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A cibersegurança como facilitadora de negócios no setor de turismo e hotelaria

Por María José Albarrán, Territory Account Manager da Fortinet

Um estudo realizado pelo site Hackmageddon (que disponibiliza cronogramas e estatísticas de segurança da informação) determinou que o setor de hotelaria ocupa o terceiro lugar entre as indústrias mais afetadas por incidentes de segurança. No entanto, o que marca o atual momento do turismo e da hotelaria é a necessidade de conectividade e de redes com um bom desempenho.

Não são somente os clientes que buscam estarem conectados. Empresas, instituições, funcionários, fornecedores, agências e diversos outros envolvidos nesse setor também precisam de um acesso rápido e constante. A tendência da hiperconectividade abre portas para a urgência da cibersegurança ao considerar quantos clientes desse mercado estão online todos os dias. Quantos hóspedes em um hotel? Quantos fregueses em um restaurante? Quantos passageiros em um aeroporto? Cada acesso pode representar uma brecha para ameaças. Hoje, as empresas de turismo e hotelaria devem aproveitar a internet para oferecer um valor agregado ao consumidor e ter uma vantagem competitiva no mercado, obviamente sem esquecer da cibersegurança. Isso se torna ainda mais relevante se levarmos em consideração que os ganhos globais das reservas de viagens online representam mais de US$ 340 bilhões, de acordo com o portal Statista.

O setor de turismo e hotelaria detém uma impressionante quantidade de informação, o que é extremamente atraente para aqueles que lucram com o cibercrime, como ransomware ou ataques DDoS, por exemplo. Quantas reservas uma cadeia de hotéis poderia perder caso o site seja desativado por 24 horas?

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No setor de turismo, o crime mais comum é o roubo de informações, com foco em dados financeiros, sendo que a maneira mais comum de fazer isso é via redes Wi-Fi desprotegidas. Os hotéis são frequentes vítimas de fraudes e as ofertas falsas são responsáveis por 40% delas. Por conta disso, os cibercrime e as falhas de segurança da informação foram colocados em primeiro lugar entre as cinco maiores preocupações de empresas em todo o mundo, de acordo com o Barômetro de Risco de 2015 da Allianz Global.

Se considerarmos que o rendimento global do turismo é de US$ 1,16 trilhão, o resultado do investimento em uma plataforma que, além de proteção, fornece aos clientes uma experiência única, a maneira de fazer negócios neste setor pode mudar completamente. Além de ter uma proteção elevada, graças a uma solução abrangente, podemos fornecer excepcional serviço ao cliente por meio de uma conectividade e análise de big data.

Uma plataforma abrangente pode permitir que diversas organizações como hotéis/resorts, aeroportos, restaurantes, entre outras, obtenham uma grande vantagem competitiva, já que agora as empresas podem conhecer seus clientes com muito mais detalhes e ajustar as demandas, mesmo em tempo real.

A indústria do turismo tem nas mãos o poder de se beneficiar de uma estratégia de segurança da informação com a confiança de que seus dados estão protegidos, proporcionando uma experiência única aos seus clientes e utilizando uma plataforma que possibilite serem mais competitivos e mais lucrativos fazendo uso da conectividade.

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