Publicidade
LG Eletronics

O novo sem medo – Artigo de Rhaxwell Santos

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 3 minutos

Expectativas ou especulações sobre as mudanças de valores pessoais ou morais que possam ter acontecido, ou que porventura aconteçam, em virtude da pandemia, tampouco a evolução emocional ou interna da humanidade, não, não é essa a abordagem que damos aqui. Essa transformação transcendental fica a cargo de cada um e, de coração, espero que tenha acontecido.

Sem dúvidas, temos que levar em conta as alterações comportamentais, essas nos parecem sem volta e são apresentadas como uma nova lei, uma obrigação a ser seguida e mantida, mais que um novo modo de vida, um verdadeiro e implacável “modus operandi” social e global.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Impactando diretamente na vida de cada um, mas influenciando rigorosamente nos mercado e movimentos financeiros, exigem reestudo nos budgets e consolidam transformações nas operações, produtos e serviços, redefinindo custos e margens, alterando significativamente as relação com os consumidores. Esse é o novo norte a ser seguido.

É fato que todos os mercados estão sendo fortemente impactados por esse vírus, muitos redesenhos foram feitos e outros tantos ainda serão impingidos até que se chegue ao modelo ideal, pelo menos até outra onda chegar.

Concretamente alguns negócios foram atingidos de forma bem negativa, causando quebras, desemprego e prejuízos. Entretanto, outros vários estão prosperando nesse meio tempo, atingindo patamares surpreendentes de crescimento, lucro e sucesso. A máxima de que “enquanto alguns choram, outros vendem lenços”, nunca foi tão bem aplicada.

Publicidade
Dam Roupas

Muitos foram pegos de surpresa pelo “tsunami” chamado Corona. Saber nadar ajudou, ter uma embarcação forte também, mas entender para onde a maré estava levando fez toda a diferença. Mais uma vez o poder de adaptação foi o divisor de águas, nesse caso os profissionais que entenderam as novas variáveis fizeram suas carreiras, empresas e negócios continuarem respirando e, em alguns casos, sorrindo.

Claro que entender definitivamente onde isso tudo vai nos levar e quando haverá uma nova estabilização das coisas é quase impossível e tem sido um exercício contínuo, um desafio diário de análises profundas, opiniões controversas, sentimentos singulares e sensações irrefreáveis. Realmente fácil não é, mas não se envolver, procrastinar e estar parado pode tornar esse momento muito mais difícil.

Alguns mercados estão reagindo, seja por interferências governamentais, movimentos naturais de adequação ou mesmo por uma insistência quase desobediente da demanda. De toda forma, também é verdade que muitos outros negócios precisam da nossa intervenção pontual e oportuna. A hora pode ser propícia para investir, incorporar e começar novos projetos. Os movimentos continuam a ser feitos, a Terra continua a girar, as pessoas a comer, beber e consumir tudo o que já se tinha e muito mais coisas novas e experimentais. Muitos voltam a se deslocar, por lazer ou motivos profissionais, oportunidades voltam a ser criadas.

O mundo e suas indústrias continuam a produzir e a comprar: commodities, imóveis, turismo, restauração, bens de consumo, hotelaria e inovação, tudo igual. Mas diferente.

Um novo modelo de negócio que exige olhar atento a nichos, segmentos e personas, onde os diferenciais de produtos e serviços vão além do preço, pois a percepção do valor está acima do monetário.

Publicidade
Harus

O momento é de atenção e exige proatividade, não há mais para onde se encolher e se esquivar. Ter um sentido de realização, e mais, se cercar dos que estão com a mesma “vibe” de fazer acontecer é fundamental. Hora de usar as armas guardadas e aquele machado que foi cuidadosamente “afiado” por todo 2020, ir sensatamente, mas corajosamente, em busca da retomada.

Uma dose extra de ousadia e vanguarda poderá fazer a diferença, reposicionando players e redefinindo mercados. Novos fortes estão surgindo, discretos e sólidos.

Existem sinais clarios do reaquecimento da economia mundial – Foto – Divulgação

O Brasil e os EUA já dão sinais de que a recuperação é iminente, mais cedo ou mais tarde o crescimento volta na mesma velocidade de antes, mas não sem muito trabalho, empenho e apoio dos governos.

A exemplo da Europa, que é um continente maduro, formado por um povo acostumado a se reconstruir, os horizontes começam a se abrir, não apenas pela “bazuca” dos incentivos da comunidade Europeia, mas pela estrutura de economia robusta, mercado linear e continental, muitas possibilidades de negócios que estão a mudar de mãos, outros tantos a surgir. Acreditem, as oportunidades são muitas.

Publicidade
LG Eletronics – Meio

Como diz um certo ditado português, “não há fome que não dê em fartura”. A hora de uma nova, embora tímida, retomada é essa. Hora de fazer negócios saudáveis, com ética, tranquilidade, mas com arrojo e coragem.

Na mesa, muitas opções, muitas oportunidades e a chance de fazer as coisas acontecerem.

É a hora do novo, sem medo.

*Rhaxwell Santos é CEO da Estrela do Sucesso, Fundador da Constellation Story, Developer em fundos de investimentos no Brasil e Portugal, Gestor, Hoteleiro, Desenvolvedor de negócios, Professor universitário e Formador de equipes vencedoras. rhaxwell@estreladosucesso.com  

Publicidade
RAP Engenharia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA