AconteceuÚltimas Notícias

Governo de Minas firma parcerias na 10ª WTM Latin America

Entre os dias 3 e 5 de abril, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, realiza uma ação abrangente para promover os destinos de Minas Gerais, celebrar a cultura mineira e firmar parcerias na maior feira de turismo da América Latina, a WTM Latin America. O evento, sediado em São Paulo, no Expo Center Norte, tem previsão de receber mais de 20 mil profissionais do setor e 565 empresas expositoras, ampliando oportunidades de negócios.

Publicidade
Fispal

 

Governo de Minas firma parcerias na 10ª WTM Latin America
Algumas peças de artesanato da cultura mineira expostas no estande da WTM 2023

Os principais atrativos do estado – a exemplo da cozinha mineira, dos patrimônios históricos, da arte e do artesanato – estão representados no espaço de 200 m², projeto arquitetônico de Gustavo Penna e design assinado pela Greco Design. Essa participação é importante para o turismo mineiro, tendo em vista a possibilidade de projetar ainda mais o Estado, atraindo investimentos que podem ser reverter na geração de emprego e renda, estimulando o desenvolvimento econômico, social e cultural.

Para o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, ações como essa contribuem para manter o posicionamento do estado dentre os principais destinos turísticos do País, o que foi conquistado a partir do trabalho realizado pelo Governo de Minas, junto com os municípios e os diversos agentes que compõem o trade turístico.

Governo de Minas firma parcerias na 10ª WTM Latin America
Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo no Governo de Minas Gerais

Segundo Leônidas Oliveira, “Todo esse movimento demonstra como Minas Gerais desponta hoje no cenário nacional como o segundo maior destino escolhido pelos turistas brasileiros. Além disso, vale destacar que o nosso estado, em 2022, foi o que registrou o maior crescimento no volume das atividades turísticas, com aumento de 38,7%, no comparativo com 2021. E, recentemente, a Fundação João Pinheiro (FJP) revelou que Minas Gerais teve a maior participação no PIB brasileiro das duas últimas décadas, cerca de 9,3%, com um volume de aproximados R$ 925 bilhões. A busca pela qualificação e estruturação dos serviços, algo que o Governo de Minas, junto com os diversos parceiros, tem trabalhado intensamente nos últimos anos, produziu um grande diferencial nesse contexto”.

Publicidade
APP da Revista Hoteis
Cultura mineira na programação

Durante os três dias, haverá uma série de encontros em que serão cumpridas agendas institucionais, especialmente na parte da manhã. Também acontecerá programação especial, a partir da tarde, com expressões das afromineiridades representadas pelo Congado de São Benedito de Poços de Caldas, além da tradição da música popular, com a viola de Gustavo Costa.

A efervescência da moda também está representada numa ação conjunta com a CDL-BH. Luiz Cláudio Silva, à frente da marca Apartamento 03; Georgiana Mascarenhas, da Barbara Bela, que atua no mercado há 40 anos; e Gláucia Fróes, uma das fundadoras da Plural, levaram peças de suas coleções mais recentes para uma apresentação especial para os visitantes do stand.

Governo de Minas firma parcerias na 10ª WTM Latin America
Algumas cachaças de Minas expostas no estande na WTM
Destinos turísticos mineiros em tela

Quem passar pela WTM Latin America também verá os principais destinos mineiros projetados num painel cujo formato em duas pirâmides espelhadas remete à bandeira de Minas Gerais. Com conteúdo concebido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), a instalação audiovisual proporciona uma experiência imersiva ao visitante, que tem um gostinho de como é estar em Minas.

Essas projeções dialogam com as paisagens sonoras que remetem à mineiridade, criando uma ambientação capaz de transportar o público para alguns lugares icônicos, a exemplo das igrejas barrocas. Além da visão e da audição, o paladar também será explorado por meio da degustação de alimentos que não podem faltar na farta mesa mineira, como o café, o queijo e os doces.

Estande inspirado nas paisagens e na cultura de Minas

O desenho do estante é assinado pela dupla formada pelo arquiteto Gustavo Penna e pelo Diretor criativo Gustavo Greco. Ambos se basearam nas paisagens naturais, na arte e na cultura de Minas Gerais para conceber um ambiente acolhedor e que traduz também a hospitalidade mineira. “O movimento das serras, telhados coloniais, cristais, grutas, águas dos rios, cachoeiras e fontes – mineiras essências – vão mostrar sabores, saberes, fazeres e toda a natureza interior dessa gente boa e incrivelmente criativa. Minas é grande, quem te conhece não esquece jamais”, pontua Gustavo Penna.

Publicidade
Desbravador

A proposta das telas em formato de pirâmides, nas quais serão projetados os destinos turísticos e diversos atrativos, é assinada por eles. O espaço contempla também um local para conversas e reuniões além de um bar/café com produtos locais para degustação. Revestindo toda a áreas externa, há um grafismo com referências que evocam a cultura mineira. A ideia é ressaltar a pluralidade: Minas são muitas.

Governo de Minas firma parcerias na 10ª WTM Latin America
Alguns dos cafés premiuns de Minas expostos no estande na WTM

Gustavo Grevo conclui: “Juntamos os nossos times de design e arquitetura para representar um pouco da alma de Minas. Uma alma que é bold, cheia, abundante em ideias, em dimensões, em histórias que se ligam pelas suas cidades. É farta em cultura, gastronomia, crença (e desconfiança). É rica em criatividade, tradição e em olhares para o futuro que vão além de suas montanhas. Minas não se resume. Ela é Gerais”.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA