MercadoÚltimas Notícias

Data Driven é a chave para a competitividade no setor hoteleiro

O sucesso do setor hoteleiro depende de dados confiáveis e uma experiência inesquecível

No mundo globalizado, na medida em que as economias chocaram-se construindo aquilo que entendemos como o sistema de mundo moderno, alguns mercados, a partir de variáveis complexas que constituem as dinâmicas da globalização, tornaram-se mais suscetíveis a desafios em detrimento de outros. Por exemplo, um dos setores que enfrenta esses obstáculos, constantemente, é o hoteleiro.

Publicidade
Desbravador

No entanto, a chave para enfrentar essas questões está ligada à tomada de decisões informadas e, por consequência, mais coerentes. Na era da tecnologia, ou seja, no meio-técnico-científico-informacional, existe uma forte demanda por decisões embasadas que impulsionem a eficiência, a inovação e o sucesso das empresas.

De fato, a consolidação de dados no marketing e o planejamento estratégico em hotéis mostrou-se um diferencial fundamental em cenários como esses. É nessa dinâmica, por exemplo, que o conceito de Data Driven acaba ganhando destaque, tornando-se extremamente valioso.

Data Driven e a consolidação de dados no mundo moderno

No mundo contemporâneo, considerando o modo como as relações se constituem, bem como o próprio modo de produção vigente, o setor hoteleiro tornou-se um dos mais competitivos no mercado, independentemente da escala de atuação.

Publicidade
Ameris

Nessa perspectiva, considerando tal competitividade, a abordagem Data Driven possui a capacidade de capacitar as pousadas e os hotéis no que tange ao acesso, à análise e à compreensão de informações relevantes, transformado-as em insights passíveis de ação. Essa movimentação cria uma estrutura segura e sólida no que se refere à tomada de decisões assertivas por parte dos atores responsáveis por gerir os negócios.

Em suma, tomar decisões com base em dados sólidos é uma premissa elementar em todos os setores, especialmente quando se trata do ramo hoteleiro. Acontece que os dados confiáveis viabilizam avaliar os riscos, identificar as oportunidades, embasando escolhas diretamente de forma estratégica e não aleatória.

Data Driven é a chave para a competitividade no setor hoteleiro
No ramo hoteleiro, a análise desses dados ajuda a entender o mercado, permitindo que o estabelecimento se adapte às necessidades dos clientes – Crédito da foto –

O processo de tomada de decisão reduz as incertezas, economizando tempo e recursos, aprimorando drasticamente o desempenho do negócio. No ramo hoteleiro, a análise desses dados ajuda a entender o mercado, permitindo que o estabelecimento se adapte às necessidades dos clientes, otimizando, também, suas operações, ampliando as arrecadações.

Publicidade
Harus

Além disso, é importante destacar que uma das principais aplicações desse tipo de metodologia está na personalização de anúncios de campanhas. Acontece que, ao entender o perfil e as preferências dos hóspedes utilizando os dados consolidados, os hotéis e as pousadas conseguem fazer o direcionamento estratégico de suas mensagens.

A partir disso, inevitavelmente, a tendência é que aumente a eficácia das campanhas, bem como as taxas de conversão de clientes. Dito isso, é preciso entender que a otimização das experiências dos hóspedes mostra-se nesse ramo como um fator fundamental. Através do uso desses dados, os empreendimentos conseguem oferecer um leque amplo de serviços personalizados, como a recomendação de restaurantes locais, atividades de lazer, pontos turísticos, entre outros.

Publicidade
Tramontina

Tudo isso transmuta uma atmosfera de pertencimento, fazendo com que a estadia do hóspede seja memorável. Na era da tecnologia, é comum a publicação de feedbacks relatando a experiência nas hospedagens. Isso significa que entender as preferências dos clientes amplia o fluxo de hospedagem de forma cíclica, aumentando a receita do estabelecimento.

Data Driven é a chave para a competitividade no setor hoteleiro
O uso do Data Drive possibilita elevar a competividade nos hotéis – Crédito da foto – iStock

O poder por trás do Data Driven

Existe uma peça-chave na construção de uma boa estratégia Data Driven, especialmente no que diz respeito ao ramo hoteleiro. No mundo do conhecimento, a ciência geográfica, responsável por entender a complexidade do próprio espaço geográfico em sua totalidade, através da interação entre a sociedade e a natureza, mostra-se como uma ferramenta poderosa.

Em síntese, a ciência geográfica permite o estudo de componentes e variáveis lógicas capazes de explicar e traduzir os fenômenos de ordem social, econômica, política e ambiental, baseando-se em informações de localização. Nesse sentido, com o acréscimo da dimensão espacial, a metodologia Data Driven torna-se uma abordagem mais rica.

A inteligência geográfica permite que os hotéis e as pousadas entendam não somente quem são aqueles que frequentam seus espaços, mas também de onde essas pessoas vêm, como se movem na região, e quais são as principais atrações que existem ao redor e que podem interessá-las.

Hoje, a experiência do usuário é um dos fatores propulsores no mundo dos negócios, especialmente por aqueles que ofertam algum tipo de serviço ou produto. Uma boa experiência significa, também, eficiência e satisfação, resultando diretamente no sucesso do negócio.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Todas essas questões são valiosas para criar ofertas personalizadas para os clientes, otimizando tanto os recursos quanto as tomadas de decisões, baseadas em dados sólidos e geoespaciais. No final das contas, a consolidação de dados, impulsionada diretamente pela abordagem Data Driven e potencializada pelo olhar geográfico da questão, mostra-se como a fórmula para o sucesso no setor hoteleiro.

Adotando tal metodologia, os hotéis e as pousadas conseguem oferecer experiências mais relevantes, melhorando a eficiência dos negócios, destacando-se em um mercado que a cada dia torna-se mais competitivo e que tende a crescer ainda mais com o transcorrer do tempo.

Publicidade
Clima ao Vivo

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA