AconteceuÚltimas Notícias

Arena da Hospitalidade traz temas relevantes durante a Equipotel

Com curadoria de Gabriela Otto espaço apresentou palestra sobre o futuro tecnológico da hotelaria

A Arena da Hospitalidade, que traz conteúdos para a Equipotel 2022, com foco em Tecnologia, Pessoas e Gestão, Liderança, Novos Projetos e Educação tem curadoria de Gabriela Otto e na tarde desta quarta-feira (14) recebeu Marcelo Salomão , VP Customer Technology Services da Accor South America e Rafael Albuquerque, fundador e CEO da Zoox Smart Data, empresa de Data & Analytics presente em 22 países, e em mais de 1.600 clientes, para a palestra: As Tecnologias que estão moldando o Hotel do Futuro.

Publicidade
Tramontina

Rafael que atualmente é membro do ScaleUp Endeavor, programa de aceleração das empresas que mais crescem no Brasil, apontou algumas tecnologias e tendências que estão em alta no setor de hospitalidade, como 5G, Metaverso, utilização de aplicativos, o fim do uso de telefone e uma nova forma de assistir televisão, mas pontuou que há também algumas ferramentas que são mail utilizadas, por exemplo, o Big Data que muitos falam mas não sabem a maneira correta de utilizar, mobile key que são poucos efetivos e TV a cabo que já não é suficiente para o entretenimento dos hóspedes.

Arena da Hospitalidade traz temas relevantes durante a Equipotel
Na Arena da Hospitalidade foi debatida  a aplicação da tecnologia na hotelaria – Foto: Denise Bertola

Já Salomão que tem muitos anos de experiência dedicados à tecnologia hoteleira, atuando na CMNET como Gerente Nacional de Servicos e como Diretor Divisional de Operações na Atlântica Hotels, apresentou alguns desafios tecnológicos da hotelaria atualmente, como por exemplo, o déficit em infraestrutura básica não investindo em switches, roteadores, firewalls, servidores, não utilizar redes de gerenciamento de wi-fi, deixar de investir em motores de reserva próprios e não ter uma estratégia de gestão de canais de comunicação. De acordo com Salomão o hoteleiro deve levar em conta que o hóspede tem novos hábitos de consumo com trabalho remoto, uso de aplicativos, streamings e também precisar estar atento as vulnerabilidades de hardwares e software com ciberataques, estar por dentro da LGPD e ter equipes preparadas para utilizar essas novas ferramentas.

Arena da Hospitalidade traz temas relevantes durante a Equipotel
Marcelo Salomão: “Tecnologia é um meio e não um fim” Foto: Denise Bertola
Publicidade
Desbravador

E destacou quais as principais tecnologias que a hotelaria precisa ter para estar pronta para o futuro. O cloud computing, ou seja as plataformas em nuvem para armazenamento de dados, sistemas de identificação de perfil para personalizar a jornada do hóspede por meios de inteligência artificial e CRM, oferecer experiências de automação, com quartos inteligentes e robotização e precisa investir na tecnologia de entretenimento, principalmente investindo e oferecendo opções de streaming. “É preciso mudar a cultura de investimento em tecnologia no Brasil. A tecnologia é um meio e não um fim”, conclui Marcelo Salomão. A palestra foi finalizada com um bate-papo e perguntas dos participantes que lotaram o espaço da apresentação.

A 59ª Equipotel acontece entre os dias 13 e 16 de setembro, no Expo São Paulo, na zona Sul da Capital.

Publicidade
Fispal

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA