Cafés especiais conquistam espaço de destaque na hotelaria

O consumo de cafés superior e gourmet vem crescendo nos últimos anos demonstrando que os consumidores estão mais exigentes e buscando novas experiências ao saborear uma xícara de café

Você sabe a diferença entre café especial e café gourmet? O que eles têm de diferente daquele tradicional cafezinho torrado e moído, com as opções tradicional e extra forte, geralmente feito no coador, e que já faz parte do cotidiano do brasileiro? A ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café, que trabalha com as seguintes categorias: tradicional, extraforte, superior e gourmet, explica. As categorias de café tradicional e extraforte são caracterizadas por atributos sensoriais com uso de uma análise técnica baseada no Perfil Sensorial Descritivo, possuindo características de uma bebida de amargor intenso, pouca doçura, encorpado e adstringente. Alguns atributos adicionais mais comuns são: o sabor amadeirado e tostado e, ter como matéria-prima principal a maioria dos cafés cultivados no Brasil. Estas categorias são percebidas pelos consumidores como uma bebida marcante, com amargor característico e forte. A categoria de café superior é caracterizada como uma bebida de amargor, doçura e acidez variando de leve a moderado e possui alguns atributos adicionais como os sabores amendoado e chocolate. Em relação à percepção dos consumidores, a categoria é percebida como um café suave, com um amargor e acidez leve, frutada com notas de caramelo, e com aroma e sabor.

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Já a categoria de café gourmet, possui características de uma bebida de baixo amargor, acidez e doçura moderada a alta, com destaque para os atributos frutado e floral. Em relação à percepção dos consumidores, a categoria é percebida como um café suave, porém, doce, ácido, frutado e cítrico. Esta categoria tem como matéria-prima principal uma pequena parcela dos cafés cultivados no Brasil.

Apesar das categorias tradicional e extraforte serem as preferidas do brasileiro, em 2022 as vendas de cafés da categoria superior tiveram aumento de 26% e da categoria gourmet aumento de 20%, conforme pesquisa feita pela Horus, encomendada pela ABIC.

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Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

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