Publicidade
Trofeu Fornececor

Travel Tech Talks Night teve participação de Franco Roberto da HSystem

Terminou agora a pouco o bate papo semanal on line que o CEO da HSLatam, Vinicius Geraldo, faz com um renomado profissional que atua no segmento hoteleiro. Chamado de Travel Tech Talks on Night esse é um projeto que tem por objetivo levar conhecimento ao mercado hoteleiro e hoje quem participou foi Franco Roberto. Ele é CTO e diretor de novos negócios na HSystem Tecnologia, um tradicional fornecedor de soluções para a hoteleira. Franco possui vasta experiência no desenvolvimento de sistemas, adquirida ao longo de 19 anos de carreira e já construiu softwares para grandes indústrias calçadistas, tais como Calçados Via Uno e Puma. Em 2012 fundou a HSystem Tecnologia Hoteleira, juntamente com seus demais sócios, empresa que fornece soluções para distribuição hoteleira, vendas diretas e revenue management.

Publicidade
RAP Engenharia
Redirecionamento do foco

Franco começou sua explanação dizendo que a HSystem teve início em agosto de 2012 e já em setembro participou da feira Equipotel. “Foi uma oportunidade que tivemos de conhecer mais a fundo esse mercado de PMS (sistema operacional do hotel) e ver que a hotelaria já estava bem servida por outras empresas dos setores. Sentamos depois com nosso investidor e chegamos à conclusão que teria que rever nosso foco de trabalho, mas deveria permanecer no segmento da hotelaria e a distribuição era um segmento que ainda apresentava carência no setor”, ressaltou Franco.

Travel Tech Talks on Night teve participação de Roberto Franco da HSystem

Franco Roberto: “É difícil para os hotéis administrar vários canais e mesmos os parecidos, tem suas diferenças”

Publicidade
Harus

Então eles passaram a trabalhar na ferramenta channel manager que era algo real no exterior, mas muito incipiente no Brasil e difícil de administrar, mas esse era esse o caminho a seguir. “Com isso desenvolvemos em conjunto motor de reserva e distribuição e os caminhos orgânicos foram sendo alcançados.  Conseguimos muitos avanços, mas dificuldades a serem superadas, pois esse trabalho que fazemos é uma espécie de costa quente, pois fica entre o PMS e o canais. É difícil para os hoteis administrar vários canais e mesmos os parecidos, tem suas diferenças. Mas uma vez configurado o chanel manager, os hoteis passam a contar com uma ferramenta eficiente e de fácil manuseio”, assegurou Franco.

Agilizar os processos

Segundo ele, hoje a HSystem tem mais de 1000 clientes na base de trabalho que é feito de forma criteriosa para evitar por exemplo, dados e tarifas desatualizadas. “É importante ressaltar que por trás disso existe muito planejamento, pois isso é algo essencial num hotel. Agiliza tempo de distribuição e pode programar descontos automatizados de forma simples, disse Vinicius.

Publicidade
Retomada do turismo

Para Franco, o meta search é um canal eficiente e citou o Trivago como uma referência. “Concentrações de reservas num canal não é bom e a concorrência gera competividade. Geramos reservas diretas com o Trivago e antes eles só colocaram os preços das OTAS, mas abriram para os hotéis apontarem reservas diretas para os hotéis e isso tem gerado muitos resultados”.

Complexidade na distribuição

Ele ressaltou que distribuição não é privilégio único da hotelaria, pois envolve qualquer produto que queira ser vendido e utiliza canais como vendas em grandes portais, meta searchs e buscadores. A complexidade na hotelaria se dá para diversos canais existentes e segundo Vinicius existe mais de 1000 OTAs no mundo, assim como uma infinidade de canais. “Tem canais que não vende, mas é importante para ser usado como prateira e ter visibilidade ao mundo”, disse Vinicius. E ele concluiu dizendo que tem portais que acabam fazendo vários canais sendo OTA´s e clube de vendas e por isso é mais complexas a distribuição dos hotéis. E uma das respostas para o sucesso é inevitavelmente a tecnologia.

Travel Tech Talks on Night teve participação de Roberto Franco da HSystem

Vinicius Geraldo: “Tem canais que não vende, mas é importante para ser usado como prateira e ter visibilidade ao mundo”

Benefícios agregados

E Franco lembrou que a HSystem possui o sistema HPrice que agrega muitos benefícios aos hoteleiros como: Alertas de variação de preço do mercado, alertas com insights e sugestões de otimização das tarifas nas datas futuras, monitoramento de concorrência e informações sobre oferta e demanda. E outra questão tratada por ele foi a inteligência artificial que no seu ponto de vista não elimina o ser humano, mas facilita e complementa o trabalho e pode colocar limitadores de tarifas.

Vendas diretas

Ele finalizou dizendo que a venda direta, como telefonemas, websites e contatos olho no olho, é o sonho de todo hoteleiro para ter alta lucratividade, mas isso é quase impossível. “Não existe muito entendimento sobre o que é uma venda direta e muitos hoteleiros acham que desligar o canal de uma Booking seja a melhor solução. De cada dez pessoas que abre um site de um hotel em busca de informações para reservas hoteleiras, seis acabam convertendo se tiver as conveniências favoráveis e sites seguros. Isso é o que demonstra estudos mercadológicos”, concluiu Franco que disse que está concluindo a integração com a Airbnb que está querendo ganhar ainda mais espaço no mercado de viagens.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA