HOME Matérias Trade Arquiteta apresenta projeto de Parque Urbano e Marina para Florianópolis (SC)

Arquiteta apresenta projeto de Parque Urbano e Marina para Florianópolis (SC)

AJX Tec Engenharia e Karolyne Soares Arquitetura participam de licitação para construção de Parque Urbano e Marina na Beira-mar Norte através de Parceria Público-Privada que utilizará tecnologias únicas no país.

382
0
SHARE
Projeto do parque e Marina do escritório Karolyne Soares Arquitetura

Nos próximos dias, a Prefeitura de Florianópolis, capital catarinense, vai anunciar o projeto vencedor da licitação para a construção do Parque Urbano e Marina Beira-mar Norte. Alex Juk, engenheiro da AJX Tec Engenharia e a arquiteta Karolyne Soares apresentaram um projeto ecológico, que faz uso de tecnologia inovadora no país.

A arquiteta declarou que quando o partido do projeto começou a ser desenvolvido, o objetivo era entregar para a população de Florianópolis uma nova área de convivência, com restaurantes, praça de alimentação, parques infantis, espaço para cachorros, anfiteatro, espaço botânico e uma praia dentre outros equipamentos de lazer, além de uma marina com mais de 400 vagas molhadas. “Conseguimos cumprir nosso objetivo, com um valor final realista e satisfatório para a construção do empreendimento”, disse.

Como será

Em uma área de 252 mil m², o projeto prevê a construção de um píer com peças flutuantes de grande dimensão, nunca antes utilizadas no Brasil, que não alteram a corrente marítima natural, pois não possuem entroncamento. Além disso, todo o material resultante da dragagem será usado para a criação de um aterro com baixo impacto ecológico, que utilizará uma técnica de construção inovadora com o uso de manta tubular e cuja construção não irá interferir no trânsito local.

Esta área terá ainda uma praia, inexistente hoje em dia na Beira Mar Norte, que poderá ser usada pela população e para eventos esportivos como Vôlei de Praia ou Futebol de Areia. Na água o projeto possui um posto de abastecimento com acesso pela marina para os associados e por fora dela para o público em geral, com capacidade para até sete barcos simultaneamente, além de área de manobra, embarque e desembarque.

Quando entregue, a Marina terá espaço para 450 barcos em vagas molhadas e contará ainda com píer público aberto à visitação e utilização, vagas paras órgãos oficias e ainda um píer para desembarque de cruzeiros marítimos. Em terra, um estacionamento subterrâneo abrigará até 600 veículos e, por ser construído acima do nível da água, permitirá que a drenagem seja feita por gravidade ou caimento natural, contribuindo para a sustentabilidade do empreendimento.

Investimento

O custo total do investimento do projeto da AJX tec e Karolyne Soares Arquitetura será de R$ 60 milhões, que retornarão à administradora através do aluguel das vagas para os barcos e da exploração das áreas de estacionamento e alimentação (10 no total).

O local onde deverá ser implantada a marina abriga hoje alguns quiosques, trapiche, aparelhos de ginástica, além da ciclovia. Quando entregue, esta nova área irá ajudar no fomento do turismo local, que deverá aumentar o fluxo de pessoas na rede hoteleira e no polo gastronômico da rua Bocaiúva, além de criar cerca de dois mil novos postos de trabalho diretos e mais quatro mil indiretos.

SHARE