Será que panela velha é que faz comida boa?
Artigo de Fábio Aleksander*
A cultura moderna está muito atrelada ao descarte, aquela frase “ah, está velho, joga fora e compra um novo”, mas será mesmo que isso é necessário em todos os casos ou será que já virou um hábito? Nosso artigo a seguir é especial, focado nesse tema, naquele ditado antigo daquela panela velha faz comida boa. E hoje, neste post, vamos mostrar que sim, é possível continuar usando uma panela, mesmo que ela já esteja mais velhinha.
Panela velha faz comida boa?
A resposta, para a pergunta se panela velha faz comida boa é tão óbvia que parece até mentira, a resposta é sim, claro que panela velha faz comida boa. A comida boa está ligada aos temperos, aos ingredientes e, claro, à boa vontade de quem prepara. Por esses motivos, vamos te mostrar as vantagens de usar aquela sua panelinha que já está mais surrada e, também, vamos te ensinar como cuidar bem dela. Preparados?
Quais as vantagens de uma panela velha?
As panelas velhas podem garantir alimentos mais saborosos, principalmente se elas forem de ferro, isso porque o ferro acentua o sabor da comida, por isso o alimento preparado nessas panelas fica mais gostoso. Além disso, as panelas de ferro costumam reter o calor por mais tempo, sendo assim você terá comida quentinha por uns períodos mais longos, perfeito, não é?!
Ah, não podemos esquecer do quanto a comida feita em uma panela de ferro pode ser mais saudável, pois ela irá contribuir para ingestão diária de ferro, visto que ela passa ferro para os alimentos.
Como cuidar de uma panela mais velha?
Assim como qualquer coisa, quanto mais velha, mais cuidados temos que tomar. Com as panelas acontece a mesma coisa, porém, o cuidado irá mudar de acordo com cada material.
Como cuidar de uma panela mais velha de ferro
As panelas de ferro exigem cuidados específicos, a começar pelo fato de terem que secar ou ao sol ou no calor do fogão. Outro ponto é a necessidade de fazer o ‘processo de cura’ nessas panelas, no primeiro uso ou sempre que achar necessário. Para quem não sabe, o processo de cura nada mais é que untar a panela com óleo, de preferência vegetal, e colocá-la no forno, ou no fogão, por 30 minutos.
Como cuidar de uma panela mais velha de aço inox
Os conjuntos de panelas de aço inox são mais fáceis de cuidar, visto que mesmo com o passar do tempo elas continuam com a mesma resistência e exigindo os mesmos cuidados. Desta forma, elas devem ser lavadas de forma normal, com detergente e bucha. Caso veja necessidade, pode ser usado, também, produtos do tipo limpa alumínio junto com palha de aço, para que elas fiquem brilhando.
Como cuidar de uma panela mais velha de alumínio
Essas panelas costumam ser bem resistentes e comuns na casa dos brasileiros, entretanto, uma característica desta panela é escurecer e, quanto mais velha, mais chance tem de estar escura. A panela de alumínio pode ser lavada normalmente, com detergente e uma bucha pouca abrasiva, para não riscá-la. Porém, se sua panela estiver escurecida, você pode usar um limpa alumínio ou cobri-la de bicarbonato junto com água morna e deixar agir, por volta de duas horas.
Dicas que podem fazer diferença naquela panela velha
- Evite deixar panelas mais antigas com comida e guardá-las na geladeira;
- Opte por lavar as panelas, caso sejam mais velhas, logo após o uso;
- Caso queira colocá-la na máquina de lavar louças, antes verifique se o material é compatível e, mesmo que a resposta seja sim, certifique-se de que ela suportará a máquina;
- Não deixe óleo na panela, a fim de evitar manchas amareladas;
- Prefira usar utensílios de silicone, a panela mais velha tende a ser mais frágil, e as colheres de silicone são mais gentis com as panelas; e
- Caso ela esteja com comidas grudadas, deixe-as de molho, isso ajudará no processo de lavagem.
Conclusão
Após termos tantas informações, você, que estava pensando em se desfazer daquela sua panelinha que já está mais velha, mudou de opinião? Espero que sim. A pergunta que não quer calar é “panela velha faz comida boa?”, a resposta é sim, panela velha faz comida boa. Inclusive o ideal é tentarmos sempre usar o que já temos e cuidar dos nossos utensílios para que tenha uma vida útil longa.
Se você chegou até aqui e ainda tem alguma dúvida, deixe para gente nos comentários, será um prazer te responder. Ah, caso você não tenha dúvidas mas queira deixar uma sugestão, fique à vontade!
*Fábio Aleksander é Content Manager – Cozinha Profissional – Contato – fabio@cozinhaprofissional.com.br