Publicidade
SPCVB

Arquitetos de Gramado projetam revitalização de cidade turística do RJ

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

A cidade serrana de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, passa por uma revitalização completa com objetivo de se tornar um dos principais atrativos turísticos do País

O ousado projeto do prefeito André Português, é ancorado no trabalho dos arquitetos gramadenses Edenaur Goularte Júnior e Diogo Pedrassani, diretores do tradicional escritório de arquitetura de Gramado, Goularte & Pedrassani.

Publicidade
Escola de resultados

O escritório completou em 2021 dez anos de atuação e projetos marcantes para a Serra Gaúcha como o parque Olivas, Complexo Vita Boulevard e grandes hotéis como o Laghetho Stilo Borges, entre outros. O contrato entre a Prefeitura fluminense e o escritório gaúcho foi formalizado em 2019.

 

Entre os projetos desenvolvidos e colocados em prática estão: uma Rua Coberta (será inaugurada neste Natal); paisagismo das ruas centrais; ponte turística sobre o lago da cidade; paradas de ônibus; revitalização das fachadas em 1 km da área central (a Prefeitura vai isentar IPTU por 5 anos para os empresários que colocarem o projeto em prática); Feira do Agricultor e Feira do Artesanato;

Publicidade
Faitec

Os arquitetos gaúchos criaram uma linguagem para a cidade, usando sua expertise dos projetos em Gramado e na Serra Gaúcha, com conceitos e referências que a tornem atrativa para o turismo como sinalização, postes de iluminação, detalhes em pedra, madeiras e telhas de barro, por exemplo.

Arquitetos de Gramado projetam revitalização de cidade turística do RJ

Perspectiva artística da revitalização da cidade de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro (divulgação)

Ao mesmo tempo, foram criados projetos destaque para as duas feiras, Rua Coberta, a ponte turística no lago e as fachadas das áreas centrais. O investimento da prefeitura de Miguel Pereira é no formato público-privado. O Prefeito da cidade do RJ, André Português, é grande entusiasta do destino turístico Serra Gaúcha e de Gramado.

Publicidade
Soluções 1

Segundo o arquiteto Edenaur Goulart, “Através de indicações o prefeito de Miguel Pereira, André Português nos contatou pela nossa experiência em projetos para o Turismo. Chegou ao nosso escritório principalmente em função de projetos que desenvolvemos como hotéis, complexos turísticos e parques. Ele nos convidou para ir até Miguel Pereira conhecer a cidade e nos passar quais os objetivos. Em nossa ida, fechamos esta parceria e desde então temos trabalhado muito para a revitalização completa da cidade”.

Arquitetos de Gramado projetam revitalização de cidade turística do RJ

Perspectiva artística de rua coberta (divulgação)

Diogo Pedrassani explica: “A Rua Coberta já está em fase bem adiantada. Será um mall de lojas, restaurantes, áreas de convivência ao ar livre e coberta e cinema para 300 pessoas. Já foi inaugurado o Espaço do Agricultor, o Espaço do Artesão também está em obras e após, será feita a revitalização de 1km da área do Centro englobando 150 fachadas, todo mobiliário urbano, além de calçadas, paradas de ônibus, ponte turística, lago e sinalização turística. A cidade tem uma linguagem própria e elementos bem fortes e marcantes como as pedras, telhas de barros, pegamos esta identidade e criamos o conceito de revitalização. O desafio é grande pela distância, pelo plano grande de revitalização mas o resultado está nos deixando muito felizes”.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA