Responsabilidade socioambientalÚltimas Notícias

Hotel Senac Barreira Roxa renova selo ISO de sustentabilidade

A certificação ISO 21401:2020 de Sustentabilidade, concedida ao Hotel-Escola Senac Barreira Roxa (RN) em 2021, foi renovada por mais um ano. Após passar por uma rigorosa auditoria externa, o hotel recebeu da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a aprovação das boas práticas em seus processos e rotinas de trabalho e foi, novamente, reconhecido como único na América Latina que executa um completo Sistema de Gestão Sustentável.

Publicidade
Harus

A auditoria da ABNT analisou as práticas do hotel em áreas como inclusão social, valorização regional, segurança sanitária e responsabilidade socioambiental. Na avaliação, a comprovação do cuidado do hotel para a preservação do meio ambiente foi evidenciado pela implantação de medidas como o reaproveitamento da água da chuva para irrigação; a coleta seletiva; sistema de economia de energia nos quartos e corredores; Iluminação com lâmpadas LED; Campanha para troca consciente de toalhas e enxovais, de acordo com o indicado pelo hóspede, para redução do consumo de água; implantação da usina de geração de energia fotovoltaica na cobertura do hotel; implantação do sistema de aquecimento de água a gás natural; Implementação do Programa BPRS (Boas Práticas de Resíduos Sólidos) e implantação do sistema de ar-condicionado com a tecnologia VRF (Variable Refrigerant Volume), que proporciona redução no consumo de energia e uma melhor relação com o meio ambiente, por não prejudicar a camada de ozônio.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Administrado pelo Sistema Fecomércio RN, o Barreira Roxa integra uma série de investimentos da entidade, em projetos focados na promoção do setor de turismo e hospitalidade, com um olhar especial para a promoção da sustentabilidade. O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, aponta os benefícios que a manutenção do selo proporciona à atividade turística no estado.  “O hotel Barreira Roxa vem colecionando reconhecimentos e premiações desde sua reinauguração, em 2019. São premiações nas áreas de segurança sanitária, de higiene, atendimento aos clientes, prestação de serviços e sustentabilidade. Esses reconhecimentos são uma resposta ao trabalho que entregamos à sociedade, porque prezamos por entregar serviços de excelência em todas as nossas ações. O resultado final é uma colaboração direta para a competitividade turística do Rio Grande do Norte, pois essas certificações projetam o RN internacionalmente como um destino seguro e responsável”, disse Queiroz

Publicidade
Desbravador

A consolidação do Barreira Roxa como Centro Educacional e hotel de excelência e sustentável é um dos pilares que norteou a execução do Projeto Verena – parceria internacional executada entre os anos de 2016 e 2022 entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac e o Governo da Renânia-Palatinado, com execução através da Câmara de Comércio de Trier (EIC Trier), na Alemanha – com o objetivo promover o crescimento econômico no setor de turismo e hospitalidade no Rio Grande do Norte.

Publicidade
Clima ao Vivo

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA