Responsabilidade socioambientalÚltimas Notícias

Pousada do Sandi adota boas práticas com base no conceito ESG

Entre os projetos estão a miniestação de tratamento de água, formação de Orquestra Municipal e a criação de uma fazenda marinha.

Cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança tornou-se obrigação das empresas e governos. A sigla ESG -Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança, em tradução livre), define o conjunto dessas boas práticas como forma de causar impacto.

Publicidade
Desbravador

No momento em que o mundo enfrenta tantas crises entre emergências climáticas e desigualdades sociais, essa agenda se torna cada vez mais fundamental, e não poderia ser diferente no setor hoteleiro. Diante do dilema de como criar um futuro mais justo para todos, e fazer a diferença nas comunidades em que estão presentes, hotéis e pousadas estão incorporando na agenda ações de ESG em suas estratégias e missões.

Saneamento no Centro Histórico

Em Paraty, a Pousada do Sandi tem desenvolvido diversas ações, algumas delas em parceria com a Prefeitura de Paraty, em sintonia com os alvos ESG da cidade. Pelo lado ambiental, uma das ações mais importantes visa o saneamento básico. O projeto tocado com a Prefeitura prevê criar, em 2022, uma miniestação de tratamento de água que alcança todo o quarteirão da Pousada, no Centro Histórico. Segundo Sandi Adamiu, Proprietário e Administrador da Pousada do Sandi, a ideia é transformar as chamadas “águas negras” em águas claras, para que só depois essa corrente siga, já limpa, para o Rio Perequê-Açu, que corta a cidade. “Estamos em fase de estudos e, esperamos que seja um projeto piloto, para que outros empresários tomem a mesma iniciativa, para chegarmos a 33 quarteirões e podermos sonhar em ter o centro histórico saneado. Isso será literalmente um divisor de águas para a cidade”, diz Sandi. Ele conta que também está em andamento a criação de uma fazenda de energia solar que vai gerar energia limpa tanto para a pousada como para Villa e Loft Bom Jardim, propriedade da família à beira mar, recentemente reformada e disponível para locação.

Publicidade
Fispal

Formação da Orquestra Municipal

Entre as iniciativas de cunho social, a Pousada, junto com a Prefeitura, está empenhada em formar a Orquestra Municipal de Paraty, composta por 60 crianças e jovens de diferentes bairros da cidade. “Estamos captando recursos para comprar os instrumentos e equipar a orquestra, enquanto a Prefeitura vai se encarregar da manutenção e da perenidade do projeto”, diz Sandi.

Pousada do Sandi adota boas práticas com base no conceito ESG
A Pousada se uniu à Prefeitura e a iniciativa privada para formar a Orquestra Sinfônica de Paraty, composta por 60 crianças e jovens de diferentes bairros da cidade – Foto Divulgação

A Pousada também doou recentemente equipamentos e materiais de última geração para a Escola de Boxe na periferia de Paraty, e apoia, há alguns anos, o projeto social Educar Pela Dança, da Associação Cia Dança e Arte Paraty destinado a atender a crianças, jovens e adultos com aulas gratuitas de ballet e jazz. Desde 2004, o projeto já atendeu mais de 2 mil alunos. “No início deste ano, doamos todo o piso apropriado para as aulas de dança, um equipamento de extrema importância para a evolução e desempenho dos alunos”, explica Sandi. Para prestigiar os projetos sociais e os hóspedes da Pousada, no café-da-manhã, aos sábados, a Cia de Dança e a Orquestra Municipal se revezam, oferecendo pequenas apresentações.

Fazenda Marinha no Pouso da Cajaíba

Entre os projetos ambientais e sociais exclusivos da Pousada do Sandi, destaca-se a criação de uma Fazenda Marinha, no Pouso da Cajaíba, para o cultivo de vieiras (coquille). Ali, em um dos lugares mais bonitos da baía de Paraty, a ação envolve o apoio a uma família da comunidade, para que essas pessoas possam ganhar seu sustento com o projeto. As vieiras cultivadas na Fazenda Marinha são servidas na Pousada do Sandi, na happy hour e em verdadeiros shows gastronômicos, em que os hóspedes têm o privilégio de saborear os frutos do mar frescos, colhidos no dia. A experiência pode ainda ser ampliada, com um passeio de barco até a Fazenda Marinha para conhecer o cultivo das vieiras, com um almoço à beira-mar.

Publicidade
Clima ao Vivo

Entre os inúmeros ganhos gerados pelo ESG, vale lembrar que as empresas que têm boas práticas nesses campos apresentam resultados melhores ao longo do tempo. Além disso, o conceito também pode ser critério de escolha tanto para clientes quanto para investidores. “São projetos e práticas que reforçam o nosso amor e dedicação por Paraty”, diz o proprietário da Pousada do Sandi que, em 30 anos de existência, tornou-se um ícone de hospitalidade e bem receber na cidade.

Publicidade
Anuncie conosco

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Um Comentário

  1. A solução mais indicada para o saneamento de Paraty é o sistema de coleta de esgoto a vácuo. Utilizado há mais de 50 anos nos cinco continentes trata-se de tecnologia testada, aprovada e com resultados econômicos comprovados. Vamos despoluir esta baía.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA