Publicidade
FOHB

Decoração de interiores de hotéis é tema no 33º ENCATHO & EXPROTEL

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 4 minutos

Direto de Florianópolis (SC) – Dando prosseguimento a programação de conteúdos técnicos do 33º ENCATHO & EXPROTEL, realizado pela ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, no Centro Sul, com apoio da Revista Hotéis como mídia oficial do evento, Regina Segui, que atuou na área corporativa de grandes redes hoteleiras como Atlantica, Blue Tree e Caesar. Ela apresentou a palestra “Tendências da decoração de interiores na hotelaria”.

Publicidade
Tramontina

 

Regina iniciou a sua apresentação detalhando o objetivo do design de interiores. “Primeiro o hóspede tem a experiência de chegar no hotel e estar participando de uma experiência diferente. Isso cria sensações que se fixam em sua memória. Vamos falar do novo comportamento dos hóspedes, que têm expectativas diferentes. Como o design de interiores influencia na experiência do hóspede; o design de interiores contribuindo para integração dos hóspedes; o aumento do consumo de alimentos e bebidas; e a tecnologia em evidência. Apesar de não ser decoração, a tecnologia influenciou a alavancagem dos espaços preparados e munidos com todo tipo de novidade.

Hoje as pessoas levam suas famílias, estamos vivenciando o auge do conceito bleisure, que mistura o prazer com o business. Os hóspedes não vêm mais para os hotéis para um ou outro, mas para os dois. Eles também querem estar e trabalhar em ambiente descontraído e flexível. As áreas de alimentação também são destaque e vamos mostrar como. Os hóspedes também querem estar em espaços abertos e com elementos de arte como os grafites. Hoje ele quer fazer tudo via aplicativo, já temos empreendimentos hoteleiros que fazem uso do Alexa. Hospedagem com Pets também cresceu exponencialmente. Ter momentos especiais na hospedagem é a meta”, declarou.

O Design influenciando na experiência do hóspede

Segundo Regina, “Hoje os espaços são totalmente abertos e ai temos recursos para tornar esses mesmos espaços em espaços integrados. Bandeiras econômicas, luxo, é possível fazer a adequação em todas as categorias. Tornar espaços vazios em espaços rentáveis é uma boa dica. As vezes você aumenta um lobby e ele impacta positivamente na experiência do hóspede. Os famosos co-workings também são tendências, e os hóspedes dão preferência aos espaços abertos, apesar de alguns hotéis já disponibilizarem co-workings fechados. Sempre é importante manter um espaço de alimentos e bebidas por perto.

Ter elementos surpresa na ambientação também é importante. Hoje se você for em um restaurante ou hotel, a primeira área a ser conferida é a externa. A biofilia está super em voga e consegue trazer aos empreendimento aconchego e conforto. O regionalismo também pode ser bem aproveitados, transformando ambientes e os adaptando, colocando temas e paisagens da região. A iluminação antes tinha pouco valor, mas hoje ela cria essa expectativa do ambiente, ajudando inclusive na tiragem de fotos instagramáveis. O design não é caro, mas temos que usar a criatividade e tornar os espaços funcionais para a operação hoteleira”, explicou.

Decoração de interiores de hotéis é tema no 33º ENCATHO & EXPROTEL

Regina Segui foi destaque no 33º ENCATHO & EXPROTEL em Florianópolis (Foto: Hugo Okada)

Integração entre espaços

Regina mostrou exemplos de espaços integrados com recursos vazados. “Se cria a ambientação com uma peça vazada que cria uma amplitude. Integrado ao lobby, temos uma mesa de jogos, um bar e a recepção, criando um único ambiente. Iluminação aérea dá um charme ao ambiente, recomenda-se o uso de cores neutras com cor pontual e tecnologia de vídeo-wall. Lembrando que a mídia mais barata para o empreendimento são as postagens de clientes no Instagram e outras redes com marcação referente. É de extrema importância”, ressaltou Regina.

Publicidade
Harus 1
Lobby com design

A especialista mostrou ainda exemplos de lobby com design. “Nesse caso, quando se adentra no ambiente, você é impactado pelo formato, totalmente diferenciado de um empreendimento hoteleiro tradicional. Dá a sensação, aguça a curiosidade do que as aguarda no apartamento, restaurante e outras áreas comuns. O cardápio também precisa acompanhar o design. O empreendimento precisa estar em sinergia. Outro exemplo de lobby impactante, é este, com madeira, iluminação diferenciada que cria uma expectativa positiva para o hóspede. A ilha de atendimento da recepção sem balcão promove a interação mais próxima com o hóspede; empatia; design contemporâneo e parede de impacto na recepção. Hoje temos, pela lei da acessibilidade, precisamos ter uma mesa, então se cria uma mesa de forma que fique agregada ao ambiente, como se fosse para atendimento VIP e exclusivo.

A arte é muito utilizada tanto na fachada como em áreas externas, que aguça o sentimento de registro por parte do hóspede e o promove nas redes sociais, como já mencionado. O co-working e a sala de eventos deve ser interligados. Traz leveza para o ambiente e permite ser trabalhado de diversas formas. As pessoas interagem e ficam acomodadas nas arquibancadas. Uma mesa de jogos também é indicada para descompressão e momentos de lazer. Pontos de instalações é importante, todos querem se manter plugados, parece simples, mas deve se pensar nessas soluções em quantidades elevadas”, detalhou Regina.

Bar em destaque

Regina Segui explicou que o alimentos e bebidas passou a ser a vedete do momento. “Quando você entra no hotel, você dá de cara com o bar, e não com a recepção. Depois que você relaxa no bar é que você faz o check-in, então esse espaço passa a ter caráter de alimentação antes de qualquer outra coisa”, concluiu.

A reportagem da Revista Hotéis viajou a convite da ABIH-SC e hospedou-se no Iate Hotel.

Publicidade
Revista Hotéis – Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA