Professor de Harvard fala sobre redes sociais e relacionamento na HSMAI Strategy Conference
Erik Qualman, Criador da Socialnomics, professor da Harvard e MITs ed/c labs, acaba de participar do painel “What’s next in Social” em vídeoconferência, mediado por Paulo Salvador, Diretor de Distribuição da Intercity Hotels. A apresentação aconteceu na 3ª Strategy Conference da HSMAI Brasil, no hotel Hilton São Paulo Morumbi.
Qualman iniciou falando sobre liderança digital, que engloba diversos aspectos. Segundo ele, 50% da população abaixo dos 50 anos estão nas mídias digitais, e elas são um termômetro da sociedade hoje. 93 % das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais e a maior parte das relações, como casamentos, iniciam online. “Eu vim do mundo corporativo mas sempre gostei do mundo digital. As mídias sociais estão totalmente ligadas aos relacionamentos. Você pode ter perdido o contato cara a cara, mas não a relação com as pessoas. O boca a boca faz toda a diferença”, menciona.
Para Qualman, o líder digital é feito, não nasce líder. Primeiro, investimos no simples. Ele cita o profissional que é exigido a ser multitarefa, achando que produzirá mais, mas o contrário é o que acontece. Ele diz que a simplicidade está na comunicação universal de uma mensagem, que não necessariamente precisa de palavras, como em uma propaganda de televisão. Outro aspecto importante mencionado pelo professor é a Ação, e trabalho em equipe.