Hotel à la carte: a tendência de oferecer serviços personalizados

Tendência gera receitas auxiliares aumentando o ticket médio na hotelaria, mas há hóspedes que desejam pagar apenas pelo que usam

Se ao fazer uma reserva de hotel você pudesse escolher a vista do seu quarto, o andar e outros itens personalizados pagando uma taxa extra por esses serviços, você aceitaria? Ou se ao invés de disso, você pudesse pagar uma tarifa reduzida, mas abrindo mão de algumas comodidades, como café da manhã ou uso da academia, seria uma um fator decisivo na escolha? Essas são algumas questões que estão sendo levantadas pelo setor de hospitalidade para cada vez mais oferecer ao hóspede serviços customizados de acordo com necessidades específicas de cada segmento. Gabriela Otto, sócia-fundadora da Go Consultoria e Presidente HSMAI Brasil, explica que no Revenue Management esse conceito é conhecido como ‘Ancillary Revenue’ ou ‘Receitas Auxiliares’, incluindo tudo que não faz parte do ‘core business’ da hotelaria. “Alguns serviços como itens de higiene, limpeza e TV, costumam estar incluídos no custo do apartamento e fazem parte do ‘acordo’ entre o hotel e o hóspede, e cobrar por eles pode gerar insatisfação do cliente. Entretanto, demais serviços como entretenimento e serviços pessoais, são interessantes e recomendados para aumentar o lucro e até melhorar a imagem dos hotéis”, afirma.

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No segmento de luxo, vários serviços e amenidades estão incluídos na diária. O cliente é mais propenso a pagar mais para ter exclusividade e conforto, mas essa opção pode ser estendida para outros tipos de hotel, agregando valor e experiência ao viajante, independente da classe econômica. Por exemplo, um turista em férias talvez não se importe de pagar uma pequena taxa para poder tomar café da manhã em um horário estendido ou fazer um late check-out e ter mais tempo para aproveitar o destino. Outras opções são atividades extras como passeios ou experiências gastronômicas oferecidas pelo próprio hotel ou por parceiros.

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Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

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