HOME Matérias Aconteceu Turismo Religioso é debatido em encontro empresarial em Aparecida (SP)

Turismo Religioso é debatido em encontro empresarial em Aparecida (SP)

62
0
SHARE
A Pousada do Bom Jesus, que hospedou os últimos Papas que visitaram o Brasil, é o local do evento

Direto de Aparecida (SP) – Teve início agora à pouco o segundo dia do Encontro Empresarial de Turismo Religioso que está acontecendo em Aparecida (SP). O evento em sua primeira edição é promovido pelo SinHoRes -Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Aparecida e Vale Histórico, com apoio de outros sindicatos e da BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. O seminário que está acontecendo na Pousada do Bom Jesus é voltado para operadores de turismo, empresários e lideranças religiosas e tem o objetivo de fomentar a visitação à Basílica de Nossa Senhora Aparecida e projetá-la como destino mundial de peregrinação, a exemplo de dos santuários de Fátima (Portugal), Lourdes (França) e Guadalupe (México).

De acordo com Ernesto Elache, Presidente do SinHoRes, a cidade de Aparecida atendeu em 2014, cerca de 12 milhões de turistas oferecendo cerca de 34 mil leitos e com os novos empreendimentos que estão sendo construídos e reformados, a cidade se prepara para receber novos desafios. “Esta parceria com a BRAZTOA deve trazer um público mais exigente e diferenciado e combater e incrementar ainda mais a taxa de ocupação em Aparecida e Região, principalmente de segunda a quinta feira, quando a cidade vive uma sazonalidade”, destacou Elache.

José Eduardo Barbosa, Presidente da BRAZTOA está convicto que este primeiro encontro empresarial será o início para potencializar o turismo religioso em Aparecida e Região e colocá-lo em patamares internacional, assim como já acontece em Guadalupe, no México, em Lourdes, na França e em Fátima, Portugal. “Os associados da BRAZTOA enxergam o turismo religioso de Aparecida como um nicho muito promissor e que vai crescer muito nos próximos anos. Não queremos concorrer com os canais de distribuição já existentes, mas sim agregar valor para trazer um novo grupo de visitantes que requer serviços mais diferenciados”, assegura Barbosa.

Para Geiza Santos, da diretoria de destinos da EMBRATUR, a entidade trabalha com ações de promoções internacionais e uma vez formatado o produto turismo religioso em Aparecida, ele será apresentado ao exterior. “Estamos conhecendo esta cadeia produtiva e assim que este destino tiver estruturado, vamos fazer ações junto com o Ministério do Turismo e estamos convictos do sucesso”.

Sergio Miguel Palma Peniche, Diretor-geral da Ruta de San Juan Diego – o mais conceituado roteiro religioso do México, enxerga uma similaridade muito grande entre Aparecida e Guadalupe, pois ambas cidades possuem uma paixão e veneração pela Virgem Maria, além de Brasil e México terem as maiores populações católicas do mundo, mas adianta: “Para fomentar este produto tem de haver uma efetiva participação da iniciativa pública e privada, assim como da igreja, mas Aparecida já sai na frente, pois conta com bons guias, hotéis e estrutura para receber os turistas”, avaliou Peniche.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a convite do SinHoRes – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Aparecida e Vale Histórico e se hospeda na Pousada do Bom Jesus.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image