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Makro busca consolidar Food Service na Anufood Brasil 2020

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O Makro, rede atacadista holandesa, participa da 2ª edição da Anufood Brasil 2020, feira de negócios do segmento de alimentos e bebidas realizada entre os dias 9 e 11 de março, das 10h às 19h, no São Paulo Expo, Zona Sul da capital.

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Em mais de 5 países e presente há 48 anos no Brasil, a empresa trouxe para o evento um novo modelo de negócio chamado Makro Food Service, como explica o CEO Marcelo Abrantes Pinheiro. “A gente enxergou a Anufood como um bom momento e um bom local pra gente cravar a bandeira de distribuição. O Makro tem uma memória na cabeça do consumidor nas lojas. Começamos com essa operação de Food Service há 4 anos, então na cabeça do consumidor haviam dúvidas do tipo: “será que a loja mesmo quem vai atender? ”. Então estamos crescendo essa marca de distribuidor a Food Service, e sabendo do porte do Anufood, vimos uma boa oportunidade de marcar território. ”

Estande da empresa na Anufood busca consolidar marca Food Service (Foto: Guilherme Lesnok)

Ainda pensando no novo produto oferecido pelo Makro, Pinheiro fez uma breve explicação de como notaram a importância de atuar nesse mercado. “4 anos atrás nós percebemos uma possibilidade de mercado muito ampla no Brasil, que é atender em modelo de distribuição com vendedores, visitando os clientes no seu ponto de venda e caminhões entregando. Logo evoluímos para plataforma tecnológica, trabalhamos com aplicativos de vendas”, disse.

Para que os visitantes possam entender como funciona o Food Service, o CEO da empresa além de exemplificar, apontou os parceiros do modelo. “A gente trabalha com todos os seguimentos que são demandados do Food Service. Hoje temos linha de perecíveis, congelados e resfriados, na nossa marca própria que é a Aro. Temos a linha seca, de descartáveis, de não alimentares, e nela um grande parceiro que é a Nadir Figueiredo. Também entramos com uma linha de limpeza profissional que é a Prokitchen. Esse é um parceiro que tem distribuição com exclusividade do Makro food service, então entramos com a Prokitchen que é da AudaxCo, como nosso parceiro de limpeza profissional de cozinhas. Ela está dentro das especificações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ”, comentou.

Produtos de marca exclusiva do Makro (Foto: Guilherme Lesnok)

Marcelo Abrantes Pinheiro explicou que a estrutura de vendas do Makro conta com três grandes frentes. Uma delas é a central de Televendas, com um time de 80 vendedores que atendem aproximadamente 22 mil pontos de vendas no estado de São Paulo. A segunda frente é formada por Gestores de contas especiais, com 24 pessoas divididas em torres. Por fim, a Hopitality, voltada 100% para hotelaria. “Nós já temos uma participação relevante na hotelaria. Temos uma conta chamada Hospitality, com profissionais especificados em hotelaria. Hoje temos clientes como a Accor, Royal Palm Plaza, Rede Estanplaza, e temos um sortimento adequado, não só para produtos, temos grupos de soluções que vão até esses clientes em parceria com alguns fabricantes com culinaristas, gastrônomos que dão a esses restaurantes dicas sobre produtividade, confecção de produtos. Então, esse cliente que quer uma solução mais completa, pode ter através dessa torre especifica dentro dessa gestão de contas ”.

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Pinheiro ainda apontou os investimentos do Makro em tecnologia e espera crescimento em vendas para 2020. “Um grande diferencial que o Makro Food Service apresenta é a tecnologia. Hoje temos um blog que quando o cliente acessa e vai nas distribuidoras, vai ter muito conteúdo para operador de Food Service. Então lá não estamos vendendo, estamos compartilhando conhecimento e informação. Desse blog, o cliente pode derivar para uma plataforma de e-commerce, onde caso não queira a presença de um vendedor, pode comprar por aplicativo no celular. No ano passado fechamos com 17% das vendas totais. Esse ano esperamos 60% de investimentos em mídias digitais”.

A Anufood reúne nos três dias mais de 400 marcas, 12 pavilhões internacionais e 24 países expositores em 14 mil m² de exposição.

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