TradeÚltimas Notícias

Joinville (SC) firma convênio para promover turismo na cidade

Prefeitura de Joinville e JRCVB fecham parceria para impulsionar setor turístico

O setor de turismo de Joinville celebra o atual momento de crescimento e transformação que será impulsionado com o convênio inédito firmado entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secult -Secretaria de Cultura e Turismo e o JRCVB – Joinville e Região Convention & Visitors Bureau. Os detalhes do Termo de Colaboração e as ações que deverão ser implementadas por meio da parceria, foram o tema central do “Encontro com Associados”, realizado pelo JRCVB, na última quarta-feira (3), na Expoville.

Publicidade
Fispal

O evento teve a presença do prefeito de Joinville Adriano Silva, e da vice-prefeita Rejane Gambin; do secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva; e do secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth. Formalizado no último mês de março, o convênio terá investimento total de R$ 2 milhões e prazo de execução de dois anos. O objetivo é promover Joinville como destino em todo o Brasil e também no exterior, por meio de estratégias fundamentadas na inteligência de mercado, que deverão impulsionar a comercialização dos produtos turísticos oferecidos pela cidade.

Turismo de Joinville em ascensão

Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, o convênio acontece em um momento de crescimento que pode ser demonstrado por números e dados obtidos por entidades do setor. Em 2022, 63% dos visitantes recebidos pelos três principais museus de Joinville, o MNIC – Museu Nacional da Imigração e Colonização, o Museu Arqueológico de Sambaqui e o Memorial da Bicicleta, foram turistas. Em anos anteriores, a maioria dos visitantes dessas unidades era público local.

Publicidade
Clima ao Vivo

Na rede hoteleira, a taxa de ocupação dos hotéis de Joinville bateu recorde ao alcançar o índice de 60%. Da mesma forma, a permanência média na cidade foi de 2,2 dias, melhor número dos últimos seis anos. Em âmbito estadual, Joinville foi a 3ª cidade catarinense com maior arrecadação do turismo, alcançado R$ 3,9 milhões, de acordo com o ranking das cidades de maior Valor Agregado do Turismo (VAT). Recentemente, Joinville recebeu nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023, de acordo com avaliação do Ministério do Turismo, que considera o desempenho da economia no turismo do local, de acordo com diversas variáveis.

Ações em andamento

Logo após a assinatura do termo colaborativo, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau deu início às ações que ajudarão a promover a cidade como destino e consolidar a sua marca. O investimento total do convênio será de R$ 2 milhões, sendo que R$ 800 mil já foram repassados pela Prefeitura de Joinville ao JRCVB. No início de 2024, será feita a transferência de mais R$ 1,2 milhão para desenvolver as ações no decorrer do próximo ano. O trabalho será dividido em quatro etapas que contemplam trabalhos de prospecção de eventos, produção de materiais promocionais, audiovisuais, entre outras iniciativas.

Joinville (SC) firma convênio para promover turismo na cidade
Detalhes do acordo foram apresentados no “Encontro com Associados” – Foto: André Kopsch
Publicidade
Tramontina

Para a primeira fase, as ações preveem a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, bem como captação de eventos para Joinville. A etapa seguinte contempla a realização de famtours com a participação de agentes de turismo, promotores de eventos e representantes do trade turístico que virão a Joinville conhecer e vivenciar os produtos da cidade. Já no terceiro momento, o foco será a promoção da cidade em âmbito nacional por meio das plataformas digitais, com ações em redes sociais e plataformas de viagem. E a quarta etapa será voltada à promoção interna do destino, mostrando ao público joinvilense tudo o que a cidade oferece e estimulando-o a vivenciar cada experiência.

Campanha de promoção do destino

Um dos primeiros resultados concretos obtidos por meio do convênio é a contratação de uma empresa de marketing e promoção de destino. A estratégia e a execução do trabalho serão assinadas pela Imaginadora, empresa especializada em marketing, eventos e relações públicas no mercado de viagens, que elaborou o plano de ação fundamentado em três pilares: ações B2B (business to business) direcionadas aos canais de distribuição, ou seja, operadoras e agências de viagens que vendem Joinville; treinamentos e capacitações para agentes do trade turístico; e, ainda, ações de marketing digital.

Publicidade
Desbravador

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA