AconteceuÚltimas Notícias

Guia Michelin edição 2024 é entregue em grande festa

Este lançamento distinguiu seis restaurantes com duas Estrelas e 15 com uma estrela Michelin

O Hotel Belmond Copacabana Palace, na capital fluminense, foi palco na noite de ontem (20 de maio), do anúncio dos melhores restaurantes do Brasil do Guia Michelin 2024 Rio de Janeiro & São Paulo. A edição 2024 recomenda um total de 140 restaurantes, dos quais 60 foram recém-incorporados à seleção. Este lançamento distingue seis restaurantes com duas Estrelas Michelin (três novos estabelecimentos) e 15 com uma Estrela (sete novidades). Também apresenta 37 restaurantes Bib Gourmand (12 novidades) e entrega três Estrelas Verdes, sendo a primeira vez que este reconhecimento pela sustentabilidade na gastronomia aparece no Brasil. E coube aos restaurantes A Casa do Porco, Tuju e Corrutela, ambos em São Paulo, a conquista.

Publicidade
Carbono Free

A premiação contemplou restaurantes do Rio de Janeiro & São Paulo 2024
Publicidade
Clima ao Vivo

A Casa do Porco controla toda a cadeia alimentar, do campo à mesa, com rebanhos próprios caipiras de raças suínas brasileiras (Sorocaba, Plau, Canastra, Caruncho e Pereira), todos criados com técnicas sustentáveis. A Corrutela trabalha com produtos orgânicos de agricultores locais, bem como peixe e carne de origem sustentável, e produz a sua farinha no seu próprio moinho. Além da reciclagem, do reaproveitamento de águas pluviais e da compostagem, Tuju utiliza produtos sazonais de pequenos produtores locais, principalmente do estado de São Paulo, e possui um centro de pesquisa que visa dar visibilidade aos produtores que trabalham de forma justa, ética e sustentável.

Publicidade
Desbravador

Gwendal Poullennec, Diretor Internacional do Guia Michelin, comentou: “Estamos absolutamente encantados em apresentar a nova seleção de restaurantes do Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo. Depois de alguns anos de pausa, o Guia está de volta e nossos inspetores tiveram o imenso prazer de retornar ao Brasil para redescobrir a oferta gastronômica das duas cidades. Desde restaurantes fiéis às raízes brasileiras até aqueles com conceitos mais inovadores ou cozinhas internacionais, as seleções foram conquistadas pelas inúmeras novidades que agregaram. Destacamos também o progresso notável alcançado pelos restaurantes de primeira linha – como evidenciado pela atribuição de duas estrelas Michelin a nada menos que três novos estabelecimentos – bem como o compromisso crescente com a gastronomia sustentável, com três restaurantes modelo recebendo uma Estrela Verde Michelin – é a primeira vez que esta distinção é concedida no Brasil.”

O Guia Michelin 2024 Rio de Janeiro e São Paulo em resumo:

140 restaurantes recomendados, dos quais:

Seis restaurantes com duas estrelas Michelin (3 recém-premiados)

15 restaurantes com uma estrela Michelin (7 recém-premiados)

37 restaurantes Bib Gourmand (12 recém-premiados)

Três restaurantes Michelin Green Star (premiados pela primeira vez)

82 restaurantes selecionados (38 adicionados recentemente)

Publicidade
Ameris

O Brasil segue sem nenhum nome no patamar máximo de três estrelas, mas acaba de dobrar o número de casas com duas estrelas. Os novos integrantes Tuju (SP), Evvai (SP) e Lasai (RJ) se juntam aos veteranos D.O.M. (SP), Oteque (RJ) e ORO (RJ) na lista do duplo mérito. Houve sete novos integrantes a uma estrela, entre eles Fame Osteria (SP), Kazuo (SP), Murakami (SP), San Omakase (RJ) e Tangará Jean-Georges (SP). Outras oito casas mantiveram a distinção da edição anterior, como Kinoshita (SP), Maní (SP), Cipriani (RJ) e Picchi (SP), totalizando 15 restaurantes com uma estrela Michelin. Alguns desses restaurantes se encontram dentro de hotéis.

Publicidade
Tramontina
Momento de celebração da entrega do Guia Michelin 2024 – Imagem – Reprodução

Essa é a primeira edição do evento, pós pandemia COVID-19, tendo em vista que em razão dela  ficou três anos sem ser realizado. Confira a seguir os melhores restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo, segundo o Guia Michelin edição 2024:

⭐⭐ D.O.M. (São Paulo)

⭐⭐ Evvai (São Paulo) (incluído em 2024)

⭐⭐ Lasai (Rio de Janeiro) (incluído em 2024)

⭐⭐ Oro (Rio de Janeiro)

⭐⭐ Oteque (Rio de Janeiro)

⭐⭐ Tuju (São Paulo) (incluído em 2024)

⭐ Cipriani (Rio de Janeiro)

⭐ Fame Osteria (São Paulo) (incluído em 2024)

⭐ Huto (São Paulo)

⭐ Jun Sakamoto (São Paulo)

⭐ Kan Suke (São Paulo)

⭐ Kazuo (São Paulo) (incluído em 2024)

⭐ Kinoshita (São Paulo)

⭐ Kuro (São Paulo) (incluído em 2024)

⭐ Maní (São Paulo)

⭐ Mee (Rio de Janeiro)

⭐ Murakami (São Paulo) (incluído em 2024)

⭐ Oizumi Sushi (São Paulo) (incluído em 2024)

⭐ Picchi (São Paulo)

⭐ San Omakase Room (Rio de Janeiro) (incluído em 2024)

⭐ Tangará Jean-Georges (São Paulo) (incluído em 2024)

Confira como foi a festa de entrega dessa premiação assistindo o vídeo abaixo

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA