Em clima de retomada da economia, 47ª Abav Expo tem início

A 47ª Abav Expo e o 52º Encontro Comercial Braztoa tiveram a sua abertura oficializada na Sala Santana 3 do Expo Center Norte, em São Paulo. Sob a égide Transforma e com clima de retomada da economia, a cerimônia de abertura contou com a presença de importantes nomes da indústria turística e de outros setores que compõem a cadeia produtiva do turismo, além da presença especial de Marcelo Álvaro Antonio, ministro do Turismo, que participa pela 1ª vez do evento.
Ocupando uma área de 27 mil m² do Expo Center Norte e com mais de 1 mil marcas expositoras, totalizando 25 mil profissionais e um crescimento de 10% em relação a edição anterior, a 47ª Abav Expo tem em 2019 a cidade de São Paulo como destino anfitrião e promoverá, no seu último dia (sexta-feira, dia 28), o 1º Black Friday, com mais de 500 pacotes turísticos com descontos de 5% a 50%.
Magda Nassar, Presidente da Abav Nacional, abriu os trabalhos ressaltando a importância do turismo no mundo. “O turismo é responsável por 319 milhões de empregos em todo o mundo e no Brasil, somos responsáveis por 7,5% do número de empregos atuais. Hoje a Abav possui 2,3 mil associados em um setor que faturou R$ 32 bilhões, uma colaboração de 2,3 mil associados para o PIB do País. Isso representa 85% das vendas de produtos de lazer em todo o País”, afirmou Magda. A Presidente da Abav também lembrou que esta é a sua primeira edição como presidente da Associação e ressaltou: “A Abav 2019 é a Abav da mulher, da inclusão e do País Tropical de Jorge Benjor, livre e feliz. Hoje sou Presidente da Abav Nacional e temos outras sete mulheres ocupando o mesmo cargo em Abavs pelo Brasil. Agradeço a todos que me acolheram de forma tão completa”, finalizou.
Magda Nassar completou no primeiro dia de Abav, 100 dias à frente da presidência da entidade e inclusão de 100 novos associados, ou um associado por dia, como ela mesma explicou.
Vinícius Lummertz, Secretário do Turismo do Estado de São Paulo, foi o segundo a ter vez no palco da cerimônia, quando ressaltou a importância dos investimentos, relembrou a vitória da liberação de vistos para os países Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá, a urgência na diminuição dos impostos dentro do setor, o crescimento do número de aeroportos no interior paulista e a força do turismo, que gera 3,5 milhões de empregos somente no Estado de São Paulo. Lummertz afirmou que a captação de novos turistas internacionais para a cidade de São Paulo é uma de suas pautas e a revitalização da cidade é de vital importância para isso.

O Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, destacou a relevância da Argentina como destino emissor, desmentiu os rumores de fusão ou extinção da pasta do Turismo no Congresso e voltou a mencionar as frequentes reuniões com o Presidente Jair Bolsonaro como fato inédito dentro de um Governo. “Não consigo me lembrar de outro Presidente da República que faça reuniões quinzenais com os ministérios a fim de desenvolver todos os setores de forma igualitária e com a promoção do crescimento”, afirmou.

A estruturação do turismo rodoviário também foi tema na fala do Ministro. “Queremos ao menos 30 terminais rodoviários modernos e ônibus com diferenciais de atendimento que se assemelhem aos oferecidos pela aéreas, com bebidas, pequenas refeições, entre outros”, finalizou.

A 47ª Abav Expo é uma realização da Abav Nacional e acontece entre os dias 25 a 28 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo.