Opinião

Cliente Oculto: Os pequenos espiões

Marcos Galvez*

 

Acredito que todas as pessoas que lerem esse artigo e forem pais hão de concordar com a maioria das histórias e opiniões. Aliás, pensando bem, nem precisam ser pais, basta ter contato próximo com crianças pequenas, sejam sobrinhos, priminhos ou filhos de grandes amigos.

 

As crianças desse século são muito diferentes do que fomos na mesma idade. Se bobear, tem mais esperteza com cinco ou seis anos do que todos nós quando tínhamos dez.
Você pode até achar que a equipe de recreação do seu negócio está indo bem, mas quem terá a real avaliação sobre essa turma são os pequenos.

 

É claro que qualquer deslize por parte dos recreadores irá parar nos ouvidos dos pais. Assim como todos os outros tipos de reclamações que a molecada possa ter: os brinquedos que não funcionam ou estão com problemas de manutenção, a piscina infantil com sujeira, a falta de atividades (ou criatividade), comidinha ruim e até mesmo coisas escritas erradas em cartazes.

 

A maioria dos pais não acompanha as atividades dos filhos no hotel. Deixa os filhotes com a equipe de recreação no começo do dia e, em alguns casos, só vai encontrá-los no final da tarde. É aí que ficam sabendo o que aconteceu de bom ou não. Se os filhos estão felizes ou loucos para irem embora. É nessas horas que os pais acabam indo fazer reclamações e a confusão está armada.

 

Eu, no lugar de um gerente de hotel, tentaria ouvir a garotada antes de ter que escutar as broncas dos pais. Aproveite uma das reuniões da sala de recreações e bata um papo. Saiba a opinião e as sugestões deles sobre tudo o que você oferece. Claro que muitas delas serão impossíveis ou “criativas demais”, porém, tenho certeza que algo pode surgir ou uma ideia nova seja despertada.

 

Portanto, você dono de hotel, pousada, resort ou qualquer outro meio de hospedagem, tem que estar muito atento com esse “pequeno público”. Não os subestimem, porque eles conseguem reparar em detalhes que você nunca imaginou.

 

Os dias que eles passaram no hotel, com certeza será assunto com os amiguinhos do colégio, da natação, da escolinha de futebol etc. Contarão o quanto se divertiram na viagem e, obviamente, tentarão fazer a cabeça deles para irem também conhecer o lugar.

 

Claro que aí esses colegas, irão repetir a história para os respectivos pais, que podem se empolgar com a ideia de um final de semana tranquilo com alguém cuidando bem das crianças. Olha! conheço amigos que sempre vão aos mesmos hotéis nas férias justamente por isso.

 

Como já dissemos em um outro artigo: notícia boa se espalha, mas as ruins também, às vezes até com mais velocidade, principalmente se os pequenos espiões não gostaram do que viram.

 

 

*Marcos Galvez é um personagem criado pelos consultores da Konduti, empresa de cliente oculto especializada em hotelaria, gastronomia e turismo. konduti
@konduti.com.br

Publicidade
Harus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA