédio moral e/ou sexual, informação sobre os canais/procedimentos para denúncia desse tipo de conduta e criação de métricas para acompanhamento de denúncias recebidas com objetivo de garantir um ambiente seguro para todos.  Agora, depois deste piloto com os hotéis em Brasília e com a certeza de que as mudanças foram percebidas pelos colaboradores e clientes, no sentido de sentir que estão num ambiente seguro, a rede Meliá vai reunir o mercado, no dia 17 de março, para apresentar suas políticas e práticas de prevenção ao assédio moral, sexual e discriminação. Na ocasião, pretende discutir, também, como mudar esta cultura dentro da hotelaria como um todo.

Publicidade
Ameris

Para o Diretor Presidente do Grupo Arca e do Complexo Brasil 21, Fabiano Cunha Campos, é coroação de uma parceria de mais de 21 anos com a rede Meliá que foi a pioneira implantação desta pauta. Muna Hammad, Diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Meliá, e responsável por trazer essa parceria com a Livre de Assédio para dentro dos Hotéis diz: “Foi extremamente importante implantar um Programa onde conseguimos mudar a cultura organizacional e com isso engajar todos nossos colaboradores nesse movimento. Poder agora compartilhar toda nossa experiência com o mercado é algo fantástico e de um extremo orgulho para todos nós”.

Meliá Hotels apresenta programa de combate ao assédio
Muna Hammad é uma das idealizadoras do programa – Divulgação

Ana Addobbati, fundadora da Livre de Assédio, desenvolveu a primeira plataforma completa que envolve orientação, capacitação e operação de ações concretas contra o assédio em empresas, bares e eventos, impactando assim, funcionários, público-alvo do negócio, marcas em mudanças positivas e efetivas na sociedade. Ela atua desde 2017 no combate ao assédio em empresas, focada em transformação cultural, prevenção, governança e compliance, tendo impactado mais de 164 mil pessoas no País e sendo reconhecida como uma das iniciativas de maior impacto na luta pela igualdade de gênero na América Latina. Os Grupos de Afinidade criados nos Hotéis da Meliá vão atuar como agentes de mudanças. Além disso, criou-se uma comunicação para informar ao cliente ou colaborador como agir no caso de assédio. Nas áreas comuns dos Hotéis, haverá cartazes falando sobre o assunto com um QRCode para obter suporte quando necessário. Este programa será feito agora nos hotéis da rede em São Paulo e Campinas.

Meliá Hotels apresenta programa de combate ao assédio
Cartaz que será colocado nas áreas comuns dos hotéis – Divulgação
Publicidade
Tramontina

A Meliá vem, há quase dois anos, desenvolvendo um trabalho ligado à diversidade e inclusão junto às Lideranças e colaboradores. Através de palestras, debates, sugestão de leitura, incentivo a transparência nas relações e várias outras ações, está conseguindo imputar o respeito as diferenças de gênero, raça, etnia, religião, idade, educação, ideologias como parte da cultura organizacional da empresa. Ela tem total convicção que essa maneira de conduzir o negócio traz excelentes oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e novas experiências para as equipes e clientes.

Publicidade
Anuncie conosco

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA