HSMAI Brasil realizou com sucesso Digital Marketing Conference
Terminou agora há pouco no Hotel Meliã Jardim Europa, no bairro paulistano de Itain Bibi, o Digital Marketing Conference. O evento promovido pela HSMAI Brasil reuniu vários profissionais ligados as áreas de vendas, marketing, distribuição e revenue management. O Gerente geral do Meliã Jardim Europa, Johannes Bayer começou o evento apresentando aos presentes a organização mundial de voluntários Médicos Sem Fronteiras, que ajudam a combater e tratar de doenças em várias partes do mundo, mas que em São Paulo não conta com parceria de hospedagem. “Nós decidimos apoiar este movimento e gostaria de contar com a adesão de outros hotéis na capital paulista”, destacou Bayer.
Em seguida, Gabriela Otto, Diretora geral da HSMAI Brasil apresentou a agenda de eventos da HSMAI neste ano terá uma expansão e além de São Paulo, a cidade do Rio de Janeiro receberá no dia 14 de abril, o Power Breakfast. Em 9 de junho e 11 de agosto o evento acontece novamente em São Paulo e 20 de setembro em Recife (PE), com debate sobre a rentabilidade dos hotéis de lazer. “A comercialização da hotelaria independente, e o revenue management aplicado para resorts também está na pauta do ano”, destacou Gabriela.
Em seguida, Fábio Zeinum, Diretor de Atendimento da Agência Pulso, Professor de pós-graduação e colunista de revistas especializadas iniciou sua palestra enfocando que: a cada 10 pessoas que acordam diariamente no Brasil, seis já acessam o celular e em 2015 o mobile ultrapassou o desktop em acessos a internet. “Hoje existem 110 milhões de usuários ativos no Brasil e segundo pesquisa mercadológica, 17,6 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra na internet no Brasil em 2015. As pessoas começam a ter acesso mais rápido a internet e a grande maioria é através de mobile. Ter um site responsivo hoje não é mais uma diferencial, mas uma necessidade de negócios”, destacou Zeinum.
Segundo ele, existe uma necessidade urgente das empresas reinventarem seus processos produtivos a cada dia, pois as novas tecnologias abriram uma grande dinâmica no mundo dos negócios e citou alguns exemplos. “O Uber reinventou a maneira das pessoas se locomoverem, o Whatsapp revolucionou o modo como às pessoas se comunicam e o Netflix já possui uma receita de R$ 1,1 bilhão ao ano no Brasil, fatia esta superior aos das emissoras Bandeirantes e a Rede TV. Além desta queda das emissoras, as empresas de canais a cabo também sofrem com esta nova realidade de mercado, pois segundo pesquisa mercadológica, somente nos últimos quatro meses houve cancelamento de mais de 500 mil assinantes. O agora já está atrasado e muitas empresas ainda tentam enxergar o futuro, mas não prestam atenção no presente”, revelou Zeinum. Ele ainda apresentou algumas plataformas, como as do Google, que agrega muito valor aos negócios das empresas. “Aculturar o mercado digital nas empresas pode fazer a diferença de quem vai sobreviver ou morrer nos próximos anos”, concluiu.
Inspirar pessoas com ideias
Em seguida, Felipe Morais, Diretor da FI Consultoria e Planejamento, Professor de MBA em várias faculdades e autor do livro Planejamento Estratégico Digital começou sua palestra questionando o público. “Se você não for capaz de inspirar ninguém com suas ideias, não faz diferença se essas ideias são geniais ou medíocres. Planejamento não tem fórmula própria, pois se baseia na percepção de cada um. Planejar é apenas achar a solução criativa para o problema, alias nem sempre você sabe o problema real”, explicou Morais lembrando algumas frases de John Steel, considerado o Papa do planejamento moderno.
De acordo com Morais, inovação é algo muito falado nas empresas, mas pouco usado. “É preciso conhecer as pessoas, saber ouvir e entender as necessidades do mercado, definir objetivos claros a serem adotados. A palavra de ordem no mundo dos negócios é ter percepção e a internet veio revolucionar e os modelos de negócios estão sendo revistos”, revelou Morais mencionando várias empresas que se destacam como o Facebook, Google, Buscapé, entre outras. Ele lembrou que atualmente o Brasil é o pais com maior acesso a internet em multitelas, segundo, dados do Google mundial e o quarto pais no mundo com acessos ao e-commerce. E deixou alguns números de mudanças no mercado utilizando as tecnologias disponíveis. “A Uber é a maior empresa de taxi do mundo, mas não possui nenhum carro. O Facebook não produz conteúdo, mas é a que divulga mais informações no mundo. O site Alibaba é o maior varejista do mundo, mas não possui nenhum produto em estoque. E a Airbnb é maior empresa de reservas de hospedagem do mundo, mas não possui nenhuma propriedade”, concluiu Morais com uma frase. “Atendimento hoje é tudo numa empresa e as pessoas pagam mais para ter”.
Conhecer os consumidores
E para finalizar as palestras, Carlos Tesore, Diretor da empresa Hook Digital começou fazendo uma reflexão sobre o marketing de conteúdo e apresentou alguns dados. Hoje 90% dos processos de compras dos consumidores começam por uma pesquisa da internet. Cerca de 80% dos consumidores são influenciados pelas compras antes e 70% dos consumidores preferem se relacionar com marcas pelo conteúdo e não via ADS. “As marcas devem estar preparadas para conquistar a atenção das pessoas por meio de conteúdo próprio e rico que visa educar, engajar, vender e fidelizar”, revelou Tessare deixando um alerta. “A grande maioria das empresas ainda não se adequaram aos novos consumidores, pois 57% delas conhecem menos de 1% dos visitantes em seus canais digitais. Os sites não estão preparados para trabalhar com os consumidores em momentos distintos do ciclo de compras, pois a preocupação maior é com o processo final de compras do que entender quem é seu cliente”.
E finalizando sua palestra, Tesore apresentou alguns dados da importância das empresas entregar conteúdos aos seus clientes. “Mais de 50% das pessoas que utilizam o Google buscam informações nas buscas orgânicas. Uma vez indexadas estas informações elas conseguem aumentar a visibilidade das empresas”, concluiu.
No final do evento, Thiago Ferrari, Gerente de e-commerce da rede BHG – Brasil Hospitality Group mediou perguntas dos presentes junto aos palestrantes.
Confira na galeria de fotos abaixo, mais alguns momentos do evento.