Brasil está entre os países que mais receberam vistos americanos
Segundo pesquisa feita pela AG Immigration – escritório de advocacia imigratória com sede em Washington – o Brasil ocupou o terceiro lugar no ranking dos que mais receberam vistos norte-americanos em 2022. São mais de 800 mil ficando atrás apenas do México, com 1,9 milhão e da China, com 1 milhão.
O visto de visitante B1/B2 – que é o destinado para viagem de turismo e negócios foi de mais de 748,5 mil emissões em 2022, representando cerca de 92%. Houve um aumento de 944% sobre 2021, ano em que os consulados e a Embaixada ficaram fechados ou com serviços limitados em razão da pandemia de COVID-19. Essa é a maior quantidade de vistos dessa categoria emitidos para brasileiros desde 2015, quando mais de 873 mil autorizações de entrada desse tipo foram expedidas pelos órgãos consulares. A pesquisa da AG Immigration mostra ainda que o Consulado dos EUA em São Paulo foi o terceiro posto diplomático que mais emitiu vistos em todo o mundo – atrás somente do de Monterrey e da Embaixada da Cidade do México. Hoje, o tempo médio de espera para a primeira entrevista no posto consular de São Paulo, está com espera em torno de 571 dias.
Vacina contra COVID-19 é necessária
Viajantes maiores de idade precisam apresentar comprovante de vacinação (menores de idade, não necessitam). O turista é considerado com esquema vacinal completo se tiver tomado a segunda dose (ou dose única), até 14 dias antes do embarque. Não é necessário ter tomado as doses de reforço.
De acordo com Fabio Pessoa, Diretor de Marketing e Canais Digitais da Universal Assistance Brasil, empresa do grupo Zurich, com atuação no segmento de seguro viagem, o país é um importante destino para os brasileiros e é extremamente recomendado ir com um seguro viagem, já que o país tem o sistema de saúde pública limitado e os valores com gastos médicos são altos na rede privada, impactando diretamente no orçamento.