Publicidade
Encontro da Hotelaria Mineira

Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2020 recebem o Oscar do Setor

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 10 minutos

Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria outorgado pela Revista Hotéis aos melhores fornecedores de 2020, foi transmitido do Hotel Matsubara, em São Paulo

Na noite do dia 9 de fevereiro, os profissionais da hotelaria conheceram os Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2020. A votação encerrou às 23h59 do dia 31 de janeiro, teve início no dia 9 de novembro (data em que se comemora o Dia Nacional do Hoteleiro) e 18.345 votos totais entraram na planilha. Por conta da pandemia do novo coronavírus, neste ano o anúncio dos vencedores foi transmitido de um estúdio que foi montado no Hotel Matsubara, no bairro paulistano do Paraíso, direto para o canal TV Hotéis, na plataforma YouTube. O Diretor editorial da Revista Hotéis, Edgar J. Oliveira, conduziu a apresentação do prêmio e revelou os vencedores em parceria com Daniel Pereira, Gerente de produto da Equipotel.

Publicidade
Simmons

Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2020 recebem o Oscar do Setor

O Diretor editorial da Revista Hotéis, Edgar J. Oliveira e Daniel Pereira, Gerente de produto da Equipotel foram os apresentadores da live (Foto: Divulgação)

Após as boas-vindas, Edgar agradeceu os internautas presentes e explicou a mecânica da votação. “Em média, cada pessoa votou em cinco categorias. Esse ano tivemos uma queda de votos talvez pelo fechamento de muitos hotéis ou a evasão de colaboradores devido a pandemia do novo coronavírus. Se formos analisar, no nicho de mercado de hotelaria, tivemos um número bastante expressivo de votos. Realmente, o troféu é de verdade uma conquista para os escolhidos. Grande parte do sucesso dessa votação são as entidades que nos apoiam como a ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil; Resorts Brasil; FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação; ABRACHOR – Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes e Sindal – Sindicato dos Fabricantes de equipamentos de cozinhas”, destacou Oliveira que passou a palavra para os representantes das entidades presentes na live.

Publicidade
Onity

 

Evento tradicional da hotelaria

Tomando a palavra, Manoel Cardoso Linhares, Presidente da ABIH Nacional cumprimentou todas as lideranças envolvidas e comentou: “Essa homenagem aos fornecedores do setor hoteleiro é de grande importância e já faz parte do calendário oficial da hotelaria brasileira. Gostaria de ressaltar que o ano de 2020 foi brutal para a economia, mas estamos assistindo a retomada gradual, com o fomento do turismo interno. Quero dizer que a hotelaria brasileira está preparada sim, com todos os protocolos e a chancela da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esse movimento está acontecendo e gostaria de lembrar que realizaremos a Equipotel no segundo semestre do ano, o maior evento do segmento na América Latina”.

Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2020 recebem o Oscar do Setor

Manoel Cardoso Linhares: “Essa homenagem aos fornecedores do setor hoteleiro é de grande importância e já faz parte do calendário oficial da hotelaria brasileira” (Foto: Divulgação)

Publicidade
Altenburg

Orlando de Souza, Presidente do FOHB também parabenizou a iniciativa do Prêmio Fornecedor Destaque da Hotelaria e comentou: “A homenagem da Revista Hotéis aos fornecedores do setor é um evento que já se tornou referência em nosso mercado. E em tempos de pandemia da COVID-19 ter quase 4 mil votos nessa enquete é mais do que expressivo, especialmente num ano tão estranho como 2020. Parabenizo as pessoas que se prontificaram a eleger os fornecedores e dizer que a hotelaria terá que renovar a partir da COVID-19. Seja em investimentos de tecnologia e processos e quem não fizer isso não sairá bem no processo de retomada. A Equipotel poderá ser um marco muito importante no segundo semestre desse ano e vitrine para os fornecedores aparecerem como a via expressa para acelerar a retomada dos hotéis. Aproveito para dar uma mensagem de esperança, apesar de eu particularmente estar pessimista em relação a hotelaria de negócios, foco do FOHB. Precisamos de cautela e prudência, mas uma figura positiva é estarmos em um evento de fornecedores e seguramente termos em mente que a hotelaria tem de se reinventar e se renovar se quiser sair na frente na retomada desse mercado cada vez mais disputado. Essa é uma mensagem positiva, apesar da pandemia nos desmentir mês após mês. No entanto, a vacina está ai e será essencial para nossa retomada”.

Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2020 recebem o Oscar do Setor

Orlando de Souza: “Em tempos de pandemia da COVID-19 ter quase 4 mil votos nessa enquete é mais do que expressivo, especialmente num ano tão estranho como 2020” (Foto: Divulgação)

Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA disse que: “Essa edição do Troféu é mais um capítulo vitorioso da Revista Hoteis que é a referência da hotelaria nacional e tem sido parâmetros dos fornecedores e processos, com reportagens interessantes e atuais no processo de atualização que necessitamos. Quero ressaltar que vivemos uma conjuntura que nos trará boas notícias para o segmento. A nova presidência da Câmara e Senado vai trazer bons horizontes para a hotelaria como um todo. Quero destacar que a CNC vê com muitos bons olhos iniciativas desse tipo e que consideramos a Revista Hotéis essencial para o mercado de hospitalidade e alimentação fora do lar. Feiras nesse sentido serão apoiadas por nós em 2021, na medida do que for possível. Teremos durante o ano ganhos de produtividade para aqueles que puderem investir em renovação tecnologia e serviços mais atualizados. Eles serão mais competitivos para trazer nossos turistas e clientes de volta e sairão na frente nesse movimento”.

Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2020 recebem o Oscar do Setor

Alexandre Sampaio: “Essa edição do Troféu é mais um capítulo vitorioso da Revista Hoteis” (Foto: Divulgação)

Já Sérgio de Souza, Presidente da Resorts Brasil corroborou a fala dos colegas que o antecederam e ressaltou: “Dependendo de cada setor, teremos um período mais ou menos longo de retomada. O segmento de lazer já está a toda, com equipamentos com finais de semana com ocupação significativa. O período que permanecemos fechados obriga a modernização e a sustentação de retomada, até que toda a hotelaria seja de lazer, executiva, ou de eventos corporativos dê continuidade ao fluxo natural entre fornecedores e hoteleiros. É claro que, como destacou Orlando, a vacinação será vital, mas com a consolidação da mesma, teremos de volta a realização dos eventos corporativos. Parabenizo Edgar Oliveira pelo troféu que é uma referência para todos nós. A Revista Hotéis é vital para o nosso segmento e a Equipotel este ano será marcante no sentido de apresentação de novos equipamentos para essa retomada. Deixo uma mensagem de esperança e vamos conseguir, ao longo do ano, retomar a economia e consolidar o ano de 2022”.

Publicidade
Equipotel 2021

 

Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2020 recebem o Oscar do Setor

Sérgio de Souza “O segmento de lazer já está a toda, com equipamentos com finais de semana com ocupação significativa” (Foto: Divulgação)

Ansiedade do setor

Antônio Xavier, Presidente da ABRACHOR, complementou: “Os compradores seguem ansiosos pois estamos em um momento de renegociação de diversos setores, e estamos sempre acompanhando o que está acontecendo. Esse prêmio serve como referência aos compradores pois todos os eleitos são homologados. Existem compradores internacionais que também aguardam ansiosos pela realização da Equipotel, um importante espaço para o mercado em nível mundial. A vacina vai tornar possível a retomada, para toda a cadeia de fornecedores desse mercado”.

Daniel Pereira aproveitou a ocasião para ressaltar a realização da Equipotel, em uma edição que marca a retomada do segmento após a chegada da vacina. “Desenharemos um mercado próprio para a retomada. Se tudo der certo, em outubro será o nosso encontro. Em relação ao prêmio, é muito satisfatório ver como as pessoas se dedicaram a esse momento, que é tão importante para o setor”.

Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2020 recebem o Oscar do Setor

Eis o cobiçado troféu quye é o Oscar do setor no Brasil

Pesquisa representativa

Após um trabalho árduo de quatro dias para conferir os votos um a um e validá-los com plena segurança e imparcialidade, foram validados 3.934 votos individuais. Um número bem expressivo se levarmos em conta que muitos hoteleiros que votaram ano passado (teve 5.032 votos) deixaram seus cargos durante a pandemia e muitos hotéis ficaram fechados, o que acabou reduzindo o volume de compras. Mesmo assim esse número é muito representativo, se comparado a pesquisa realizada pelo IBOPE de intenção de votos a presidente da república. A amostragem é em torno de número de 3 mil pesquisados, mas o universo de eleitores é de 150 milhões. Então, quem conquistou esse troféu, pode se orgulhar, ele expressa a vontade de hoteleiros de diversas partes do Brasil.

Nesse ano, assim como no ano passado, foram avaliadas 35 categorias e elas são pensadas como produtos essenciais para que um hotel entre em operação. O mínimo era o voto numa categoria, mas o internauta também podia também votar nas 35. A média de votos de cada um dos participantes ficou em torno de cinco, por isso é que entraram 18.345 votos totais na planilha.

Votação segura e democrática

Em razão de muitos hotéis independentes e de pequeno porte ainda possuírem e-mails corporativos gratuitos terminados em gmail, hotmail, yahoo, entre outros, os votos foram aceitos, assim como no ano passado. Assim a votação se tornou ainda mais democrática, mas a segurança continuou sendo prioritária. Todos os votos que chegaram através de e-mails gratuitos, foram avaliados um por um para evitar possíveis fraudes. Além de ser necessário um CPF para validar a votação, continuou valendo o critério que cada e-mail só pode votar uma única vez. Assim se evitava que um profissional da hotelaria pegasse o nome e CPF de vários colaboradores e ele mesmo fizesse a votação no intuito de favorecer determinados clientes. Após a votação, o sistema enviava uma mensagem para o destinatário para assegurar a veracidade do voto e ele só era computado, uma vez clicando em cima do link.

Publicidade
Trofeu fornecedor

A categoria mais votada foi a Marca de Fornecedor Mais Lembrada, obrigatória para encerrar a votação. Em segundo lugar ficou a categoria enxoval de cama e banho com duas renomadas empresas catarinenses se revezando na liderança até o domingo, dia 31 de janeiro, quando ficou decidido. Colchão ficou em terceiro lugar na categoria que mais recebeu votos, seguida de software para gestão hoteleira, locação de equipamentos para eventos, empresa de tarifação e controle de acesso a internet e implantador hoteleiro. Essa era a única categoria que os profissionais da hotelaria poderiam votar, juntamente com os fornecedores e isso incluía também engenheiros, arquitetos, construtores, incorporadores, especificadores, entre outros profissionais. Muitas empresas que tradicionalmente conquistaram o troféu em anos anteriores, nesse ano não conseguiram êxito. Mas a Harus e a São Rafael permanecem como as únicas duas empresas que conquistaram o troféu em todas as dez edições.

Após as considerações sobre a história do Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria, Edgar Oliveira e Daniel Pereira se revezaram no anúncio dos vencedores. Ao final do evento, foi sorteada uma cafeteira da marca Três Corações em incentivo a quem votou e a contemplada foi Ana Lúcia Tassinari, Governanta executiva do hotel InterContinental São Paulo. Esse sorteio visa incentivar os profissionais da hotelaria a escolherem os Melhores Fornecedores do setor. Para concorrer, bastava ter votado no mínimo em três categorias e a ganhadora, Ana Lúcia Tassinari votou em 14 categorias, sendo elas: Acessórios para banheiros, Amenidades, Cofre eletrônico, Colchões, Enxoval de cama e banho, Equipamentos de lavanderia, Fabricante de cortinas e enxoval decorativo, Fabricante de material de limpeza / higienização, Fabricante de uniformes profissionais, Fechadura eletrônica, Softwares de gerenciamento hoteleiro, Televisores, Travesseiros e Marca mais lembrada de fornecedor da hotelaria. “O Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria, nos últimos 10 anos, vem contribuindo significativamente para o cotidiano dos consumidores hoteleiros. O voto, é o reconhecimento ao Fornecedor que atendeu à expectativa em vários aspectos, como qualidade do produto, prazo de entrega, condições de pagamento, especialmente durante o ano de 2020, onde a parceria teve relevância total diante do cenário tão delicado para a Hotelaria”, destacou Ana Lúcia.

Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2020 recebem o Oscar do Setor

Ana Lúcia Tassinari, Governanta executiva do hotel InterContinental São Paulo votou em 14 categorias do troféu e foi a sorteada com a cafeteira (Foto: Divulgação)

Ela revela que como Governanta Executiva, faz questão de selecionar os fornecedores que mais se aproximaram dos critérios estabelecidos pelo seu hotel, pois acredita ser de extrema importância o envolvimento em todo processo de aquisição de um produto ou serviço. “Outro aspecto positivo desta premiação é ter a oportunidade de conhecer e atuar com novos fornecedores, pois os votos recebidos e o destaque na categoria são resultados de um trabalho bem feito”, concluiu Ana Lúcia.

A AHI – Atlantica Hotels International foi a melhor rede que se relacionou com os fornecedores da hotelaria em 2020 e ao receber o troféu, o Vice-presidente de Operações, Guilherme Martini comentou: “A Revista Hotéis é uma publicação referência no setor, comprometida com a indústria hoteleira, e um veículo que respeitamos bastante. É uma honra a AHI ter sido reconhecida em 2020 por meio desse prêmio tão relevante, que é chancelado pela publicação. Trabalhamos fortemente na relação com os nossos fornecedores. Temos uma área corporativa de Suprimentos para atendê-los, sempre focada em buscar as melhores condições negociáveis em prol dos nossos hotéis. Acreditamos que o segredo para termos esse bom relacionamento é sempre sermos muito transparentes e honestos com nossos parceiros”, destacou Martini.

Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2020 recebem o Oscar do Setor

O Vice-presidente de Operações da AHI, Guilherme Martini, ao lado de seu Presidente Eduardo Giestas com o cobiçado troféu (Foto: Divulgação)

Confira a lista das empresas que conquistaram o Oscar do Setor no Brasil

Acessórios para banheiros – Metalworks by Crismoe

Amenidades – Harus

Aparelhos de ar condicionado – Carrier

Aquecedores – Lorenzetti

Câmaras frigoríficas – São Rafael

Cofre eletrônico – Onity

Colchões – Castor

Distribuidor de utensílios de alimentos e bebidas- Schipper

Empresa de gerenciamento tarifação e controle de acesso a internet – Vega I.T

Enxoval de cama e banho – Altenburg

Equipamentos de fitness center – Life Fitness

Equipamentos de lavanderia – Girbau

Equipamentos de telefonia – Intelbrás

Equipamentos para piscina – Nautilus

Fabricante de cortinas e enxoval decorativo – VAG Confecção

Fabricante de equipamentos de cozinha – Topema

Fabricante de fornos – Prática

Material de limpeza / higienização – Ecolab

Uniformes profissionais – Dam Roupas

Fechadura eletrônica – Saga Systems

Frigobar – Midea

Implantador hoteleiro – Hamam Development

Locação de eletroeletrônicos – Rentv

Locação de equipamentos para eventos – R1 Soluções Audiovisuais

Marca de fornecedor mais lembrada – Teka

Marcenaria – Osterno Mobiliário Contemporâneo

Melhor rede hoteleira para fornecer – Atlantica Hotels

Mesas e cadeiras para restaurante – Franco Bachot

Metais e louças sanitárias – Docol

Mobiliário para eventos – Tomberlin

Móveis para área externa -Aluminas

Móveis para área interna – Saccaro

Produtos e soluções tecnológicas – Faitec Tecnologia

Produtos químicos para piscinas – HTH

Softwares de gerenciamento hoteleiro – Desbravador

Televisores – Samsung

Travesseiros – Altenburg

Publicidade
Soluções RH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA