TradeÚltimas Notícias

Quais países devem enviar mais turistas para o Brasil em 2024?

Pesquisa aponta os principais países emissores de turistas estrangeiros e os destinos favoritos dos viajantes

Americanos, portugueses e franceses são os turistas estrangeiros que mais prometem desembarcarem em solo brasileiro em 2024. É o que aponta a nova pesquisa realizada pelo site de viagens Kayak, que reuniu dados dos países que mais buscaram passagens aéreas para o Brasil entre janeiro e novembro de 2023, para viagens com datas durante este ano.

Publicidade
Desbravador

Mas para onde esses turistas estão vindo? Segundo o levantamento, a cidade do Rio de Janeiro é o destino favorito dos gringos que vêm conhecer o país. A capital carioca é citada pela ferramenta Explore Kayak como a cidade mais famosa do Brasil internacionalmente, estando na preferência de 22% dos turistas que vêm de outros países. Logo atrás aparece Salvador, com 12% da procura e São Paulo, com 5% de aumento no volume de buscas. Mas a preferência por esses destinos não é apenas da “gringa”! A pesquisa Tendência de Turismo 2024, divulgada pelo MTur em janeiro, indica que dos 43% dos turistas nacionais que afirmam ter vontade de viajar neste ano, 15% tem o desejo de ir para São Paulo e 15%, para o Rio de Janeiro. Em seguida vem a Bahia, com 11% das intenções de visitas dos entrevistados. Ceará foi citado por 9% e Santa Catarina e Pernambuco, por 7% cada.

Quais países devem enviar mais turistas para o Brasil em 2024?
São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia estão no top 3 da lista de destinos desejados para viagens em 2024 – Flickr MTur.
Publicidade
Fispal
Entrada de estrangeiros

Fevereiro de 2024 teve o terceiro maior registro de entradas de turistas internacionais no Brasil de todos os tempos. Foram 833.306 visitantes do exterior, um crescimento de 10,2% em comparação a 2023, quando entraram no país 755.842 turistas. No acumulado do ano, o registro de entradas de visitantes do exterior ficou em 1,79 milhão. A soma dos dois primeiros meses é 3,64% maior que o 1,7 milhão registrado no mesmo período de 2023. A chegada de turistas do Chile e da França foram as que apresentaram o maior crescimento, de 77,7% e 49,1%, respectivamente.

Na série histórica, o número de visitantes internacionais em fevereiro de 2024 foi o terceiro maior já registrado, inferior apenas ao do mesmo mês de 2018, 868 mil, e de 2017, 863 mil. As informações completas, com números por estado, país de origem e modal de transporte utilizado para entrar no país estão disponíveis no Painel de Dados da Embratur.

Internacional  

Para atrair mais voos internacionais para o Brasil, o Governo Federal lançou o PATI – Programa de Aceleração do Turismo Internacional. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo, Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur que atuaram em dois eixos: ampliação da oferta de assentos regulares em voos internacionais e melhoria da experiência dos turistas em aeroportos brasileiros.

Quais países devem enviar mais turistas para o Brasil em 2024?
Projeto visa ampliar oferta de assentos em voos internacionais – Foto:  ThePixelman por Pixabay.
Publicidade
Ameris

Para dar início ao primeiro eixo de atuação, foi publicado um edital de chamamento público, em caráter piloto, para incentivar companhias aéreas brasileiras e estrangeiras a implantar novos voos regulares para destinos turísticos do Brasil. As empresas selecionadas receberão do PATI incentivos financeiros para realizar ações de promoção de destinos turísticos brasileiros no mercado internacional, incentivando os turistas a conhecerem o Brasil.

Publicidade
Anuncie conosco

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA