HOME Matérias Gastronomia Visconde de Mauá (RJ) comemora 20 anos da Temporada da Truta

Visconde de Mauá (RJ) comemora 20 anos da Temporada da Truta

204
0
SHARE
Purpuris Forneria: Truta assada no forno e coberta com fatia de abacaxi (Foto: Vanessa Koehler)

A primavera na Região de Visconde de Mauá (RJ) começa com a Temporada da Truta, evento organizado pela MauaTur, patrocínio do Sebrae Rio e participação do empresariado, que comemora sua 17ª edição apostando na qualificação e aprimoramento da gastronomia.

A truta, produzida localmente, é um peixe de água doce primo do salmão, que tem entre seus benefícios a alta concentração de Ômega 3, óleo que previne doenças cardiovasculares, além de baixo teor de sal e gordura. O peixe encontrou nas águas cristalinas das nascentes da Mantiqueira um ambiente ideal para reprodução, que já inspira os restaurantes há muitas décadas.

E foi exatamente há 20 anos que teve início a Temporada da Truta, evento com promoção de cursos, workshops e palestras com Chefs renomados que aproveitam a produção local de pescado de alta qualidade para capacitar equipes, refinar o cardápio e aprimorar a experiência do visitante.

Além dos menus, a harmonização enogastronômica é um dos destaques, oferecendo refeições harmonizadas com vinhos selecionados e cervejas artesanais da região. A vocação de Mauá como produtora de boa parte dos insumos da sua gastronomia, agrega à cadeia produtiva, promovendo a inclusão de produtores rurais e oferecendo maior variedade de itens locais aos visitantes.

Dona Truta: Truta com pirão, pesto de coentro e banana a milanesa (Foto: Vanessa Koehler)

No dia 10 de outubro será dada a partida para os 30 dias de festa, com lançamento de 28 novos pratos e 13 novos petiscos com inspiração no peixe. Os fãs de novidade poderão visitar os restaurantes, cafés, lanchonetes e bistrôs integrantes e se deliciar com as mais de 40 inovações.

Enquanto isso, acontecem os workshops, com aulas conduzidas pelos Chefs Ari Kespers, André Murray, Julio Buschinelli e Daniela Keiko, voltados aos restaurantes integrantes do roteiro. Os workshops terão como objetivo a apresentação de técnicas no preparo e estímulo à criatividade, oferecendo um novo olhar a respeito das etapas do preparo do peixe. Alunos da rede pública de Visconde de Mauá também terão a chance de participar de uma aula com chef renomado, que será realizada de forma gratuita, familiarizando as crianças na arte da cozinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image