Publicidade
Retomada do turismo

ABIH/SC promoveu evento de lançamento do Encatho & Exprotel 2020

O Iate Hotel Florianópolis foi palco no dia de ontem de um grande evento promovido pela ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina. Houve palestras, entrega de placas aos novos associados, lançamento da 33ª edição do Encatho & Exprotel e da 2ª edição da revista ABIH-SC, além de um almoço festivo para comemoração do Dia Nacional do Hoteleiro, que acontece no próximo dia 9 de novembro. O evento reuniu diversos hoteleiros, fornecedores, autoridades, profissionais do setor e imprensa.

Publicidade
Expo Retomada

O Presidente da ABIH/SC, Osmar José Vailatti, deu início ao evento explicando que o objetivo principal deste encontro é comemorar e homenagear os hoteleiros e todos que exercem a função neste importante setor. “Há 83 anos os hoteleiros celebram esta data para marcar a fundação da ABIH. Hoje quero agradecer a todos que estão aqui, que nos dão as mãos nesta luta e que nos ajudam na busca de melhores dias para a hotelaria catarinense. Parabéns hoteleiros e hoteleiras de Santa Catarina, do Brasil e do mundo”, destacou Vailatti.

O Presidente da ABIH/SC, Osmar José Vaillati recebeu muitos convidados – Foto – Divulgação

Já o Deputado estadual Ivan Natz, Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC – Assembleia Legislativa de Santa Catarina, trouxe uma mensagem de apoio. “Apesar do setor já ter uma representatividade significativa no PIB catarinense, há muito por fazer, por construir, treinar e divulgar. Estamos trabalhando para afastar a burocracia e incentivar o desenvolvimento. Os números ainda estão abaixo do que esperamos e, como parceiros da causa, estamos trabalhando para reduzir impostos que possam contribuir para atrair mais turistas”, enfatizou Natz.

Publicidade
FBHI

Após o discurso, o deputado entregou uma homenagem ao Diretor-presidente da ABIH-SC como reconhecimento a todos que ajudaram a construir o turismo e a hotelaria catarinense, convocando, a pedido dos deputados estaduais, que as comemorações do Dia do Hoteleiro de 2020 seja realizado em Sessão solene comemorativa dentro da ALESC.

Na sequência, o Presidente da Fecomércio/SC, Bruno Breithaupt, reforçou a parceria entre as entidades para o pleno desenvolvimento do turismo. “Coloco o sistema Fecomércio sempre à disposição. Deixo meu abraço e aproveito para enfatizar que estaremos sempre cobrando junto às autoridades a atenção necessária para o crescimento de toda categoria”.

Um bom público compareceu ao evento – Foto – Divulgação

Lei Geral de Proteção de Dados

Após os pronunciamentos, a palestra do advogado João Paulo de Mello Filippin, abordou um tema de grande interesse do setor, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Ressaltou aspectos importantes como: consentimento do titular dos dados, exceções, quem são os principais atores, advertências e tipos de multas. “Qualquer informação que possa identificar determinada pessoa seja a placa de um veículo, o CPF ou dados mais sensíveis como raça e preferências, devem seguir regras específicas. As autoridades atuarão principalmente através de denúncias dos próprios usuários. Estar preparado para responder questionamentos é uma obrigação. Não estar preparado pode gerar perdas gigantes, pois parceiros de negócios são corresponsáveis e podem abrir mão de contratos comerciais com o estabelecimento”, reforçou.

Publicidade
RAP Engenharia

Os parceiros desta edição apresentaram vídeos institucionais e específicos em homenagem a hotelaria. Em seguida, receberam um certificado de reconhecimento pelo importante apoio às ações da entidade, a saber: Desbravador, Pormade Portas, JN Hotelaria, Harus, Gena, Top Car, Lídio Carraro Vinícola Boutique, Gute Schokolade, Eterna Flor e Iate Hotel.

Lançamento Encatho & Exprotel 2020

Antes do almoço festivo, Lara Perdigão, Relações Públicas da ABIH-SC realizou a apresentação da temática e data da próxima edição do Encatho & Exprotel. A 33ª edição do maior encontro de hoteleiros do Sul do País acontece de 18 a 20 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis, com o tema “Mercado & Negócios”. Anunciou também a importância do evento estar incluído no período do Floripa Conecta. Para divulgar o evento ao longo dos próximos nove meses foi lançada também a 2ª edição da Revista da ABIH-SC. Com 48 páginas, a publicação apresenta um resumo das principais atividades da edição 2019 do Encatho, uma breve apresentação das ações e funcionamento da ABIH-SC e a lista completa de hotéis associados e sócios colaboradores da entidade.

Publicidade
Continuum

Os números da hotelaria Catarinense

Os serviços de hospedagem estão relacionados ao turismo como um dos mais importantes elos na cadeia do segmento e, Santa Catarina é um destino de enorme potencial turístico. Para a ABIH-SC, conhecer o perfil e realidade do setor hoteleiro no estado é de fundamental importância pois, como afirma Osmar Vailatti, “só a partir do entendimento do contexto é possível adotar ações e políticas que viabilizem o seu crescimento”.

Segundo dados do IBGE, Santa Catarina, conta com 1.782 estabelecimentos (5,7% do total), 56.573 unidades habitacionais (5,6% do total) e 146.837 leitos (6,1% do total). O levantamento aponta também que 44,8% são hotéis, 36,9% pousadas, 9,5% motéis e 8,8% outros meios.

Publicidade
Totaline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA