Brasil enfrenta críticas por valores de hospedagem na COP-30

O organização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ainda tem muitos desafios para a realização do evento

A disparidade nos preços de hospedagem para a COP-30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro, tem gerado críticas a organização e ao governo brasileiro. Na última semana em evento pré-COP, que aconteceu em Bonn, na Alemanha, representantes da sociedade civil e negociadores de vários países fizeram questionamentos aos representantes brasileiros sobre o acesso aos meios de hospedagem.

Publicidade
Desbravador
[sociallocker]

O Brasil corre contra o tempo para disponibilizar acomodações suficientes para a realização do evento. O governo federal se comprometeu a disponibilizar mais de 29 mil quartos e 55 mil leitos, a maioria em aluguéis de curto prazo. Além disso duas embarcações de cruzeiro estarão disponíveis para reserva, totalizando 3.882 cabines e cerca de 6.000 leitos. Entre essas acomodações, a liderança da COP 30 disse estar trabalhando com diárias em torno de 100 dólares, equivalente a mais de R$ 500.

Publicidade
Tramontina

Porém há discussão e reclamações sobre cobranças abusivas, no caso das comitivas de Chefes de Estado e autoridades, as cotações chegara a R$ 25 mil por diária. Diante de tantas especulações, o Ministério da Justiça, por meio da Senacon – Secretaria Nacional do Consumidor, investiga se hotéis em Belém estão adotando práticas abusivas.

De acordo com matéria veiculada pela Folha de São Paulo, diversos hotéis da cidade foram notificados. Já por outro lado o Sindicato de Hotéis e Restaurantes dos municípios de Belém e Ananindeua alegou que o governo está praticando uma ingerência na atividade econômica privada. De acordo com a reportagem, a Senacon negou qualquer tipo de tentativa de intervir em preços, disse que está cumprindo suas atribuições legais, e que segue à disposição para o diálogo, reafirmando seu compromisso com o equilíbrio nas relações de consumo e a promoção de um ambiente de negócios saudável, transparente e competitivo, no âmbito da COP 30.

Publicidade
Clima ao Vivo

A menos de cinco meses para o início da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que teve Belém simbolicamente escolhida como sede, a organização terá muito trabalho para resolver todas as questões que ainda permeiam a realização do evento.

[/sociallocker]
Publicidade
Anuncie conosco

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA