HOME Matérias Mercado Sheraton WTC sedia a 4ª edição da Cúpula Internacional de Prefeitos

Sheraton WTC sedia a 4ª edição da Cúpula Internacional de Prefeitos

17
0
SHARE

Entre os dias 31 de maio e 03 de junho, o hotel Sheraton WTC, na capital paulista, será a sede da quarta edição da Rede C40 – Large Cities Climate Leadership Group, que contará com a participação de prefeitos e representantes das grandes metrópoles do planeta. Depois de ser realizada em Londres (2005), Nova York (2007) e Seul (2009), a quarta edição do evento acontece pela primeira vez em uma cidade do hemisfério sul.

Criado em 2005 pelo ex-prefeito de Londres Ken Livingstone, a Rede C40 busca não somente discutir o problema do aquecimento global como também promover a cooperação internacional entre agentes públicos e privados em prol da redução dos gases causadores do efeito-estufa. O objetivo principal é ajudar prefeitos a criar ações efetivas de combate às mudanças climáticas.

Atualmente são 40 cidades participantes e 19 afiliadas, distribuídas nos seis continentes e conta, desde 2006, com o apoio da Fundação Bill Clinton, dirigida pelo ex-presidente norte-americano. A parceria garante, entre outras coisas, o desenvolvimento e a efetivação de projetos para o consumo de energia sustentável nas metrópoles.

Dezoito prefeitos até agora já confirmaram presença no encontro de São Paulo, incluindo Michael Bloomberg, de Nova York, atualmente o presidente do grupo de cidades participantes da C40, Maurício Macri, de Buenos Aires, Frank Jensen, de Copenhagen, Clever Moore, de Sidney e Eberhard van der Laan, de Amsterdã. Entre os chefes de governo de capitais brasileiras estão confirmados Eduardo Paes, do Rio de Janeiro (RJ), e Luciano Ducci, de Curitiba (PR).

O encontro prevê a apresentação de três plenárias e 20 sessões. Alguns dos temas abordados vão incluir construção sustentável, transporte público com baixa emissão de gases, taxação de impostos “verdes”, entre outros. Paralelamente a C40, vários eventos serão realizados na cidade de São Paulo com o objetivo de conscientizar a população do engajamento político e social que o encontro propõe.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image