Publicidade
FOHB

Padrão Argil implantou com sucesso um residencial de estudantes com serviços hoteleiros

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 4 minutos

O conceito de student housing, residencial estudantil com serviços hoteleiros, é muito popular em países da Europa e Estados Unidos. No Brasil está conquistando espaço substituindo as tradicionais repúblicas estudantis, onde nem sempre se tem condições de moradia dignas. Muitas acomodações não contam com infraestrutura, sem móveis e sem oferecer nenhum serviço que um estudante demandaria. Na prática, o morador aluga um quarto individual ou compartilhado e pode desfrutar de áreas de convivência como: sala de tv, sala de estar, sala de estudos, churrasqueira, rooftop e lavanderia – dependendo da unidade.

Publicidade
Tramontina

E de olho nessas oportunidades do mercado, a Uliving foi criada em 2012, voltada para a locação de moradia estudantil. A empresa que já possuía uma unidade no centro histórico da capital paulista e outra na cidade de Ribeirão Preto (SP), acaba de colocar em operação mais uma unidade, desta vez na Alameda Lorena, 94, no bairro paulistano dos Jardins. A edificação construída na década de 70 sofreu uma grande transformação para ser tornar uma espécie de versão contemporânea das antigas repúblicas, pois apresenta unidades individuais ou compartilhadas, mobiliadas, equipadas com facilidades como frigobar e micro-ondas, além de conexão sem fio com a internet de alta velocidade. O projeto, conduzido pelo arquiteto Beto Magalhães, é responsável por ressignificar o local e proporcionar uma nova experiência de moradia.

Publicidade
Faitec

Local aconchegante

Estudantes de todo país e do mundo, poderão locar apartamentos de diversos tamanhos – individuais ou compartilhados – para atender a diversos perfis de clientes. O antigo subsolo e andar térreo passaram a abrigar áreas de uso comum como cozinha, lavanderia, sala de estudo, sala de TV e lounge de convivência. “Neste caso, optamos por fazer um retrofit, pois a ideia era conservar alguns elementos do prédio e, também para garantirmos uma entrega mais rápida”, afirma Juliano Antunes, CEO da Uliving.

Publicidade
Harus 1

Na cozinha existe também um espaço para o entretenimento

A obra, de mais de 2.800m² de área construída, apresenta acabamentos especiais para que os jovens se sintam em um local aconchegante. “Seguimos a linha industrial design, com materiais rústicos que trazem um clima descontraído aos ambientes, que está muito em alta, em todo mundo. Os mobiliários foram desenvolvidos sob medida, para que os moradores tenham o melhor aproveitamento possível do espaço”, conta o arquiteto do projeto.

O coworking é um espaço agradável para os estudantes fazerem suas lições

De acordo com Juliano Antunes, essa unidade é estratégica por estar próxima a região da Avenida Paulista, centro financeiro do País, onde se tem fácil acesso ao transporte público e a faculdades. “Queremos não só oferecer uma moradia onde o cliente se sinta bem recebido, como também que ele tenha sua rotina facilitada por uma série de benefícios que vamos oferecer”, revela.

Ele lembra que a inspiração vem de projetos de student housing já existentes em cidades como Londres e Amsterdam. “Nosso maior desafio é proporcionar uma experiência exclusiva para esse público no país. Acreditamos no compartilhamento para enriquecer essa fase da vida dos jovens e oferecer serviços para que os clientes tenham facilidade no seu dia a dia e foquem no que mais interessa: os estudos. Apesar de fazermos um benchmarking constante com empresas similares do exterior, desenvolvemos um modelo de negócio – o que impacta nos ambientes – especialmente para o Brasil”, finaliza o CEO Antunes.

Equipe da Padrão Argil, coordenada por Luiz Caputo, que esteve envolvida nesse projeto

A Uliving Jardins conta com 113 suítes individuais, sendo 22 apartamentos compartilhados e num total de 157 camas. Entre os diferenciais da marca, que contempla essa unidade, está o Orange Club: parcerias com marcas, com objetivo de oferecer benefícios aos seus moradores, como é o caso do iFood, por exemplo, que instalou um iFoodBox para garantir a facilidade na retirada dos pedidos e a conservação dos alimentos. A Armarium foi a empresa responsável pelo fornecimento de toda a marcenaria dos apartamentos e das áreas comuns. E os colchões são de altíssimo padrão de qualidade em cama box da marca Castor.

Sucesso na implantação

A Padrão Argil teve uma importância fundamental na implantação do Uliving Jardins, pois foi quem compatibilizou os projetos de mobiliário e fez a implantação do FF&E. Luiz Caputo, Gerente Comercial da Padrão Argil, empresa que possui uma grande atuação no segmento hoteleiro, destaca que diante das oportunidades apresentadas pelo mercado, resolveu diversificar e entrou com força total no segmento de residencial estudantil e hospitalar. “Fechamos com a Uliving, líder e referência no segmento de residencial estudantil no Brasil, uma parceria para implantar o FF&E dos empreendimentos em construção. A Padrão Argil foi contratada em setembro 2019 para a execução do orçamento e implantação do FF&E, no decorrer da obra, houve uma necessidade de compatibilização dos projetos de mobiliário e equipamentos devido as interferências encontradas in locco, pois se tratava de um grande retrofit. Houve a necessidade de transformar um edifício residencial com mais de 35 anos para as necessidades atuais de um residencial estudantil”, revela Caputo.

Coube ao arquiteto da Padrão Argil, Sérgio Machado, a compatibilização dos projetos, alinhando detalhes com a B Magalhaes, empresa responsável pelos projetos, para não descaracterizar o conceito. “Em meados de outubro, após compatibilizações feitas, começamos a contratar os fornecedores, onde tivemos muito critério, pois nessa época as indústrias estão com sua capacidade tomada devido ao final de ano, férias coletivas, entre outras interferências e com isso, tínhamos um prazo a ser cumprido no início de janeiro. A logística foi um dos maiores desafios, pois a obra não despunha de espaço para armazenamento, elevadores a serem instalados, andares sendo finalizados pela construtora, horário especial para entrada de caminhões, mas em parcimônia com os demais contratados e fornecedores, conseguimos superar essas dificuldades e entregar no prazo”, conclui Caputo

Publicidade
Soluções 1

Confirma mais algumas fotos dos ambientes: 

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA