GCS Capital estrutura fundo de R$ 300 milhões de investimento em hotéis
A gestora que possui forte atuação em investimentos em hospitalidade está estruturando um fundo de investimento imobiliário de hotéis com ativos diversificados pelas cinco regiões do Brasil. O conjunto de empreendimentos pode ultrapassar os R$ 300 milhões no mercado de capitais. No total, são 12 ativos estruturados: cinco na Região Norte, um no Nordeste, três no Sudeste, um no Sul e dois no Centro-Oeste. Todos estão presentes em grandes capitais dos estados ou em centros urbanos reconhecidos por suas atividades de lazer ou negócios.
A estruturação é feita em meio à retomada econômica da área de hotéis após o impacto provocado pela pandemia, mas indicadores positivos já são uma realidade. Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o mês de junho de 2021 teve a segunda alta consecutiva deste ano no Índice de Atividades Turísticas. O aumento foi de 11,9% na comparação com maio. Dados da edição de julho de 2021 do inFOHB, o Informativo do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, mostram que a taxa de ocupação do setor cresceu 229% no país, na comparação com o mesmo mês de 2020. Outro indicador, o RevPar, que mostra a performance do hotel (ou seja, o quanto cada quarto da instituição gera de receita), apontou crescimento de 254,8% no mesmo período.
Mudança de perfil do turista
O CEO da GCS Capital, Charluan Gamballe Correia, explica que, aos poucos, é possível vislumbrar um cenário mais otimista para os próximos meses no setor. “A pandemia mudou o perfil do turista e aprimorou a busca do turismo doméstico no Brasil, assim como acontece em outros países, o que deve ser uma tendência. Além disso, o avanço da vacinação em nível global, a manutenção do valor do dólar e a demanda turística reprimida são fatores que resultam no aumento das ocupações no País. Outra questão é que existe uma aproximação desta área com o mercado financeiro, o que deve trazer boas possibilidades”, afirma.
Os ativos ainda são mantidos sob sigilo, mas já foram angariados pela gestora de recursos após uma extensa análise nacional. A GCS Capital possui expertise acumulada de mais de 30 anos no mercado imobiliário, hospitalidade e de capitais, com participação na implantação de mais de 130 empreendimentos em todo o Brasil. A instituição, habilitada pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários e certificada pela ANBIMA -Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, tem como propósito simplificar a complexidade na gestão de capital e investimentos.