MercadoÚltimas Notícias

Entenda como o day use pode ser benéfico para o setor hoteleiro

Modalidade já bastante comum no exterior aumenta a circulação de hóspedes em hotéis e pousadas em qualquer época do ano

O período de férias no Brasil, que vai de meados de dezembro até o final de janeiro, movimenta milhões de pessoas pelos mais variados destinos no país. Em comum, a busca por conhecer as belas paisagens que o País abriga e maneiras de curtir o calor forte que toma conta. Por essa razão, o litoral costuma receber parte expressiva dos turistas. Destinos como Fortaleza, Ilhabela, Rio de Janeiro, Jericoacoara e Morro de São Paulo estão entre os preferidos dos brasileiros e também dos turistas estrangeiros que buscam extrair tudo o que o verão brasileiro tem para oferecer. No entanto,os pontos turísticos tem, por vezes, tanto a oferecer que até mesmo a opção por uma ou outra estadia pode ser algo penoso para escolher e nesse contexto, o day-use pode ser uma boa alternativa.

Publicidade
Tramontina

Embarcando em uma modalidade comum no exterior, hotéis e pousadas tem cada vez mais se engajado em oferecer o day-use: uma espécie de “microestadia”, na qual um visitante paga pelos serviços e áreas comuns de hotéis, mas sem pernoitar. Uma modalidade econômica para quem quer apenas aproveitar o que há de melhor em termos de turismo, uma vez que os valores são muito mais baixos que uma diária, podendo chegar a 70% do valor.

A prática tomou boa parte dos hotéis e pousadas do litoral paulista, por exemplo. Para Renato Guinato, Vice-presidente da ABIH/SP – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo, o motivo é claro: “motivadas pelo calor excessivo que tem feito na cidade, as pessoas […] têm buscado uma recreação fora do lugar que elas estão acostumadas ou uma piscina para se refrescar”.

Publicidade
Clima ao Vivo

O day-use é vantajoso não só para os hóspedes, mas também para os hotéis. Épocas de baixa temporada podem se beneficiar imensamente da prática, pois, desta forma, o hotel ou pousada permanece oferecendo integralmente seus serviços como restaurantes e piscinas, por exemplo, a um público que não busca pernoitar, mas apenas desfrutar o que o local oferta.

Entenda como o day use pode ser benéfico para o setor hoteleiro
Muitos day-use comercializados pelos hotéis incluem um fato café da manhã – Crédito da foto: Molishka1988 I iStock

Desta forma, o hotel acaba sendo um passeio como outro seria pela cidade, fomentando ainda mais o turismo local. Até mesmo um verdadeiro circuito de hotéis pode acabar se formando. No Rio de Janeiro, por exemplo, hotéis icônicos como o Copacabana Palace acabam virando ponto de encontro e se conectando com o turismo de vários outros, caso do Hilton ou Fairmont.

Publicidade
Fispal

Em São Paulo, hotéis cinco estrelas oferecem diversos pacotes para quem procura o day-use. O palácio Tangará, hotel estabelecido dentro do famoso Parque Burle Marx, entrega experiência como spa e piscinas climatizadas. O Renaissance, no coração da Avenida Paulista, é um hotel de luxo que inclui suas piscinas e até mesmo jacuzzis nos pacotes de day-use. É importante para hotéis, porém, definir bem os limites de horários nos quais o day-use estará disponível. Os pacotes costumam abranger um horário que vai do almoço ao café da tarde, isto é, das 11h às 18h, mas isto é algo que varia de hotel para hotel. Para diferenciar hóspedes de diária para os de day-use, é comum adotar pulseiras de identificação próprias para cada um.

As desvantagens para hotéis e pousadas ficam apenas por conta do risco de usuários do day-use se estenderem no tempo de permanência, o que deve incorrer em algum tipo de multa ou custo adicional. Além disso, pode ser que estes hóspedes adentrem áreas que não estão incluídas nos respectivos pacotes. Por isso, funcionários treinados devem estar a postos em locais estratégicos para evitar este tipo de situação.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

No mais, a adoção de day-use para o setor hoteleiro é bastante vantajosa, pois, além de manter um fluxo de pessoas em baixa temporada, ainda economiza com a ausência de pernoites, poupando em consumo de luz, de água, roupas de cama e pessoal nos períodos noturnos. Os funcionários, por exemplo, podem ser realocados em outras funções, aproveitando essa mão de obra.

Entenda como o day use pode ser benéfico para o setor hoteleiro
O day-use oferece muitas vantagens para quem usa e para o hotel – Crédito da foto: Molishka1988 I iStock
Publicidade
Desbravador

Uma vez posto em prática, o day-use deve ser bem divulgado. Afinal, todos os públicos são clientes em potencial. Além disso, uma boa experiência de day-use pode significar um cliente fidelizado para próximas estadias no futuro. Pode ser também uma boa forma de se destacar, em comparação com outros hotéis e pousadas que não oferecem o serviço.

No entanto, sem uma boa divulgação, de nada vale o esforço despendido. Por essa razão, um bom serviço de marketing, principalmente realizado por um especialista formado em uma faculdade de marketing digital, pode ser o que falta para alavancar a propaganda e fazer com que os serviços cheguem para o maior público-alvo possível.

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA