Publicidade
Simmons

ADIT Share 2021: Arquitetura funcional e impacto na operação hoteleira

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

Lara Teixeira, Diretora de Design e Construção para América Latina e Caribe da Wyndham Hotels & Resorts, apresentou a palestra “Arquitetura funcional e impacto na operação hoteleira” como parte da programação do segundo dia do 9º ADIT Share, evento realizado pela ADIT Brasil no Bourbon Atibaia Resort com apoio da Revista Hotéis como media partner oficial.

Publicidade
Pikolin

Neste painel, Lara convidou a audiência para entender o que impacta a operação hoteleira do ponto de vista da arquitetura e deu valiosas dicas sobre o tema. “Uma vez eu estava no lobby de um hotel muito bonito, onde estava localizado o restaurante e a sala de vendas. Percebi um garçom atravessando o lobby com uma bandeja. Depois, ele retornou o mesmo lobby, toda a área social, com uma bandeja cheia de copos e utensílios sujos. Perguntei sobre isso ao Gerente e ele me explicou que o único acesso desse fluxo passa pela área social e revelou ainda que crianças atropelaram esses profissionais por mais de uma vez, além de outros transtornos. O design é essencial na hotelaria. A arquitetura tem peso na escolha e na experiência do hóspede durante sua estada. No entanto, percebemos que existe uma oportunidade dos desenvolvedores de conhecer toda a operação e entender como isso impacta a rentabilidade”.

Estratégia

Para Lara, a hora de uma operadora entrar no desenvolvimento de um empreendimento é “menos um”. “Só conseguimos colaborar muito mais se trabalharmos desde o início. Analisamos sempre como funciona a operação do hotel. Como é a saída de lixo, a chegada dos insumos na área de Alimentos e Bebidas, todos os pormenores devem ser checados. Isso é uma coisa que conseguimos fazer se estivermos envolvidos desde o começo do processo”.

Publicidade
Altenburg

Dimensionamento e localização das áreas de serviço e de funcionários

Lara explicou a importância com o dimensionamento e localização das áreas de serviço e de funcionários. “Como vai ser a operação de um restaurante? O que ele vai servir? Os equipamentos variam dependendo do que for servido pelo estabelecimento. Segundo ponto é a lavanderia. “As roupas serão lavadas dentro do hotel? Se sim, deve-se pensar na lavanderia desde o início do projeto, pois a lavanderia lida com equipamentos de proporções e pesos grandes. Áreas de funcionários também são importantes pois queremos que os colaboradores se sintam acolhidos. Os depósitos são o espaço seguinte. Tudo que será usado na área da piscina por exemplo, deve ser armazenado próximo dessa área”, explica a profissional.

Publicidade
Onity

Lara também ressaltou a importância do planejamento do empreendimento na área de lazer. “Todo o planejamento de food & beverage deve ser planejado na área de lazer. Ambientes noturnos são esquecidos na hotelaria, por exemplo. Que tipo de iluminação posso utilizar. Nas academias é preciso pensar em vistas, pois são espaços utilizados e ninguém quer fazer exercícios no terceiro subsolo”.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA