HOME Matérias Implantação Salvador ganha primeira unidade Fasano no Nordeste brasileiro

Salvador ganha primeira unidade Fasano no Nordeste brasileiro

O empreendimento inaugura um novo conceito de luxo em hospitalidade na Bahia

235
0
SHARE
O projeto, assinado pelo arquiteto paulista Isay Weinfeld, respeitou as particularidades de um edifício tombado e incorporou características originais da construção da década de 1930

Acaba de entrar em operação oficial na capital baiana, o sétimo empreendimento hoteleiro do Grupo Fasano, com o mesmo padrão de excelência já conhecido nos hotéis e restaurantes da marca. A abertura do Hotel Fasano Salvador traz a personalidade e a excelência do Grupo, reconhecido internacionalmente como sinônimo de qualidade e serviço.

Localizado na Praça Castro Alves, Centro Histórico de Salvador, este é o primeiro empreendimento instalado pelo Fasano em prédio histórico tombado pelo IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura – como Bem Cultural da Bahia. Irá operar no edifício que abrigou durante 45 anos a primeira sede do jornal A Tarde.

O lobby foi restaurado mantendo o revestimento original das paredes e do piso

O projeto, assinado pelo arquiteto paulista Isay Weinfeld, respeitou as particularidades de um edifício tombado e incorporou características originais da construção da década de 1930. A riqueza nos detalhes resultou em um design elegante, com ênfase para as peças antigas originais da região, em madeiras escuras em jacarandá da Bahia. Na entrada, o lobby foi restaurado mantendo o revestimento original das paredes e do piso, reproduzido fielmente em mármore Carrara e granito Verde Alpe, carregando o status típico do Art Déco.

Dois lustres antigos de prata da Bahia foram adaptados à ambientação. O interior do hotel associa o refinamento da marca Fasano a elementos que mantêm viva a história do edifício, utilizando madeiras escuras que remetem ao Jacarandá e madeira natural da Bahia. A estética regional também foi valorizada com a mistura de tecidos e texturas, em diferentes tons de azul, com uso de linhos e rendas.

Moderna infraestrutura

O Hotel Fasano Salvador conta com 11 andares e dispõe de 70 quartos (divididos em apartamento superior, luxo e luxo mar, suíte, suíte junior e suíte luxo). Os quartos personalizados variam seus espaços de 26m² a 73m². O azul predomina nos detalhes da decoração, como tapetes, tecidos e cerâmica artesanal.

Suite Deluxe Ocean View

O apartamento 106, antiga sala da presidência do Jornal A Tarde, conservou o piso de taco e os painéis de jacarandá originais, além dos adornos de gesso restaurados. O desenho, também original das portas dos quartos, foi mantido. Outro detalhe que permaneceu foram as janelas superiores das portas, transformadas em luminárias. Um diferencial de extrema importância foi o tratamento acústico aplicado nas janelas e portas, para dar maior conforto aos hóspedes. O enxoval de cama e banho levam o padrão de qualidade Trussardi, os colchões são da marca Zissou e os minibares da Onity.

A empresa HTL360 forneceu os seguintes produtos: carro gaiola, carro mensageiro, cabide de cetim marrom, espelho de aumento, maleiro cromado, lixeira para fralda e refil e calçadeira. Já a Solis foi a responsável pelo desenvolvimento de todo projeto da Central Térmica do hotel, composto de três reservatórios térmicos de 5.000 litros para oferecer 15.000 litros de água quente.

A piscina fica na cobertura com uma vista privilegiada do entorno

O rooftop do Fasano Salvador tem uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos, um dos cartões postais da capital baiana. A cobertura dispõe de deck em madeira, com mobiliário de alto padrão da marca Butzke, incluindo espreguiçadeiras, cadeiras e ombrelones. A piscina é revestida pelo granito azul Bahia e na cobertura também fica o bar, fitness center com modernos equipamentos da marca Precor e o wellness Spa.

O Spa é uma atração à parte com rituais que revitalizam o corpo e a mente para garantir total bem-estar. Com três salas de massagem e sauna úmida, o espaço é assinado pela massoterapeuta e terapeuta holística Fabrícia Nogueira, que elaborou um menu exclusivo de tratamentos para a experiência baiana. Além dos hóspedes, passantes também poderão usufruir dos serviços com hora marcada.

Restaurante Fasano

A experiência gastronômica do Restaurante Fasano traz o legado da culinária de origem italiana que leva a assinatura do restaurateur Rogério Fasano. O cardápio oferece alguns dos carros-chefe da clássica culinária italiana: a Costoletta Alla Milanese, o Filetto di Manzoalla Rossini, o Ossobuco de Vitela com Vinho Branco e Ervas e o Spaghetti Alla Carbonara.

A cozinha traz o DNA da marca Fasano, dedicada aos clássicos italianos, além de pratos baianos locais assinados por Tereza Paim. O espaço de aproximadamente 250m² é dividido em dois ambientes, com um bar central e pé direito de 4,7m. A estética original da década de 1930 foi preservada, com destaque para o restauro do teto.

As paredes têm revestimento em palha de bananeira e no bar, antigas peças de fabricação de açúcar foram transformados em lustres proeminentes, com tampo feito em latão com banho de níquel. Um dos grandes diferenciais é a Adega Climatizada, cujo acesso é permitido por meio de uma escada metálica em caracol original da construção. O espaço também funciona para sediar eventos privados, com capacidade para seis pessoas e a carta de vinhos apresenta uma grande variedade de rótulos.

O restaurante conta com aproximadamente 250 m² e é dividido em dois ambientes

Os equipamentos de cozinha fornecidos pela Cozil são compactos e de alta produtividade e entre eles estão: refrigeração da linha Cold Line, cocção Compact Line, fritadeiras elétricas e diversos itens de mobiliário inox. Os fornos combinados são da Rational e a máquina de gelo da Macom. Coube à Schipper fornecer os utensílios utilizados no restaurante, assim como toda operação de alimentos e bebidas.

A preocupação em estabelecer um padrão elevado foi uma das diretrizes, acompanhando a grandeza, exclusividade e sofisticação do empreendimento. Os talheres são da renomada WMF alemã. As taças são da refinada Stolzle (Alemanha). As garrafas térmicas são da também alemã Alfi. Porcelanas do fabricante Germer e o buffet, bar e cozinha foram equipados com um mix de utensílios nacionais e importados de empresas com renome mundial, como a Lacor da Espanha e Matfer da França, marcas que possuem qualidade e forte atuação no mercado de utensílios operacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image