Hotel-Escola Senac Barreira Roxa recebe Prêmio Braztoa
O empreendimento foi condecorado na categoria Gestão e Governança
No último dia 25 de novembro, o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa recebeu o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24, na categoria Gestão e Governança, em reconhecimento ao seu case “ESG como vetor para a gestão sustentável em meios de hospedagem”. Esta é a principal premiação brasileira no segmento do turismo sustentável.
A iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo conta com o apoio do Ministério do Turismo e tem como principal objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade para ações que se destaquem com melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional no tripé social, ambiental e econômico.
Ao todo, cerca de 100 trabalhos de 22 estados foram inscritos nesta edição. Após uma análise das práticas, resultados e apresentação por meio de um pitch, os 10 melhores receberam o troféu.
O Presidente do Sistema Fecomércio-RN, que administra o Hotel por meio do Senac, Marcelo Queiroz, falou sobre a importância do reconhecimento. “Esta premiação é mais uma chancela para o que fazemos no nosso dia a dia. É muito importante termos nossas práticas avaliadas e referendadas por uma entidade tão séria e reconhecida. A sustentabilidade é o pilar fundamental do nosso sistema de gestão e está presente em nossos processos e nas ações de todos os nossos colaboradores, com resultados extremamente positivos”, enfatizou.
O Barreira Roxa foi o primeiro hotel da América Latina a receber a certificação ISO de Sustentabilidade em Hotelaria (ISO 21401) e possui um Sistema de Gestão, que considera ainda os objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS da ONU e as práticas de ESG aplicáveis à hotelaria. Desde sua reinauguração, em 2019, já são mais de 10 premiações nacionais e internacionais conquistadas.
O equipamento funciona como um laboratório onde os alunos formados no Centro de Educação Profissional do Senac têm a oportunidade de treinar suas habilidades em um contexto real de trabalho. Somente em 2023, já são mais de 2.300 matrículas realizadas pela Escola Barreira Roxa.