AconteceuÚltimas Notícias

HUB Resorts Brasil revela novos projetos e divulga cartilha ESG

A Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts, promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 1º de dezembro, no hotel Pullman Vila Olímpia, um evento denominado Hub Resorts Brasil.  O objetivo foi fazer um balanço do ano e revelar novos projetos para o ano que vem. Marcelo Picka Van Roey, Presidente da entidade, fez a introdução do evento, passando a palavra para Ana Biselli Aydar, Presidente executiva da Resorts Brasil: “Trabalhamos três eixos no ano passado e durante a pandemia, que é representar e engajar, sensibilizar o olhar e refletir para transformar. Tivemos muitas conquistas importantes para o nosso setor ao lado das associações e entidades parceiras. Agora, no terceiro eixo, voltamos nosso foco a sustentabilidade, principal razão desse encontro.

Publicidade
Tramontina

Como evoluir nessa pasta tão ampla e envolvendo todas as partes necessárias nesse processo, ouvindo o cliente, promovendo uma jornada com os associados, buscando outros insights e olhares tanto para a demanda, quanto para o cliente são alguns fatores que culminaram no lançamento da Cartilha ESG Resorts Brasil, que está sendo apresentada hoje. Caminhar juntos no tema da sustentabilidade com foco no ESG, é o nosso foco atual”, explicou Ana.

Clicando em cima da imagem, poderá fazer o download na íntegra em PDF da cartilha
Demanda e oferta de inovação

A Presidente da entidade afirmou que a nova cartilha em um primeiro momento, ficará disponível on-line com a versão física disponibilizada mediante uma doação. “Não é muito sustentável hoje imprimir, mas a saída para quem deseja obter o volume em versão física é a doação. Os pilares dos projetos de 2022 estão focados na sustentabilidade e na inovação”, disse Ana antes de passar a palavra para Ana Paula, que detalhou as iniciativas da Resorts Brasil para o futuro. “Para quem não sabe, a ESG faz parte de uma agenda de macrotemas e coalisão mundial, com aspectos mais abrangentes que são feitos através da agenda 2030 que trouxe a tona os objetivos do desenvolvimento sustentável.

HUB Resorts Brasil revela novos projetos e divulga cartilha ESG
Ana Paula Arbache, Diretora da Arbache Innovations foi a responsável técnica e co autora da cartilha ESG da Resorts Brasil
Publicidade
Desbravador

No entanto, existem outros players que trabalham para que ela se torne mais tangível. Quisemos dar legitimidade mundial para o tema, com a agenda da sustentabilidade e a agenda de ESG, que surgiu em 2004, e foi fracionada pelo mercado financeiro em 2019. A partir daí, foram impostos medidores de performance, para que o discurso saísse do papel efetivamente. As diferenças regionais dão o tom na agenda ESG. Quando a Ana nos trouxe esse desafio, sabíamos que não conseguiríamos padronizar esse trabalho, então priorizamos aspectos da agenda que são essenciais, prioritários. De onde precisamos sair para viabilizar essa agenda, que nasce no ambiente financeiro”, detalhou Ana Paula, Arbache, Diretora da Arbache Innovations.

HUB Resorts Brasil revela novos projetos e divulga cartilha ESG
Juliana Salles, Gerente executiva da Resorts Brasil

Juliana, Gerente executiva da Resorts Brasil, e membro da comissão que elaborou a Cartilha ESG Resorts Brasil, também compartilhou suas impressões sobre o lançamento e como utilizar a Cartilha ESG Resorts Brasil. “A ideia da cartilha é trazer um pontapé inicial para o mercado, a fim de crescer em ESG como setor. Dividimos a cartilha então em duas partes, o que é ESG e em como podemos olhar para este conceito e coloca-lo em prática dentro da nossa indústria, bem como direcionamentos sobre como ampliar a nossa atuação nesse sentido. Acreditamos que os resorts são agentes de transformação nas suas localidades e por acreditarmos nisso, lançamos a cartilha, que servirá como uma ferramenta essencial nesse processo”.

HUB Resorts Brasil revela novos projetos e divulga cartilha ESG
Isis Batista (Grupo Tauá de Hotéis e Resorts)

Segundo Isis Batista, do Grupo Tauá Hotéis e Resorts, que participou do trabalho de elaboração da cartilha, comentou: “A sustentabilidade ESG veio como uma régua de mercado. Vi que uma dor bem latente do setor era ter as diretrizes bem desenhadas. Não se trata de uma receita de bolo e sim um incentivo para os resorts começarem a se movimentar nesse sentido. O mais importante é praticar realmente o que se fala, então transmitimos uma comunicação verdadeira dentro desse tema. O ESG está envolto em todas as atividades da empresa. Que consigamos alcançar o objetivo de trazer uma agenda 2030 para os resorts”.

Publicidade
Ameris
Ação social

Ana Biselli observou: “A Resorts Brasil já vem trabalhando de forma conjunta o social por meio do projeto Amigos do Bem, fundado em 1993, que tem feito um trabalho transformador de vidas. Ficamos encantados e esperamos contribuir com mais conhecimento que ajude essas pessoas que vivem no sertão nordestino. O primeiro caminho seria talvez, adquirindo os produtos. Os resorts transformam as vidas nos próprios locais onde estão inseridos, levando oportunidades para pessoas que na maior parte, não tem alternativas. Artesanato, costura, castanhas e agora tecnologia são algumas iniciativas que transformam e inspiram essas pessoas e a nós, que quando testemunhamos o que é feito no Amigos do Bem, ficamos também transformados. Vamos ajudar adquirindo seus produtos”.

