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A importância de investir em segurança no segmento hoteleiro

Boas práticas são um diferencial na escolha de hospedagens

O setor de hotelaria sofreu bastante durante a pandemia de COVID-19, mas gradualmente voltou ao normal, registrando ocupação recorde. Para se diferenciar da concorrência, os hotéis começaram a investir em câmeras, sensores de presença e outros mecanismos de segurança. Com o avanço do setor hoteleiro, vieram as inovações nos hotéis em si, como o check-in inteligente, portas com senhas e outras novidades. Mas, ao mesmo tempo, a segurança hoteleira deve estar aliada com a proteção da privacidade dos clientes, e, acima de tudo, mantendo a privacidade intacta.

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Além da segurança eletrônica, a proteção contra acidentes também é um fator predominante da segurança hoteleira. Se você trabalha com a área e deseja conhecer os aspectos da segurança dos hotéis, confira quais são as principais formas de manter seu hotel mais seguro.

Aspectos da segurança hoteleira

Segurança hoteleira não se resume a um único aspecto. Por exemplo, estabelecer seguranças na entrada do hotel ou da portaria eletrônica é apenas uma medida de segurança. Eles servem para mitigar riscos de roubos, mas fazem parte de um conjunto mais amplo dessa área.

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De fato, contratar seguranças e reforçar a entrada é parte de um dos aspectos da segurança hoteleira: a segurança física. Esse tipo de segurança envolve a proteção dos aspectos físicos, como a segurança do hotel, dos hóspedes e de seus bens. Essa é a parte mais tradicional da segurança, mas é o aspecto que mais garante proteção aos hóspedes, especialmente em períodos de alta demanda, como eventos ou períodos de férias.

A segurança é um item de muita importância num hotel – Foto – Freepik

Segurança pessoal

Por outro lado, a segurança pessoal tem como foco exclusivo as pessoas que estão no hotel. Ou seja, é a área que visa garantir a segurança física e moral dos hóspedes, bem como a proteção da privacidade destes durante sua estadia na acomodação.

Uma das formas de manter a segurança dos hóspedes é a instalação de câmeras de segurança nos corredores, como forma de monitorar o fluxo de entrada e saída de pessoas. Além disso, muitos hotéis começaram a introduzir fechaduras com senhas nos quartos.

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Essas senhas são individuais para cada quarto, de modo que apenas o hóspede consegue acessar a acomodação. Tal medida evita os riscos de entradas não autorizadas e roubos de chaves nos quartos, além de manter a privacidade dos hóspedes.

Segurança do trabalho

Assim como a segurança pessoal envolve principalmente os hóspedes, a segurança do trabalho tem como foco os colaboradores do hotel. Diz respeito aos métodos de trabalho adotados no hotel e ao uso de EPI – equipamentos de proteção individual, quando forem necessários.

Esse aspecto da segurança é mais comum nas atividades em que há um grande risco, como a limpeza das janelas externas, por exemplo. Aí se faz necessário possuir EPIs adequados, revisados constantemente, de modo a evitar riscos aos colaboradores. Os EPIs também são fundamentais para as equipes de limpeza dos quartos, de modo a evitar possíveis riscos de doenças.

Conforto e segurança são essenciais num hotel – Foto – Freepik
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Segurança estrutural

Outro aspecto da segurança hoteleira diz respeito à estrutura do hotel em si, que pode ser alvo de acidentes graves. São problemas como vazamento de gás, panes elétricas, incêndios ou assaltos e furtos. Nesse caso, medidas como câmeras de segurança ou contratar mais segurança não são o suficiente.

Por isso, os hotéis devem investir em equipamentos mais eficazes para aumentar a segurança dos hóspedes. Em termos estruturais, a implementação de detectores de fumaça mais eficientes, instrumentos de corte de vazamento de gás e saídas de emergência bem sinalizadas e amplas, além de extintores de incêndio que estejam com a manutenção sempre em dia.

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Já para a proteção contra furtos e roubos, as já citadas maçanetas com senha podem mitigar o risco de ataques por meio de cópias de chaves. Outra alternativa são as fechaduras que tenham sensores de impressão digital, que só podem ser abertas pelo hóspede que está no quarto, a fim de diminuir o risco de fraudes no sistema de senhas. Essas são algumas das medidas que não representam gastos, mas sim investimentos no setor hoteleiro e podem diferenciar os estabelecimentos que as adotam, fornecendo mais segurança e aumentando a taxa de ocupação.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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