Diretor da Copenhagen Institute dá palestra no Fórum da Hotelaria
Dando sequência ao conteúdo do II Fórum Nacional da Hotelaria, evento promovido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOBh, em parceria com o Valor Econômico e Revista Época, que acontece hoje (9) no Centro de Convenções Pullman e Grand Mercure Vila Olímpia (SP), Peter Kronstrom, Diretor da Copenhagen Institute, levou ao público o tema ‘Disrupções e o futuro da hospitalidade’.
Dinamarquês e vivendo no Brasil há nove anos, Peter começou sua apresentação falando sobre a necessidade de criar o futuro e como todos têm papel fundamental nesse processo. “Estudar o futuro faz parte da natureza humana. Em 80% do tempo, quando estamos acordados, pensamos no futuro. Por isso, como sociedade, precisamos treinar e pensar nele”. Segundo o especialista, estudos futuros têm relação com a imaginação, pois ninguém pode ter certeza do que acontecerá. O futurismo fica entre a ciência e a arte.
O especialista também destacou as 14 macrotendências que o Instituto Copenhagen estuda: Sociedade da Rede, Desenvolvimento Demográfico, Foco em Saúde, Polarização, Globalização, Comercialização, Individualização, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Tecnológico, Aceleração e Complexidade, Democratização, Imaterialização, Sociedade do Conhecimento e Sustentabilidade.
Segundo uma pesquisa abordada por Peter, cuidar da saúde, estudar, aprender coisas e praticar atividades físicas estão entre as prioridades atualmente para os brasileiros. “Cada vez queremos mais conhecimento. O mais importante, hoje, é a capacidade de aprender. E o setor de hotelaria tem todo o potencial para suprir essa necessidade, caso se alinhe com essas novas tendências de aprendizado. A hospitalidade é uma das áreas mais atrativas, mas precisa se inovar para conseguir competir com novas formas de hospedagem, como o Airbnb, por exemplo”. De acordo com o especialista, o segmento de lazer é uma das áreas que mais terá crescimento.
Peter também falou sobre a tecnologia do carro autônomo e como ele mudará a forma como nos transportamos: a expectativa, segundo ele, é que, com as mãos liberadas do volante, a receita mundial de mídia digital crescerá 5 bilhões de euros por ano para cada minuto extra que as pessoas usarem a internet móvel.
Quanto às dicas para os hoteleiros, Peter Kronstrom citou o quesito ‘entregar tempo para o cliente’. “É fundamental promover bons momentos ao hóspede. Se você não tem exclusividade sobre dados do cliente, nas categorias publicidade segmentada e ofertas e produtos personalizados, esqueça”… Finalizando, o Diretor da Copenhagen Institute deixou a questão: “A inovação é essencial. E se não estamos inovando e criando um futuro, por que estamos aqui?”