HUB Resorts Brasil revela novos projetos e divulga cartilha ESG
Rogério Salles, Gerente de contas do Amigos do Bem
Amigos do Bem

Segundo Rogério Salles, Gerente de Contas do Projeto Amigos do Bem, “O projeto está em 300 povoados e como espiral, vamos estendendo nosso raio de ação com o apoio da Resorts Brasil e outras empresas que apoiam o projeto. A maneira mais simples de nos apoiar é como a Ana falou, adquirindo nossos produtos. Temos produtos de excelente qualidade, com todo o processo manual, justamente para a geração de mais postos de trabalho. Queremos levar conhecimento, capacitação e o projeto para mais pessoas, mais regiões”.

Publicidade
Carbono Free
Inovação aberta

Ana Biselli abordou em seguida o tema inovação, como segundo eixo do encontro. “Contamos com a colaboração de muitos parceiros na elaboração do e-book, que objetivou uma abordagem mais aprofundada. Tivemos muitos feedbacks positivos sobre a agenda de inovação aberta em junho. Contamos também com conselheiros importantes como o Roland de Bonadona, na criação dessa agenda de inovação que deve fornecer ótimos insights para os empreendedores.

HUB Resorts Brasil revela novos projetos e divulga cartilha ESG
Jin A Im Jequitimar Guarujá também participou da eloboração dessa cartilha

A hotelaria precisa ser mais competitiva para atrair mais investimentos. E também pagar salários melhores. Para isso é preciso investir em mais tecnologia, mais inovação, que é importante no ganho de competitividade como setor produtivo. Queremos que todos os elos da corrente ganhem mais. O Hub não é da Resorts Brasil, nos sentimos motivados em estruturar esse encontro por meio das parcerias”, pontuou Ana.

HUB Resorts Brasil revela novos projetos e divulga cartilha ESG
Eduardo Lorea, Fundador e CEO da Numerik

O Turistech Hub Resorts Brasil é, segundo Eduardo Lorea, fundador e CEO da Numerik, “é uma iniciativa com pauta em inovação, que não é neutra e é determinada por quem participa do ecossistema, demandando as soluções que precisamos. O ecossistema não cobra nada por isso, mas temos que estar presentes dentro dele, demandando. Não precisamos de investimentos de destino incerto, e sim pautar o ecossistema do qual fazemos parte. O Turistech Hub é a resposta dessa necessidade de estar presentes no ecossistema. Trata-se de um centro dedicado a liderar a pauta da inovação em turismo, com foco em competitividade e sustentabilidade por meio de articulação, inteligência, conexão, cultura e fomento.

Publicidade
Clima ao Vivo

Temos de um lado a demanda de inovação, que também somos nós, que dizemos: ‘me apresenta uma solução que faça com que o hóspede deseje retornar no meu resort’, ou qualquer outra solicitação. Depois, a oferta de inovação, que vem de start-ups e solutions partners, que são grandes consultorias que também têm soluções para o setor. Já os capitalistas de risco e o fomento público, como o Silicon Valley, que possui grandes investimentos públicos, são representados no Brasil por meio de grandes linhas de créditos e redes de apoio, que são os parques tecnológicos, entre outros. Esses demandam que desenvolvamos formas de minimizar custos em processos.

O Hub foi desenhado de forma ‘figital’ ou seja, combinamos o valor da colaboração humana com ferramentas digitais que tornam possível a interação e a mensagem que desejamos passar”, detalhou Eduardo.

São 164 start-ups do turismo envolvidas no Hub. A rede de Hubs reúne líderes do setor e do ecossistema de inovação do Brasil, e se conecta com os principais centros de referência globais de tecnologia em todo o mundo. O Hub promoverá a aceleração de start-ups (+ de 100 start-ups), desafios de negócios (+ de 600 horas de atividades), pilotos (+ de 20 eventos), formação de líderes (+ de 30 mentores), solution database (duas acelerações), intelligence (+ 4 desafios de negócios), networking e conteúdo (+ 2 reports e pesquisas), turistech summit (2 cursos de formação de líderes), entre outras ações.

HUB Resorts Brasil revela novos projetos e divulga cartilha ESG
Roland de Bonadona: “Dentro da operação hoteleira existem muitas oportunidades de melhorar a experiência do cliente”

O consultor Roland de Bonadona, ex-Accor, que integra o Hub, comentou: “Vi que existia uma carência muito grande, olhando para a hotelaria, de inovação. A inovação dentro da hospitalidade no Brasil ainda é muito limitada. Dentro da operação hoteleira existem muitas oportunidades de melhorar a experiência do cliente, de gerir talentos e outros. Por isso estou feliz em atuar neste projeto para o setor, que tem tudo a ganhar com isso, só precisa se conscientizar do quanto a inovação pode agregar valor para todos os elos da corrente. Existem muitas start-ups de valor que ou não sabemos da existência ou não sabemos como aproveitar do serviço que oferecem. Trata-se de uma oportunidade fantástica, que abrirá as portas para muitas oportunidades”.

Confira na galeria de imagens alguns dos participantes dess evento

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA