HOME Matérias Roteiros de Charme lança Guia de Hotéis 2019

Roteiros de Charme lança Guia de Hotéis 2019

66
0
SHARE
Com os novos associados, a Roteiros de Charme terá 70 hotéis em seu portfólio, marcando presença em 61 destinos e 16 estados brasileiros

A Associação Roteiros de Charme lança hoje (26) o Guia de Hotéis 2019. O evento acontece no Hotel Sofitel Ipanema (RJ), em um jantar que vai reunir hoteleiros e parceiros da associação. Na ocasião, o presidente da Roteiros de Charme, Helenio Waddington, dará as boas-vindas a dois novos integrantes: o Hotel Jaguaribe Lodge & Kite, localizado em Fortim, no Ceará, além do Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel, no Rio de Janeiro.

Com os novos associados, a Roteiros de Charme terá 70 hotéis em seu portfólio, marcando presença em 61 destinos e 16 estados brasileiros. A seleção dos hotéis que integram a associação é feita anualmente por uma comissão formada por hoteleiros da Roteiros de Charme e pelos Roteiristas – hóspedes mais frequentes. Dezenas de empreendimentos se candidatam todos os anos. Para ganhar o selo Roteiros de Charme, os hotéis precisam cumprir algumas exigências, como oferecer uma hospedagem intimista e estarem estabelecidos em localização privilegiada pela beleza natural ou pela importância histórica. Construção adequada ao meio ambiente e à região, além de cuidado na decoração e no serviço, também são exigências da associação.

“Queremos provocar no hóspede o encantamento com a hospedagem. Por isso, somos rigorosos na escolha. Temos hotéis de diferentes estilos, mas precisamos identificar em todos eles o charme, esse conceito subjetivo que envolve um conjunto de fatores, como o bom gosto, a paixão de servir e conforto compatível com as expectativas dos clientes”, diz o Presidente e Fundador da Roteiros de Charme, Helenio Waddington.

Hotel Jaguaribe Lodge & Kite, localizado em Fortim (CE)

Seguir princípios sustentáveis, como parte integrante da qualidade do produto turístico, também é um critério exigido pela associação. É preciso ter responsabilidade social e cuidar da valorização da cultura local. Os hotéis são orientados por um código de ética e conduta ambiental desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – UNEP -, organismo da ONU responsável pelo meio ambiente com o qual a associação possui um acordo que está completando 20 anos em 2018.

Na diversificada listagem de hotéis da Roteiros de Charme há refúgios ecológicos, fazendas históricas, hotéis confortáveis e alguns bastante sofisticados. Um dos novos integrantes, o Hotel Jaguaribe Lodge & Kite, fica em Fortim, a 130 quilômetros de Fortaleza. O hotel encontra-se entre duas vilas de pescadores, o Canto Da Barra e Pontal De Maceió, em frente ao Rio Jaguaribe, maior curso de água do Ceará, que abre para o oceano. A construção, com madeira reflorestada e sobre palafitas, preserva o movimento das dunas.

Este é o segundo hotel da Roteiros de Charme em Fortim. O outro é o Hotel Vila Selvagem, do mesmo proprietário, o francês Celian Chaufour. No Jaguaribe Lodge & Kite são 20 bangalôs, todos com vista para o mar. O local oferece ótimas condições para a prática e aprendizado do Kitesurf, esporte amplamente incentivado através do Centro IKO de kitesurf existente no Hotel, o Jaguaribe Kite. Também possui um restaurante com vista para o mar, um bar em frente às acrobacias dos kite surfistas profissionais, um spa com salas de massagem, ofurô, sala de tratamento de beleza e espaço de ioga, além de uma piscina semiolímpica com bar e áreas de descanso.

Piscina do Santa Teresa Hotel MGallery by Sofitel

“Para nós é uma grande alegria ter o Jaguaribe Lodge, em seu primeiro ano de atividades, na seleta lista dos hotéis dos Roteiros de Charme. Nossa preocupação socioambiental sempre esteve em primeiro lugar, não apenas na construção, feita de maneira com que a natureza fosse preservada, mas no desenvolvimento cultural e sócio econômico da região. Agora, ao lado do Vila Selvagem, o Jaguaribe entra para associação dos Roteiros de Charme fazendo de Fortim um destino ainda mais especial no Ceará”, comenta o Sócio-Fundador do Jaguaribe Lodge, Celian Chaufour.

O outro novo integrante da Roteiros de Charme é o Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel. Primeiro hotel carioca a ingressar na associação, é um verdadeiro refúgio urbano com ambiente original e inspirador. O empreendimento, que está instalado em uma histórica fazenda de café de 1850, é o único cinco estrelas do bairro de Santa Teresa, tendo sido premiado pela Forbes Travel Guide, The Telegraph e Gold List 2017 da Condé Nast Traveler.

“É um privilégio para o MGallery estar entre os hotéis da Roteiros de Charme. Esse reconhecimento reforça o DNA da marca, que tem como objetivo refletir a cultura local onde o hotel está inserido, proporcionando momentos memoráveis, além de manter práticas de envolvimento com a comunidade e de sustentabilidade”, diz Philippe Seigle, Area Manager Luxe da AccorHotels do Rio de Janeiro.

Outra característica do Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel é o design: a decoração e os móveis são originais e feitos por artistas do bairro. O piso, por exemplo, é de madeira reciclada e os móveis são de madeira de demolição. O jardim é composto de plantas que não precisam ser regadas e existe um sistema de reuso de água da chuva nos jardins e na piscina. Esses detalhes também se estendem ao restaurante Térèze, onde o chef de cozinha, Esteban Mateu, utiliza PANCS – plantas alimentícias não-convencionais – da região e louças feitas por artesãos locais.