Fique AtualizadoÚltimas Notícias

Edificação do BH Othon Palace Hotel será restaurada e uso misto

O projeto do Afonso Pena 1050 tem como ponto de partida a valorização e o respeito pela história da edificação

A icônica edificação que abrigou o Othon Palace Hotel em Belo Horizonte, em frente ao parque municipal, ganhará uma reconfiguração para se reintegrar à paisagem urbana. O edifício localizado na Avenida Afonso Pena, 1050, se prepara para receber um novo conceito de ocupação, sintonizado com o futuro. Trata-se do Afonso Pena 1050, um novo empreendimento, desenvolvido a partir de um extenso processo de estudo e pesquisas, levando em consideração as necessidades dos tempos atuais e das pessoas dentro das grandes cidades. O projeto vai de encontro ao processo de reorganização urbana, revitalizando os centros das grandes cidades, que assumiram contornos essencialmente comerciais nos últimos anos, permitindo agora uma reocupação de forma ordenada.

Publicidade
Tramontina

Assinado pela Play Arquitetura em parceria com a Ar.Lo Arquitetos, o projeto do Afonso Pena 1050 tem como ponto de partida a valorização e o respeito pela história da edificação, evidenciando sua conexão com a cidade, com os moradores e também com os visitantes. Desta forma, o projeto considera a vocação primordial do prédio, que sempre foi a hospitalidade. Construído em 1978, o projeto original é assinado por Raul de Lagos Cirne, reunindo 295 habitações ao todo. Ao longo de 40 anos, foi uma forte referência no setor hoteleiro em Minas Gerais, recebendo inúmeros hóspedes ilustres.

As obras de instalação e adaptação do Afonso Pena 1050 terão início após aprovação do projeto e trâmites legais junto aos órgãos responsáveis e a expectativa é que o Afonso Pena 1050 fique pronto em aproximadamente 12 meses após o início das intervenções. Confira abaixo como ficarão alguns dos ambientes da edificação.

Publicidade
Desbravador
Publicidade
Clima ao Vivo

Nova identidade

Para ganhar a identidade e refletir o conceito do novo projeto, o prédio passará por um completo retrofit, um processo que tem por objetivo restaurar prédios antigos de forma a preservar a arquitetura original, e também adequá-lo à legislação vigente. A adaptação da estrutura inclui a remodelação das partes internas, além da recuperação de peças icônicas do mobiliário. Dessa forma, o prédio será transformando em um edifício de uso misto, ou seja, abrigando diferentes modalidades de ocupação. Dos 19 pavimentos anteriormente destinados a quartos de hotel, alguns serão transformados em apartamentos de um, dois e três dormitórios, outros em flats, e o restante serão mantidos como quartos de hotel. Além disso, as áreas comuns serão abertas ao público e ainda contarão com diversas operações comerciais, incluindo bar, café, restaurante, coworking, espaços para eventos, rooftop com a piscina, entre outros. A ideia é que o novo empreendimento se destaque ao oferecer um novo modelo de viver mais leve e conectado com o futuro.

Publicidade
Carbono Free

Um dos destaques do Afonso Pena 1050 será a sua conexão com a natureza.  Localizado em frente ao Parque Municipal, que oferece uma linda vista de qualquer uma das janelas, a proposta é que, internamente, o paisagismo também seja um elemento bastante presente, desde a recepção até as demais áreas comuns, possibilitando que o público possa usufruir desta relação com o verde e de seus benefícios.

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA