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Brotas adota planejamento estratégico em turismo

Desempenho positivo de agosto mostra que a proposta para alavancar os meses de baixa temporada é assertiva

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Ponte suspensa do Ecoparque Cassorova, em Brotas, capital do turismo de aventura no interior de São Paulo

O turismo no Brasil movimenta, segundo novos estudos, 571 setores da economia e vem sendo, cada vez mais, apontado por especialistas como primordial para a retomada do crescimento do País. Os viajantes consomem inúmeros produtos e serviços, contribuindo para negócios locais, o que resulta em geração de emprego, renda e impostos. Mas, mesmo destinos consolidados, como Brotas, no interior de São Paulo, capital do turismo de aventura, enfrentam períodos de baixa temporada. Visando atrair mais turistas nessas épocas, a Secretaria Municipal de Turismo adotou um planejamento estratégico que concentra eventos grandes em meses considerados mais fracos.

Em agosto deste ano, por exemplo, mês tradicionalmente com baixo movimento por ser período pós-férias de julho e não ter feriados prolongados, Brotas não só recebeu mais turistas do que no mesmo mês de 2017 como também arrecadou montante maior de imposto sobre atividade turística.

O resultado positivo não ocorreu ao acaso, afirma o secretário de Turismo, Fabio Pontes. “No final de 2017, ao elaborarmos o calendário de eventos de Brotas para 2018, um trabalho realizado junto com empresários do setor, representados pela Abrotur – Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região, Comtur – Conselho Municipal de Turismo – além de vereadores, sentimos a necessidade de alavancar a baixa temporada, principalmente agosto, o mês mais fraco do ano para nós. Então, decidimos ampliar o Brotas Gourmet, festival tradicionalmente realizado em agosto, de um final de semana para um mês, e deslocar o Trirex, corrida de aventura que estava prevista para setembro, para o mês de agosto”, explica.

Com dois eventos de alto potencial para atrair turistas, agosto foi um mês excepcional para Brotas. Foram realizadas 10.858 atividades turísticas, 45% a mais que em agosto de 2017, e arrecadados R$ 61.610,15 com ISS Turístico, um aumento de 23% sobre o mesmo período do ano anterior. O número de visitantes em cachoeiras e ecoparques cresceu 50% e a ocupação dos hotéis foi 15% maior. “Com esse bom desempenho de agosto, Brotas tem tudo para fechar 2018 com aumento significativo de turistas e de arrecadação do ISS Turístico na comparação com 2017”, analisa o Secretário. Em 2017, o município recebeu 280 mil turistas.

Além de geração de emprego e renda, o crescimento do turismo representa melhoria na qualidade de vida dos moradores de Brotas. Isso porque a legislação federal estabelece que 25% do ISS Turístico devem, obrigatoriamente, ir para a educação e 15% para a saúde. Em Brotas, neste ano de 2018, até agosto, o ISS Turístico somou R$ 614.938,21. Desse valor, 25%, que são R$ 153.734,55, vão para investimento em educação e 15%, ou seja, R$ 92.240,33, para a saúde. “É dinheiro do turismo que beneficia, diretamente, o brotense”, detalha Pontes.

Como em economia um setor alimenta o outro, o bom desempenho do turismo impulsiona a iniciativa privada a investir. Recentemente, Brotas ganhou duas novas atrações turísticas: Alameda Catharina, um espaço moderno que reúne lojas, restaurante, serviços e praça de alimentação e, no Ecoparque Cassorova, a ponte suspensa, com mais de 100 metros de altura. “E, em breve, será inaugurada uma terceira atração, uma megapiscina de borda infinita no Recanto das Cachoeiras. Juntos, nos três empreendimentos, são cerca de R$ 6 milhões de investimentos no turismo”, revela Fabio Pontes.

Brotas vem trabalhando de forma contínua para a profissionalização do turismo. No final de 2015, o município implantou o voucher, uma taxa de visitação e ambiental, com dupla função: evita sonegação, uma vez que todo turista hospedado ou em atividade turística tem de usar a pulseirinha de identificação, e garante que o número de visitantes em cada atividade não ultrapasse o limite definido no estudo de impacto ambiental, o que, na prática, funciona como proteção ao meio ambiente.

Em 2017, adotou o planejamento estratégico do calendário de eventos e contratou assessoria de imprensa. E agora, em 2018, encomendou um plano de marketing para ampliar a divulgação do destino turístico. “Vamos aprofundar esse trabalho estratégico para 2019. Inclusive já estamos com reuniões agendadas, para discutir e definir o calendário de eventos do próximo ano. Pela primeira vez, em 2019, teremos plano de marketing para nortear as ações de comunicação e mídia”, acrescenta Pontes.

Os esforços do poder público, em parceria com a iniciativa privada para promover o destino e movimentar a economia, também estão rendendo a Brotas convites para apresentar sua experiência a outras estâncias turísticas. No próximo dia 15 de outubro, Fabio Pontes, convidado pela Secretaria de Turismo de Olímpia, falará a empresários do setor daquele município sobre as estratégias e resultados do turismo de Brotas.