Eventos paralelos atraem bom público na 60ª Equipotel
Feira deverá superar os 20 mil visitantes registrados em 2022
A 60ª edição da Equipotel que se encerra hoje no Expo Center Norte tinha previsão inicial de receber 20mil visitantes. Mas com certeza esse número deverá ser superado e grande parte disso se deve a grade de eventos que acontecem paralelos. O Workshop de Governança Hoteleira que aconteceu ontem reuniu um bom público que assistiu a debates de temas interessantes e atuais como: as demandas da implantação operacional de um novo empreendimento hoteleiro; Acqualina Resort, case de sucesso internacional – eleito o melhor hotel (pé na areia) nos Estados Unidos, em 2023, A melhoria contínua dos serviços – Como envolver os hóspedes no redesenho de processos; O setor de governança e a importância estratégica da área para o hotel.
O espaço Arena Tech está tendo hoje (22 de setembro) uma série de apresentações com temas importantes como: A relevância da tecnologia no mercado de multi propriedade, com Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts; Como inovar na experiência do hóspede através da automação de UH´s, com Jessé Resende, diretor comercial na Saga Systems Brasil; Como investir bem em tecnologia na gestão de redes hoteleiras, com Thiago Sbarai, superintendente de desenvolvimento e projetos na Estancorp; e Tendências tecnológicas para o mercado hoteleiro em 2024, com Nathan Soares, coordenador comercial na Vega I.T.
Outros espaços de conteúdos
Outros espaços dedicados a conteúdos estão entre as atrações do evento. Caso do Motel Xperience, realizado em parceria com a ABMotéis e apoio do Guia de Motéis, que terá palestras com especialistas que estão inovando o mercado. Em empreendedorismo, por exemplo, foi possível conferir apresentações como Carreira, Emprego e Empreendedorismo, com Max Gehringuer, administrador de empresa, autor de livros e comentarista da Rádio CBN e Fantástico. Temas como Um bate-papo com Rafa Brites, com Rafa Brites, jornalista, apresentadora e empreendedora e Apimente os resultados da sua empresa com inovação, com Caito Maia, CEO da Chilli Beans, foram algumas das atrações da grade de programação.
Novidade na Equipotel, a Escola de Hoteleiros, espaço de capacitação e atualização profissional, está com conteúdos apresentados por profissionais que atuam na área. Na programação, temas como gestão, responsabilidade social, sustentabilidade e mercado. Entre eles, Agilidade e oportunidade de aprendizado para a nova hotelaria; Criando uma cultura de excelência: os segredos das melhores empresas de hospitalidade para trabalhar; Do prato à alegria: como o entretenimento eleva a jornada gastronômica dos clientes nos hotéis; Sustentabilidade além do greenwashing: a importância de mudanças reais na hotelaria; Conquistando a geração Z: estratégias para atrair e reter talentos para a nova hotelaria; Construindo líderes para o futuro: desafios e oportunidades com as novas gerações; e CEOs: under 40.
Conteúdos educacionais
Outra área de conteúdos educacionais, o Espaço Gastronômico está foco em hospitalidade e gastronomia com experiências, debates, workshops e palestras conduzidos por profissionais do SENAC. A programação conta com apresentações como: Hospitalidade como experiência; Como fabricar pães em espaços reduzidos; Como a harmonização de alimentos e bebidas pode potencializar a experiência do cliente; Gastronomia e hospitalidade: lembranças e mimos personalizados; Caminhos do Vale: uma experiência entre o Vale do Paraíba, Litoral Norte de São Paulo e a Serra da Mantiqueira; O poder da hospitalidade como diferencial para os negócios; Como a harmonização de alimentos e bebidas pode potencializar a experiência do cliente; Utilização de ingredientes locais como diferencial na gastronomia hoteleira; Power skills para profissionais da hospitalidade; Tropical, uma confeitaria de influências; Degustando a diversidade: café e DE&I; Desenvolvimento de Carreira e Gestão de Pessoas, entre outras.
Já no Hospitality Trends, que tem organização do site Hotelier News, foi possível conferir nos dias 19 e 20 de setembro as projeções da hotelaria e as tendências em diferentes ramos de atuação no setor, como gastronomia, marketing, distribuição e operação. Painéis como Amenities: como melhorar os custos e ainda surpreender os clientes?; Hotel Trends Stants: saiba a demanda futura nas principais cidades do país; Multipropriedade e seu novo ciclo de desenvolvimento no país; e Lobby bar: como atrair clientes e engajar hóspedes, estão entre as atrações do espaço.
Hotel que Respira
Esse evento aconteceu que nos dias 19, 20 e 21 de setembro teve assuntos que envolvem a rotina operacional dos meios de hospedagem estiveram na programação como qualidade do ar interno, mofo, odores e sistemas de exaustão. Já a Maratona da Hospitalidade que encerra hoje, tratou de cinco temas como Vendas, Marketing, Liderança, Revenue Management (Gestão de Receitas, em livre tradução) e Gestão durante os quatro dias de evento.
Na ilha HSMAI Innovation – Tech e Inovação, atração com curadoria de Gabriela Otto, presidente da HSmai Brasil e fundadora da GO Consultoria, destacou a Inteligência Artificial na rotina operacional. Nos dias 19, 20 e 21 de setembro foram apresentadas palestras com especialistas que são líderes no mercado abordando temas como: A transformação da experiência dos hóspedes pelas tecnologias atuais; Desconto ou Cashback, vantagens e desvantagens, IA guiando a transformação da hotelaria na era 5.o; Experiência de hóspedes 2.0: Maximizando a reputação on-line; Desafios da precificação dinâmica; LinkedIN: usando a tecnologia para fazer negócios. Ontem dia 21 de setembro, encerram a atração os painéis com os temas: O futuro da hospitalidade com inteligência artificial e ChatGPT; Upselling durante a jornada do hóspede: da reserva ao checkout.