Vitória Hotéis prevê crescimento de 10% no 2º semestre de 2023
Eventos na cidade de Campinas e arredores, assim como os próprios eventos nos hotéis da Rede, são os principais motivos da alta ocupação dos hotéis, que deve superar a histórica taxa de março, de 63%
A hotelaria da Região Metropolitana de Campinas fechou junho com taxa de ocupação de 56,44%, de acordo com dados do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau; e a expectativa do setor para o segundo semestre é positiva, principalmente por causa de dois grandes eventos que acontecem nos meses de agosto e setembro, Expoflora e Rodeio de Jaguariúna, e que impactam as cidades do entorno.
Esta alta expectativa também é da Rede Vitória Hotéis, que opera cinco hotéis na região – três em Campinas, um em Indaiatuba e um em Paulínia -, num total de 739 acomodações. Eduardo Porto, diretor Comercial e de Marketing, comemora que agosto está no rumo de ser um dos principais meses do ano: “já estamos com uma taxa de ocupação do próximo mês da ordem de 42% e a perspectiva é que supere a taxa histórica de março, que foi de 63%”.
O segmento MICE é responsável por grande parte da ocupação dos hotéis da Rede Vitória. Os cinco hotéis contam com uma grande infraestrutura para eventos corporativos, com espaços flexíveis, equipamentos, serviços e gastronomia. Apesar de janeiro e fevereiro não serem meses propícios para a hotelaria da região, no primeiro semestre de 2023, o grupo realizou mais de 280 eventos, para mais de 4 mil pessoas.
O setor de casamentos também é outro motivo da alta ocupação do Vitória Hotéis, que recebe um número expressivo de hóspedes de fora que vêm participar das celebrações que acontecem na região; inclusive, para atrair esta demanda, a Rede gera um promocode com o nome dos noivos para cada evento. E os próprios hotéis do grupo tem excelentes espaços para abrigar desde mini casamentos para até 100 pessoas, como festas para até 400 convidados. O fato deles terem restaurantes próprios e bem conceituados facilita, inclusive, a contratação do buffet para este tipo de celebração. E ainda os hotéis contam com hospedagem para os convidados, pacotes românticos e Spa Day para os noivos, entre outros serviços.
Além dos eventos nos próprios hotéis, os eventos e atrativos turísticos da região tem contribuído para o fortalecimento da Rede hoteleira. No ano passado, por exemplo, a Expoflora, maior feira de flores e plantas ornamentais da América Latina, recebeu cerca de 230 mil visitantes e injetou em torno de R$ 140 milhões só na hotelaria; O Rodeio de Jaguariúna é outro acontecimento de grande porte, e o Vitória Hotéis é a rede oficial do evento, onde se hospedam os artistas e o público que vem de outras cidades. Dois outros grande eventos que acontecem no segundo semestre contribuem para a alta ocupação do hotéis: a balada que acontece no Laroc Club Valinhos, uma das maiores casas de música eletrônica do Brasil, e o Brahma Valley, um dos principais complexos de entretenimento do País.
Porto completa: “E estamos também apostando muito no potencial turístico da região, que fica a pouco mais de uma hora da capital Paulista, e tem atrações e atividades para todas as idades. Estamos intensificando as parcerias com parques, empresas de entretenimento e culturais, para podermos oferecer mais experiências aos nossos hóspedes. Para dar uma ideia, cerca de 60% das pessoas que visitam os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas, com sua vegetação privilegiada e muito contato com a natureza, são de São Paulo”.