Ministério do Turismo lança “Guia do Idoso” durante 44ª ABAV Expo

Ministério do Turismo lança “Guia do Idoso” durante 44ª ABAV Expo

Cartilha orienta atendimento para esse perfil de turista e como adequar os ambientes

36
0
SHARE
Alberto Alves, Ministro interino do Turismo, discursou durante abertura da feira

O Ministério do Turismo lançou durante a 44ª edição da ABAV Expo uma cartilha contendo dicas para atender bem turistas idosos e orienta como o setor turístico pode se adaptar as demandas deste perfil de viajante. A publicação foi feita em parceria com o Ministério da Justiça e Cidadania e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. Ela teve a impressão de 19 mil exemplares que também serão encaminhadas para as secretarias estaduais de Turismo.

De acordo com o guia, o tratamento oferecido pelos prestadores de serviço deve ser amável, respeitoso e compreensivo para que estes viajantes se sintam confortáveis durante a experiência turística. Além disso, os profissionais também devem estar atentos às necessidades especiais de cada viajante para oferecer o auxílio adequado durante as atividades turísticas.

Trofeu 1

A cartilha também orienta sobre a infraestrutura necessária para atender os turistas idosos. Dentre as dicas de adequação para os meios de hospedagem, restaurantes e atrações turísticas estão a sinalização com cores fortes, implantação de barras horizontais para apoio em banheiros e a instalação de rampas e elevadores como alternativas às escadas do local.

Para atingir a acessibilidade ideal nos empreendimentos turísticos a este público, a cartilha também enfatiza os pisos antiderrapantes, vagas reservadas nos estacionamentos, assentos e filas preferenciais como recursos fundamentais. A descrição completa dos itens de acessibilidade que devem compor a infraestrutura dos empreendimentos turísticos está presente na NBR 9050/2015, desenvolvida pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Solucao
SHARE

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA


CAPTCHA Image
Reload Image