O que deve entrar na precificação do seu hotel ou pousada
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Há estratégias eficazes de preços para ajudar na maximização de receitas e construção de negócio hoteleiro sustentável
O turismo mundial vem se remodelando e criando novas formas de atrair clientes. A pandemia arrefeceu a força do setor hoteleiro, mas, aos poucos, conforme a vacinação avança por aqui, já se pode sentir uma retomada gradual, acompanhando a demanda represada dos últimos meses.
Mais do que nunca, é hora de tomar muitos cuidados e ter um planejamento estratégico para estabelecer preços, desenvolver ofertas, investir em experiências diferenciadas e ganhar na disputa pela preferência dos hóspedes. E não basta pensar nos custos fixos e variáveis e nas flutuações de alta e baixa temporada – essa conta tem de ir além.
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Agora, com este novo cenário que os negócios do turismo estão lidando, onde há ondas de movimentações de quem vive na cidade rumo ao interior e litoral, seja para trabalhar em home office ou curtir um espaço mais conectado com a natureza, diferentes aspectos devem ser levados em conta na hora de compor o preço da sua diária ou o valor dos pacotes oferecidos – ainda mais se você é um pequeno hotel ou pousada, com margens de lucro mais estreitas.
A estratégia certa para aumentar a sua lucratividade
A dica não é reduzir o preço para chamar clientela, o que pode desvalorizar sua imagem, mas, sim, avaliar um conjunto de fatores que impactam diretamente no valor do seu negócio e entender onde você pode agregar mais.
Demandas sazonais, reputação da sua marca, tipo de acomodação, perfil de hóspedes, serviços adicionais, posicionamento de mercado no lazer ou no corporativo, preços e benefícios da concorrência, impostos… Tudo isso, junto com uma análise da demanda futura e parcerias com as OTAs (agências de viagem online), te ajuda na criação de uma tabela de preços sustentável para o seu negócio.
Neste raciocínio, vale ressaltar ainda três aspectos primordiais na hora de montar a sua precificação.
1) O investimento em um site intuitivo com versão responsiva para reservas online – processo que facilita para o consumidor e o atrai no mar da concorrência.
2) Um trabalho bem executado e constante nas redes sociais, que ajuda a “fugir” das comissões pagas para as OTAs e a construir o sucesso da sua marca.
3) O investimento em tecnologias e processos de segurança para lidar com os dados de seus clientes nas transações efetuadas.
Reservas e vendas online: cuidados redobrados
Falando neste sistema de gerenciamento de dados sigilosos, a consulta de CPF é uma ferramenta útil para os empreendimentos hoteleiros no sentido de reforçar a confiabilidade da relação. A Serasa Premium é uma solução eficiente para isso, monitorando se determinado nome é limpo e se há algum senão com aquele CPF, o que ajuda a evitar fraudes e dores de cabeça com pagamentos improcedentes.
Estabelecer estratégias de preços na indústria hoteleira é um tópico que sempre será discutido. Não existe uma fórmula mágica, universalmente aprovada, para que os hotéis atinjam seus objetivos e aumentem a receita. O que vale é ponderar todos os fatores que têm a ver com o seu negócio para crescer de forma sólida e com segurança.