Rosewood São Paulo é destaque mundial em hotelaria ESG
Na segunda-feira, dia 17 de abril, aconteceu o Global Collection Review, iniciativa anual que dura 15 dias do Rosewood Hotel Group, na qual todos os 41 hotéis da rede, espalhados em 19 países, são incentivados a promoverem ações com foco em vendas e mostrar o posicionamento do grupo em ser exemplo em hotelaria sustentável.
O Rosewood São Paulo recebeu grupos focados em contratos coorporativos, agências de viagens e clientes finais para experimentar o Sense Of Place, um dos pilares do empreendimento, de como o hotel se inscreve nas comunidades locais e fazem com que o cliente vivencie a identidade do lugar onde está inserido.
O foco do encontro foi mostrar as práticas sustentáveis que o hotel realiza dentro do pilar de circularidade, que compõe 3 bases: energia, resíduos e água. Hoje, o Rosewood São Paulo se orgulha de ser 100% abastecido por energia renovável, com todas as lâmpadas de led para menor consumo de energia e de disponibilizar transfers aos hóspedes com carros elétricos. Outra iniciativa da marca é ser 100% sem plástico de único uso, priorizando embalagens recicláveis como alternativa ao plástico.
Segundo o 2022 Sustainable Travel Report, do Booking, um em cada dois viajantes disse que as recentes notícias sobre as alterações climáticas o influencia a fazer escolhas de viagens mais sustentáveis. O relatório ainda relata que 80% dos hóspedes, ao ter a opção de escolher entre um hotel sustentável, priorizam reservar uma estadia com o menor impacto ambiental.
O Rosewood São Paulo é totalmente comprometido com o ESR (Environmental Social Responsibility), e conta com uma gerente de impacto social. O hotel busca apoiar, ensinar e facilitar a inclusão de grupos sub-representados: o time de funcionários do hotel conta com quatro pessoas transgêneros, nove refugiados e com um time composto por 45% de mulheres.
A capacitação do hóspede está também entre as práticas do hotel, para ajudar com que os mesmos possam fazer uma escolha mais sustentável e mostrar como essa decisão impacta a sua vida. Essa capacitação se reflete no Tour das Artes, oferecido pelo hotel, onde o participante pode aprender sobre os 50 artistas e designers brasileiros que compõem a decoração do local, tendo essa troca com o local que está inserido.
O Art Library é um espaço onde o hóspede pode participar ativamente da iniciativa de capacitação, sendo encorajado a adquirir obras de artistas locais. Parte das vendas é revertida para ajudar grupos minoritários, como a tribo Pataxó, que disponibiliza objetos que se encontram à venda no lobby do hotel.
O Global Collection Review mostrou para os seus colaboradores como o Rosewood São Paulo está atendendo as demandas globais por um menor impacto ambiental e quer se destacar como exemplo em hotelaria sustentável.