HOME Matérias Mercado “Baixa ocupação é o momento perfeito para o Marketing”, diz Bob Gilbert

“Baixa ocupação é o momento perfeito para o Marketing”, diz Bob Gilbert

Presidente da HSMAI estava presente na 3ª Strategy Conference Brasil da entidade, realizada na última quinta-feira (10) em São Paulo

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Bob Gilbert, Presidente & CEO da HSMAI - Foto: Raiza Santos

O Presidente da HSMAI – Hospitality Sales Marketing Association International Bob Gilbert esteve no Brasil para participar da 3ª HSMAI Annual Strategy Conference, promovida pelo braço brasileiro da associação na última quinta-feira (10), no hotel Hilton São Paulo Morumbi, zona sul da capital. No País, a entidade é liderada por Gabriela Otto, consultora, professora e especialista em hotelaria de luxo e Revenue Management.

Bob Gilbert afirmou que o plano da HSMAI para o Brasil é de manter o crescimento dos eventos e capacitações sobre vendas, marketing e Revenue Management, através de palestras, mesas redondas e conferências. “Nós também pretendemos investir no crescimento do nosso Programa de Certificação. Nós temos programas em Marketing Digital e Revenue Management que ajudarão os hoteleiros a se tornarem experts nestas áreas, que são importantes hoje para os hotéis serem capazes de captar receitas e gerenciar a rentabilidade daquela receita. Então, as certificações irão ajudá-los a fazer isso”, pontua o CEO da associação.

Gilbert acredita que atualmente as pessoas já conheçam a marca HSMAI, sabem que podem confiar nela e que trata-se de um parceiro educacional. “Nós não estamos tentando vender um produto ou serviço, ou uma associação não profissional para a indústria. Quando chegamos ao Brasil, oferecemos um novo conceito. As pessoas conheciam associações e empresas do turismo, mas uma entidade profissional que promove exclusivamente educação era relativamente um novo conceito aqui. Que os hotéis saibam cada vez mais quem somos”, declarou.

Quanto à expectativa para o mercado hoteleiro em tempos de incerteza econômica, Gilbert disse que vê um mercado muito resistente. Segundo ele, toda economia ao redor do mundo tem um fluxo que pode suprir a demanda por quarto de hotel. “Assim como a demanda cai, ela definitivamente volta a crescer. Haverá diferentes geradores de demanda que serão os guias da economia e da indústria hoteleira”, diz.

O CEO da HSMAI declara ainda que bons vendedores precisam entender que estarão vendendo para consumidores de todas as classes econômicas, que sabem qual é o seu produto e serviço. Há diversos tipos de consumidores, entre corporativos, viajantes comuns e de lazer que vêm aqui apenas para aproveitar a situação do mercado. Talvez sejam congressistas internacionais que querem vir ao País para aproveitarem o preço praticado no mercado devido as condições atuais. Por isso, há momentos de baixa procura para os hotéis, o que é uma oportunidade de marketing perfeita. Então, vendas, marketing e gestão de receitas (RM) sempre têm que estar atualizadas, independente da economia”, explica.

Bob também comentou que o Brasil conta com uma diversidade fantástica de hotéis, o que permite a entrada de muitos tipos de consumidores, independentemente do motivo pelo qual estão viajando. E é aí que o marketing se mostra importante. “Sem a comercialização dos hotéis e do destino, os consumidores de fora do país não sabem para onde ir e como chegar lá”.

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Bob Gilbert também elogiou a edição brasileira da Conferência anual  de Estratégia da HSMAI, que trouxe um vasto conteúdo técnico em vendas e também sobre liderança e motivação. A associação está produzindo conferências como esta em todo o mundo, como em Bangkok, capital da Tailândia, onde acontece a Conferência de Revenue Management para a região da Ásia e Pacífico ainda esta semana.

Para ele, as mudanças do comportamento dos consumidores são tão importantes, que eventos educacionais como este ajudam os hoteleiros a entender como elas acontecem e como eles buscam e vendem os hotéis, o que muda todos os dias. “Não é algo que você aprende uma vez e nunca mais precisará participar de outra conferência. É necessário ter capacitação contínua visando mudanças, transformações que seu negócio precisa para prosperar. Vamos continuar promovendo eventos assim porque sempre terá algo mudando. Não podemos antecipar o conteúdo da Strategy Conference do ano que vem, mas sabemos que será diferente deste ano. Portanto, as pessoas têm o compromisso de continuar a investir em sua educação para serem melhores profissionais”, destacou Gilbert.

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