TradeÚltimas Notícias

SINDEPAT promove evento DNPD para mais de 15,1 mil pessoas

Movimento idealizado pelo SINDEPAT contou com apoio institucional do MTur e foi abraçado por cerca de 40 parques e atrações

Quase 40 parques e atrações turísticas espalhados por 14 estados brasileiros participaram do DNPD – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas. O movimento idealizado pelo SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas chegou a sua 13ª edição beneficiando pelo menos 15.120 pessoas durante sua realização, que neste ano contou com o apoio institucional do Ministério do Turismo, além das parcerias com a Adibra – Associação Brasileira de Parques e Atrações e a Apasg – Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

A Pesidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri, lembrou: “O DNDP nasceu para abraçar a inclusão. Queríamos mostrar que os parques e atrações do Brasil são espaços para todos. Para demonstrar isso, criamos o DNPD, em 2010. O objetivo era promover uma mobilização nacional, com nossos associados oferecendo gratuidade para pessoas com deficiências e seus acompanhantes naquela data, que cresceu e virou uma semana inteira, possibilitando que mais parques e atrações participem e, consequentemente, ampliando a capacidade de atendimento. Para isso, também incluímos associações parceiras no movimento.”

Publicidade
Desbravador

O DNPD é realizado na primeira semana de dezembro, próximo ao dia 03, quando é celebrado internacionalmente o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela ONU – Organização das Nações Unidas. O SINDEPAT convida os parques e atrações a escolherem um dia naquela semana para realizar o evento.

Os parques e atrações convidam instituições e ONGs que atendem pessoas com deficiências para construírem junto a programação dos visitantes naquela data. “Para beneficiar mais pessoas, alguns parques e atrações optaram por realizar a ação em mais dias da semana, caso do AquaRio e do BioParque, no Rio de Janeiro, e o Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC)”, conta Carolina. “Outros associados optaram por convidar ONGs para realizar a ação e ainda oferecer gratuidade para visitantes com deficiência que fossem à atração na data escolhida, caso da roda gigante de Camboriú”, acrescenta.

Publicidade
Ameris

Entre as principais conquistas do DNPD está a ampliação do número de parques e atrações participantes a cada ano. “Isso mostra o fortalecimento do movimento e comprova a preocupação do setor de parques e atrações turísticas com a inclusão. Nossos associados são espaços de diversão, de alegria e da criação de memórias afetivas para todos”, enfatiza a presidente do SINDEPAT.

Entre os parques e atrações que participaram pela primeira vez da ação aparecem empreendimentos como o parque aquático Arca Parque, de Trindade (GO), os parques naturais Nascente Azul, de Bonito (MS), e Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte (MG), e a atração Aventura Jurássica, de Balneário Camboriú (SC).

Publicidade
Harus

Entre as instituições e ONGs participantes do evento estiveram várias sucursais da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, associações que apoiam deficientes visuais, auditivos, físicos, autistas e deficientes intelectuais, entre outras.

Alguns associados, que participam do movimento há várias edições, comemoraram números recordes na semana passada. É o caso do Blue Park, de Foz do Iguaçu, que recebeu mais de dois mil participantes. “O DNPD é uma data fundamental para promover a igualdade e a conscientização sobre as necessidades e direitos das pessoas com deficiência. Estamos muito orgulhosos de fazer parte desse movimento e de proporcionar um dia de diversão e inclusão para nossos visitantes”, defende o diretor geral do parque, Elvio Andrade.

Publicidade
Anuncie conosco

Nadine Alves

Jornalista de 26 anos, formada em 2019 pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua desde 2018 no setor de turismo e é apaixonada por viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA